Wehrlein mantém domínio da Porsche na Fórmula E e vence eP de Diriyah 2

Em três corridas na temporada, Pascal Wehrlein e Jake Dennis garantiram as duas primeiras colocações pela terceira vez. Assim como na véspera, o alemão da Porsche segurou a liderança para triunfar no fim — e de quebra, assumir a liderança do campeonato

A primeira rodada dupla da Fórmula E chegou ao fim neste sábado (28), com a realização do eP de Diriyah 2, equivalente à terceira etapa da temporada 2022/2023. Pascal Wehrlein garantiu a segunda vitória do fim de semana para a Porsche, enquanto Jake Dennis terminou na segunda colocação e repetiu os dois primeiros colocados do dia anterior. Por fim, René Rast completou o pódio com a McLaren.

A segunda disputa do fim de semana nas ruas da Arábia Saudita apresentou a confirmação de um cenário visto no dia anterior — e na abertura do campeonato, na Cidade do México. Os trens de força da Porsche ditam o ritmo na categoria, e pela terceira vez em três corridas, os dois primeiros colocados foram Wehrlein e Dennis. Até agora, apenas o terceiro colocado variou: Lucas Di Grassi, Sam Bird e René Rast.

Lucas Di Grassi e Sérgio Sette Câmara, os dois brasileiros do grid, tiveram mais um dia nada agradável em Diriyah. Os dois permaneceram no fundo do pelotão durante boa parte da corrida e não conseguiram ganhar posições, terminando em 15º e 17º, respectivamente. No fim, os dois deixam a Arábia Saudita zerados.

A próxima etapa da Fórmula E representará a primeira estreia da temporada na categoria. O eP de Hyderabad, na Índia, tem corrida marcada para o dia 11 de fevereiro, às 6h30 (horário de Brasília). Você acompanha a cobertura completa no GRANDE PRÊMIO.

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A Fórmula E encerrou sua primeira rodada dupla da temporada neste sábado, em Diriyah (Foto: Fórmula E)

Confira como foi o eP de Diriyah 2:

A corrida começou com Mitch Evans partindo para cima de Jake Hughes logo na primeira curva e tomando a primeira posição, em uma largada sem maiores incidentes. Ao contrário do dia anterior, a primeira volta transcorreu normalmente, sem a necessidade de entrada do safety-car.

Na segunda volta, o top-10 tinha: Evans, Hughes, René Rast, Pascal Wehrlein, Edoardo Mortara, Sébastien Buemi, Jake Dennis, Sam Bird, Stoffel Vandoorne e Maximilian Günther, nessa ordem.

Kelvin van der Linde estreou o modo ataque logo na quarta volta, optando por 2min de energia. Neste momento, a volta mais rápida da prova pertencia a António Félix da Costa, o 16º, com 1min11s540.

Enquanto Evans tentava abrir distância para o segundo colocado Hughes, Wehrlein colou de vez em Rast e passou a pressionar o alemão pelo terceiro lugar. No fundo do pelotão, André Lotterer fez um belo movimento de ultrapassagem e deixou Oliver Rowland para trás pela 18ª posição — de quebra, tomou a volta mais rápida, com 1min10s971.

Bird deu mostras de que poderia brigar pelo pódio novamente, mas terminou em quarto (Foto: Fórmula E)

Os dois pilotos ativaram o modo de ataque na oitava volta, ambos com 1min de potência extra. No entanto, não foi o suficiente para ganhar posições — Rowland, inclusive, perdeu o 19º posto para o companheiro Lucas Di Grassi. Os dois pilotos da NIO, Dan Ticktum e Sérgio Sette Câmara, também ativaram o artifício na volta seguinte e seguiram em busca do top-10 — ocupavam 11ª e 13ª posições, respectivamente.

Foi a senha para que praticamente todo o grid ativasse o modo ataque. O principal dele foi Evans, que perdeu duas posições e abdicou da liderança para ativar 3min de potência extra — Vandoorne, Sacha Fenestraz e Da Costa também optaram pela ativação em seguida.

Na décima volta, Hughes também ativou o modo ataque e retornou em terceiro, logo atrás de Evans. Naquele momento, Rast liderava a corrida e era o único dos ponteiros a não passar pelo traçado externo. Na volta 11, o alemão da McLaren enfim foi em direção à ativação e retornou à frente de Mitch, segurando a liderança do eP de Diriyah 2.

Quando o modo ataque de Evans chegou ao fim, o líder Rast ainda tinha 1min20s de ativação. Com isso, o piloto da McLaren rapidamente começou a abrir vantagem em relação ao rival da Jaguar e marcou 1min10s291 para tomar a volta mais rápida, ao mesmo tempo em que abria 1s8 para Evans.

Wehrlein tomou a primeira posição na hora certa e não largou mais, para garantir seu segundo triunfo no fim de semana (Foto: Fórmula E)

No entanto, na briga pelo terceiro lugar, o movimento seguia. Hughes não conseguiu segurar a potência da Porsche de Wehrlein, que passou com facilidade e começou a perseguir Evans. No duelo entre o trem de força alemão e o britânico, novamente Pascal levou vantagem e tomou a segunda colocação do neozelandês.

Vale destacar que, na volta 14, Wehrlein tinha 3% a mais de energia do que Rast e Evans — com uma pilotagem mais eficiente, o alemão rapidamente começou a descontar a vantagem para o líder. Pascal ativou 3min do modo ataque na volta 16 e conseguiu defender a segunda colocação de Mitch, imediatamente iniciando uma perseguição ao rival da McLaren.

No momento em que Wehrlein encostou de forma definitiva em Rast, o alemão ativou o modo ataque e permitiu a ultrapassagem do compatriota. No entanto, a vantagem de potência passou a ficar com a equipe britânica, já que René optou por 2min de ativação.

Apesar da aproximação em relação ao líder, Rast viu Wehrlein ativar novamente o modo de ataque e segurar a primeira colocação sem maiores problemas. Com a potência extra, o líder começou a abrir vantagem em relação à McLaren, ao mesmo tempo em que possuía 2% a mais de energia.

Rast conseguiu garantir a terceira posição para a McLaren (Foto: NEOM McLaren)

Por falar em energia, Sam Bird contava com a maior quantidade de bateria entre todos os pilotos do grid na volta 22, o que permitia ao britânico acelerar mais do que seus concorrentes. Como resultado, o inglês da Jaguar passou a ganhar posições e logo deixou Mortara para trás, assumindo a sexta posição.

Enquanto isso, a briga era ferrenha na entrada do top-10. Vandoorne fazia de tudo para se segurar na décima colocação, mas era pressionado fortemente por Fenestraz — que, por sua vez, sofria com a aproximação de Dan Ticktum.

Comprovando a potência do motor Porsche, Jake repetiu a escalada do pelotão na véspera e seguiu ganhando posições, assumindo a terceira colocação na volta 23 e o segundo lugar na volta 24. Assim, Dennis e Wehrlein — que terminaram nas duas primeiras colocações nas duas corridas da temporada — assumiam o controle da corrida novamente.

A energia passou a fazer cada vez mais diferença na reta final da prova, e Bird começou a despejar potência em busca do pódio. O britânico rapidamente deixou para trás as duas McLaren e seu companheiro de equipe, Evans, para tomar a terceira colocação. No entanto, na volta seguinte, o safety-car foi acionado após batida de Nico Müller no muro — o piloto da Abt Cupra precisou abandonar.

O safety-car deixou o pelotão na última curva, e Wehrlein abriu a volta 31 sem sofrer ameaças ao primeiro lugar. Dennis, Bird, Rast, Evans, Hughes, Mortara, Buemi, Günther e Vandoorne completavam o top-10.

Buemi tomou a sétima posição de Mortara logo em seguida, quando o suíço ativou o modo ataque, ao mesmo tempo em que Rowland recolhia o carro para os boxes da Mahindra e abandonava a disputa. Dennis ativou o modo ataque na volta 33 e partiu para cima do líder Wehrlein, que via sua distância de 1s5 ser dizimada a cada volta.

Nico Müller abandonou no fim e causou a entrada do safety-car (Foto: Reprodução/Fórmula E)

Bird, aproveitando a potência extra e a maior quantidade de energia disponível, forçou para cima de Rast pela terceira posição — no entanto, forçou demais e passou reto na curva 18, o que custou uma preciosa vantagem em relação a Hughes. Na briga pela ponta, Dennis conseguiu reduzir a vantagem de Wehrlein para 1s, mas o modo ataque acabou antes que o britânico pudesse atacar.

Neste momento, os dois líderes cultivavam uma distância considerável para o terceiro colocado Rast, que tinha quase 3s de desvantagem para o segundo lugar. Bird marcou a volta mais rápida da corrida, com 1min09s010, e seguiu em perseguição ao alemão da McLaren — que defendia de todas as formas possíveis.

O fim da corrida se tornou caótico após a passagem de Wehrlein pela linha de chegada, e uma cena bizarra se formou: a energia de Hughes acabou após a última curva, o que fez o britânico ser “empurrado” por Evans ao cruzar a linha. Com isso, Buemi aproveitou a lentidão da Jaguar e tomou a sexta posição literalmente na chegada.

Vandoorne ainda foi punido por “uso impróprio do modo ataque” e levou um drive-through da direção de prova, que converteu a punição em 24s de acréscimo ao tempo final de corrida do campeão. Com isso, o piloto da DS Penske caiu para o 20º lugar e Ticktum herdou a vaga no top-10.

Werhlein segurou a primeira posição com propriedade e venceu a segunda no fim de semana, com Dennis e Rast completando o pódio. Bird, Hughes, Buemi, Evans, Fenestraz, Mortara e Ticktum fecharam o top-10.

Fórmula E 2022/2023, 3ª Etapa, eP de Diriyah 2:

1P WEHRLEINPorsche40 voltas
2J DENNISAndretti+1.252
3R RASTMcLaren+4.554
4S BIRDJaguar+4.851
5J HUGHESMcLaren+10.869
6S BUEMIEnvision+10.947
7M EVANSJaguar+11.088
8S FENESTRAZNissan+12.409
9E MORTARAMaserati+12.753
10D TICKTUMNIO+13.275
11A.F DA COSTAPorsche+15.229
12A LOTTERERAndretti+15.623
13N CASSIDYEnvision+17.038
14N NATONissan+19.569
15L DI GRASSIMahindra+20.796
16J.E VERGNEDS Penske+21.221
17S. SETTE CÂMARANIO+22.243
18K VAN DER LINDEAbt Cupra+25.291
19M GÜNTHERMaserati+27.137
20S VANDOORNEDS Penske+37.572
21O ROWLANDMahindraNC
22N MÜLLERAbt CupraNC
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