A primeira prova da F-E neste sábado (13) na China vai ter história para contar. Sobretudo por conta do acidente da última curva entre Nicolas Prost e Nick Heidfeld, que lutavam pela vitória. O choque foi tão violento que fez com o que o alemão capotasse. E o ganhador acabou sendo Lucas Di Grassi.
Parece simplório, mas o vídeo abaixo mostra melhor a situação. Prost liderou a prova toda e começou a ser atacado por Heidfeld depois da troca de carros — sim, a F-E tem essa. Nick colou de vez e deu sinais de que atacaria Nicolas na freada da fechada e ruim curva final na penúltima volta. Foi o que aconteceu, e o francês jogou o carro para cima daquele que nem se pode dizer rival: os dois dividem o carro da Rebellion Racing nas provas de endurance.
Di Grassi, assim, acabou ouvindo o Hino Brasileiro — uma parte cortada dele. Teve como companhias no pódio o astuto Franck Montagny e Sam Bird.
Os outros brasileiros não foram bem. Nelsinho Piquet fez prova de altos e baixos e acabou na nona colocação. Bruno Senna não foi além de duas curvas, tendo a suspensão de seu carro quebrada ao passar sobre uma zebra.
Lucas Di Grassi celebra vitória do eP da China da F-E (Foto: Reuters)
Confira como foi a corrida da F-E neste sábado na China
Quatro pilotos tiveram de trocar o câmbio e perderam posições no grid: Sébastien Buemi e Michela Cerruti e Ho-Pin Tung. Quando foi dada permissão para saída à volta de apresentação, houve problemas com os carros de Jarno Trulli e Stéphane Sarrazin.
Prost largou na frente, com Di Grassi e Daniel Abt atrás. Na disputa da sétima posição, as Andretti dividiram curva, e Franck Montagny espremeu Charles Pic no muro. O ex-piloto da Caterham na F1 ficou reclamando do companheiro; uma levantada de mão característica, e nada além.
Nick Heidfeld saltou para o quarto lugar e, lá atrás, Bruno Senna atacou a zebra na chicane e acabou tendo a suspensão dianteira esquerda da Mahindra #21 quebrada. Fim de prova para o brasileiro, que chegou a se ver num dia promissor após a liderança no TL2. O safety-car entrou na pista.
Carros disputam a primeira etapa da F-E da história na China (Foto: Reuters)
Os problemas seguiram para Trulli, que não conseguiu fazer o #10 funcionar e sequer largou. Outro problemático foi Tung, que demorou a sair dos boxes e já começou sua corrida como retardatário, duas voltas atrasado.
Na relargada, Heidfeld tentou atacar Abt pela terceira posição. Assim, Prost abria e Di Grassi tentava ir atrás. E Buemi, num dia longe do que era esperado, acabou tendo um pedaço de sua asa soltando da e.dams, obrigando-o a ir aos boxes e perder não apenas posições, mas três voltas.
Na beira da zona de pontuação, Piquet foi ultrapassado por Oriol Servià e brigou com Takuma Sato por duas voltas, mas logo se recuperou e voltou a passar o espanhol pela décima colocação.
Andando rápido, Montagny fez linda ultrapassagem por Chandhok e assumiu a quinta colocação, atrás de Heidfeld. O francês da Andretti era o mais rápido e agressivo da pista no momento, marcando 1min47s393, melhor volta da prova até então.
Sato apareceu parado na pista no giro 11, ocasionando uma bandeira amarela local. Duas voltas depois, o mundo acompanhou a primeira vez da mudança de um carro em monopostos — a bateria dos carros tem vida limitada. Prost seguiu aos boxes para a primeira versão do pit-stop da F-E, trazendo junto os primeiros colocados. O líder foi rápido, bateu o cinto, levantou, sentou no outro #8 e saiu na frente.
Nicolas Prost à frente de Lucas Di Grassi durante corrida da F-E na China (Foto: Reuters)
Mas atrás, Heidfeld foi mais rápido que Di Grassi e Abt, ganhando duas posições. Montagny, voando na pista, voltou em quarto. Com tudo já normalizado e todos de carro novo, Abt, Bird, Chandhok, Pic, Piquet e Servià completavam o top-10.
A
via crucis de Buemi seguiu com uma punição, um drive-through, imposto por ter cruzado a linha do pit-lane. Pouco tempo depois, o suíço desistiu da corrida.
Com cinco voltas para o fim, Chandhok atacou Bird, passou com estilo, assumiu a sexta colocação e mostrou que seus dias de F-E devem ser muito diferentes daqueles que viveu na F1.
Na frente, Heidfeld pareceu ter decidido que era a hora de atacar o líder. Se na saída dos boxes, na volta 14, mais de 4s separavam os dois, na volta 21, eram apenas 0s6.
Pela décima colocação, Piquet brigava com Sarrazin e D'Ambrosio para se manter nos pontos, só que algo em seu carro pareceu ter problemas de funcionamento, e o piloto da China perdeu as duas posições sem chances de evitar.
Nas primeiras colocações, Di Grassi segurava o ímpeto de Montagny. Já na última volta, o piloto da Audi se afastara o suficiente para ter o terceiro posto garantido.
No entanto, se aproximando da quadriculada, Heidfeld tomou a linha de dentro para tentar passar Prost e vencer a corrida. O francês, contudo, colocou seu carro para dentro para fazer a curva, provocando um acidente horrendo entre os dois. Heidfeld levou a pior, viu seu carro seguir sem controle em direção a zebra, e praticamente levantar voo. O #23, então, bateu no muro e capotou no alto, aterrissando de cabeça para baixo.
O alemão conseguiu sair sem lesões, indo direto até Prost, seu companheiro no WEC, reclamar pela manobra.
Di Grassi viu a vitória cair em suas mãos nos últimos metros. Ele cruzou a quadriculada na frente, com Montagny em segundo e Abt na terceira posição. Só que o companheiro de Di Grassi foi punido e acabou perdendo o lugar no pódio, que ficou com Bird.
No fim das contas, além dos três primeiros, ficam na zona de pontuação Pic, Chandhok, D'Ambrosio, Servià, Piquet, Sarrazin e Abt. Os dois pontos da volta mais rápida ficam com Sato, que anotou 1min45s101.
#GALERIA(5066,81115)
F-E, eP da China, Pequim, final:
1 |
LUCAS DI GRASSI |
BRA |
AUDI ABT |
52:23.413 |
25 voltas |
2 |
FRANCK MONTAGNY |
FRA |
ANDRETTI |
+2.867 |
|
3 |
SAM BIRD |
ING |
VIRGIN |
+6.559 |
|
4 |
CHARLES PIC |
FRA |
ANDRETTI |
+19.301 |
|
5 |
KARUN CHANDHOK |
IND |
MAHINDRA |
+23.952 |
|
6 |
JÉRÔME D'AMBROSIO |
FRA |
DRAGON |
+31.664 |
|
7 |
ORIOL SERVIÀ |
ESP |
DRAGON |
+41.968 |
|
8 |
STÉPHANE SARRAZIN |
FRA |
VENTURI |
+43.896 |
|
9 |
NELSON PIQUET |
CHN |
CHINA |
+43.975 |
|
10 |
DANIEL ABT |
EUA |
AUDI ABT |
+1:02.507 |
|
11 |
JAIME ALGUERSUARI |
ESP |
VIRGIN |
+1:03.613 |
|
12 |
NICOLAS PROST |
FRA |
E.DAMS |
+1 volta |
|
13 |
NICK HEIDFELD |
ALE |
VENTURI |
+1 volta |
|
14 |
KATHERINE LEGGE |
ING |
AMLIN AGURI |
+1 volta |
|
15 |
MICHELA CERRUTI |
ITA |
TRULLI |
+1 volta |
|
16 |
HO-PIN TUNG |
CHN |
CHINA |
+2 voltas |
|
17 |
TAKUMA SATO |
JAP |
AMLIN AGURI |
+4 voltas |
|
18 |
SÉBASTIEN BUEMI |
SUI |
E.DAMS |
+11 voltas |
NC |
19 |
JARNO TRULLI |
ITA |
TRULLI |
+23 voltas |
NC |
20 |
BRUNO SENNA |
BRA |
MAHINDRA |
+25 voltas |
NC |
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.