Frijns critica FIA por conflito de datas de WEC e Fórmula E: “Muito frustrante”

Robin Frijns, que vai perder a rodada dupla de Berlim da Fórmula E, teceu duras críticas à incapacidade da Federação Internacional de Automobilismo de conciliar as datas de suas próprias competições

Robin Frijns mostrou todo seu descontentamento com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) por conta do conflito de datas do eP de Berlim da Fórmula E e das 6 Horas de Spa do Mundial de Endurance em maio. O holandês da equipe Envision, que também ficará sem Sébastien Buemi na Alemanha, apontou que a entidade, que organiza o calendário de ambas as categorias, “claramente” não apoia os pilotos a disputarem mais de uma competição.

O que já estava incômodo ficou ainda pior no último fim de semana durante o eP de São Paulo. Alguns pilotos esperavam poder completar a prova do WEC no sábado e voar para a segunda prova em Berlim no domingo. Porém, cinco equipes da Fórmula E votaram contra e assim vetaram a participação destes pilotos de todo o fim de semana.

“Muito frustrante”, disse Frijns ao portal RacingNews365, horas antes do anúncio ser feito. “Especialmente quando temos dois campeonatos mundiais organizados pelas mesmas pessoas. Provavelmente eles também têm caras que cuidam para que não haja conflito, não sei o que eles estão fazendo então”, criticou o holandês.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Robin Frijns não poupou críticas a FIA pela confusão de datas (Foto: Fórmula E)

“Acho que sete ou oito pessoas aqui também participam do WEC. Só temos três provas do Mundial de Endurance na primeira metade do ano, que é a temporada completa da Fórmula E. 52 fins de semana ao longo do ano, o que significa que temos 26 fins de semana. Temos fins de semana livres para enquadrar o calendário da Fórmula E, e se você não consegue fazer isso, acho que é uma loucura”, disparou Frijns.

Além de Frijns e Buemi, Nico Müller, Edoardo Mortara, Nyck de Vries, Stoffel Vandoorne e Jean-Éric Vergne também disputam as duas competições. Os dois últimos já garantiram que a prioridade será a disputa da Fórmula E com a DS Penske, enquanto a Envision já sabe que vai precisar de dois pilotos para o fim de semana em Berlim.

A próxima etapa da Fórmula E acontece entre os dias 29 e 30 de março, com a tão aguardada estreia da categoria em Tóquio. Já o Mundial de Endurance parte para sua segunda etapa no dia 21 de abril, com as 6 Horas de Ímola. O GRANDE PRÊMIO transmite todas as atividades de pista da temporada de ambas as categorias AO VIVO COM IMAGENS no YouTube.

Assista ao eP de São Paulo:

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.