Frijns relata problema de direção da Envision em batida no México: “Perdi a traseira”

Em reestreia frustrante pela Envision, Robin Frijns disse que sofreu com um problema de direção no carro, motivo pelo qual perdeu o controle e abandonou após bater com força no muro

Pelo segundo ano seguido, Robin Frijns teve uma estreia de temporada para esquecer na Fórmula E, novamente na Cidade do México, no último sábado (13). Depois de quebrar a mão em acidente ainda na primeira volta do ano passado, o neerlandês viu seu retorno à Envision ser marcado por uma largada terrível e um abandono depois de perder o controle do carro na volta 18 e ir direto no muro da curva 17.

Frijns até começou bem o sábado, liderando seu grupo na classificação, mas as coisas começaram a dar errado já nos duelos. O piloto cometeu um erro na disputa com Pascal Wehrlein nas quartas de final e acabou eliminado, o que lhe rendeu a sétima posição do grid. Na hora de iniciar a disputa, entretanto, o carro apagou e Robin mal conseguiu sair do lugar. A partir daí, precisou fazer uma corrida de recuperação.

Enquanto tentava ganhar posições, entretanto, Frijns se encontrou com Edoardo Mortara, que passava pelo modo ataque e havia acabado de retornar ao traçado normal da pista. Ao tentar deixar o suíço para trás, o piloto da Envision perdeu o controle do carro, atingiu a barreira de proteção e encerrou sua participação de forma melancólica.

“Estava sofrendo com a direção e tentei ultrapassar ‘Edo’ [Mortara]”, explicou Frijns. “Talvez eu tenha colocado uma das rodas na parte suja da pista, não tenho certeza. Mas perdi completamente a traseira e fui pego de surpresa”, lamentou o neerlandês.

Frijns perdeu o carro na Peraltada e foi parar no muro do México (Vídeo: Fórmula E/GRANDE PRÊMIO)

Frijns reclamou bastante da direção do carro, algo que também foi relatado por Mitch Evans, da Jaguar. Vale lembrar que a Envision é cliente dos felinos, portanto, usa o mesmo trem de força da equipe britânica.

“A pilotagem não estava como o esperado”, frisou. “A direção foi a pior de todo o fim de semana, o que foi bastante infeliz, porque estava me sentindo forte”, disse.

Sobre a largada, Frijns ainda não sabe explicar o que aconteceu. Segundo ele, no momento de iniciar a prova, o carro simplesmente apagou e ligou de novo, o que fez o neerlandês perder oito posições antes mesmo da primeira curva.

Frijns teve um dia para esquecer na Cidade do México (Foto: Fórmula E)

“Não recebi nenhum aviso no painel, [o carro] simplesmente parou”, afirmou. “O carro simplesmente desligou e, logo em seguida, voltou. Ainda não sabemos exatamente qual foi o problema”, completou.

Com o abandono de Frijns e o segundo lugar de Sébastien Buemi, a Envision — atual campeã — somou 18 pontos no eP da Cidade do México e ocupa a terceira colocação no Mundial de Equipes, atrás apenas de Jaguar [26] e Porsche [28].

O campeonato retorna entre os dias 25 27 de janeiro, na Arábia Saudita, com o eP de Diriyah. O GRANDE PRÊMIO é EMISSORA OFICIAL da Fórmula E no Brasil e transmite todas as atividades AO VIVO E COM IMAGENS.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Assista à corrida completa do eP da Cidade do México:

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.