Evans reclama de volante “absurdamente pesado” no México: “Frustrado e irritado”

Fora da briga pelo pódio no eP da Cidade do México, Mitch Evans relatou um problema na direção da Jaguar que tornou o volante "absurdamente pesado". Neozelandês reclamou da situação e disse que a sensação de pilotar o carro na abertura da temporada foi "bizarra"

Mitch Evans não conseguiu ser um dos protagonistas na batalha pela vitória na estreia da Fórmula E na temporada 2023/24, no eP da Cidade do México disputado no último sábado (13). Quinto colocado ao fim da corrida, o neozelandês terminou na mesma posição em que largou e em nenhum momento pareceu apto a brigar pelo pódio, que teve seu companheiro Nick Cassidy na terceira posição. Mais do que isso, a distância para os quatro primeiros colocados chamou atenção durante a prova.

Enquanto Pascal Wehrlein — o vencedor —, Sébastien Buemi, Cassidy e Maximilian Günther seguiam relativamente próximos, Evans abria um segundo pelotão atrás dos quatro primeiros, incapaz de se aproximar do alemão da Maserati e precisando se defender até o fim da aproximação de Jean-Èric Vergne, da DS Penske.

No fim, Evans terminou pouco mais de 7s atrás de Günther, quarto colocado, e explicou que precisou lidar com um grave problema na direção do carro, que começou a ficar muito pesada e apresentou dificuldades durante a disputa. Segundo o terceiro colocado da temporada passada, foi um defeito inédito em sua carreira na Fórmula E.

“Nunca passei por isso antes”, afirmou Evans ao portal inglês Motorsport. “O peso da direção estava absurdamente alto. Eu estava travando [as rodas] em algumas curvas e sofrendo muito para virar o volante. Foi uma sensação muito bizarra”, reclamou Mitch.

Evans teve uma estreia difícil na Cidade do México (Foto: Fórmula E)

Ainda sem explicação para o problema, Evans disse que a Jaguar vai analisar a barra de direção do carro para investigar a questão. O neozelandês admitiu estar frustrado com a situação, mas admitiu que, em uma corrida atípica de poucas ultrapassagens, não seria possível almejar um resultado muito melhor do que o quarto lugar.

“Vamos checar a barra de direção, mas provavelmente foi alguma coisa no acerto que não trocamos”, apontou. “Estrou frustrado e irritado. O quinto lugar é bom, poderia ter sido pior”, admitiu.

“Mas também poderíamos ter ido um pouco melhor”, analisou Evans. “Não tivemos muitas ultrapassagens na corrida, então, provavelmente, o quarto lugar seria o melhor que eu poderia ter feito”, completou.

O neozelandês sofreu com o peso da direção durante a estreia da temporada (Foto: Fórmula E)

Com Cassidy em terceiro e Evans em quinto, a Jaguar somou 26 pontos na rodada de abertura da Fórmula E e ocupa o segundo lugar no Mundial de Equipes. À sua frente, aparece apenas a principal rival Porsche, que conquistou 28 — todos com Wehrlein: 25 pela vitória e três pela pole.

O campeonato retorna entre os dias 25 27 de janeiro, na Arábia Saudita, com o eP de Diriyah. O GRANDE PRÊMIO é EMISSORA OFICIAL da Fórmula E no Brasil e transmite todas as atividades AO VIVO E COM IMAGENS.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.