Buemi supera Vandoorne no fim e lidera TL1 inaugural da Fórmula E em Hyderabad
Pole em Diriyah, Sébastien Buemi seguiu sua boa fase pela Envision e liderou a primeira sessão da história da Fórmula E em Hyderabad. Sérgio Sette Câmara terminou em terceiro com a NIO
A Fórmula E enfim estreou de maneira oficial na Índia nesta sexta-feira (10), com a realização da primeira sessão da história da categoria pelo eP de Hyderabad. E no TL1 realizado sob o forte calor indiano, Sébastien Buemi levou a melhor com a Envision e terminou no topo da tabela de tempos, com 1min15s088. Stoffel Vandoorne e Sérgio Sette Câmara completaram o grupo dos três primeiros colocados.
A primeira sessão da Fórmula E em Hyderabad certamente não foi tranquila, e alguns pilotos sentiram a falta de conhecimento sobre o traçado indiano. Pascal Wehrlein interrompeu o treino logo no começo, ao estatelar sua Porsche no muro com força, e um entrevero se formou entre Dan Ticktum e Edoardo Mortara, que se chocaram durante o treino.
Relacionadas
No mais, o TL1 representou uma sessão importante para o brasileiro Sette Câmara, que falou em dar um “restart” no campeonato, e trouxe os primeiros suspiros de força da DS Penske, segunda colocada com Vandoorne. Resta saber, entretanto, se o ritmo do treino será visto novamente no restante do fim de semana.
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Confira como foi o TL1 do eP de Hyderabad:
O TL1 mal começou, e já precisou ser interrompido. Com apenas três minutos no relógio, enquanto os pilotos ainda aqueciam os carros, Pascal Wehrlein — líder do campeonato — perdeu o controle de sua Porsche e bateu com muita força no muro do circuito de Hyderabad. Assim, a bandeira vermelha foi agitada pela direção de prova.
Na retomada da sessão, a direção de prova optou por testar uma bandeira amarela em toda a pista, e os pilotos iniciaram suas primeiras voltas em um ritmo bastante inferior. Quando a aceleração total foi enfim permitida, a indiana Mahindra — que corre em casa pela primeira vez na história da Fórmula E — assumiu imediatamente a liderança.
Oliver Rowland marcou 1min17s476 e subiu para o topo da tabela de tempos, mas foi superado em seguida por Edoardo Mortara, que anotou 1min17s458 e tomou a ponta por 0s018. O treino seguia sem maiores incidentes, e os tempos rapidamente começaram a baixar.
Jean-Èric Vergne, Sérgio Sette Câmara, Norman Nato, Sam Bird, Stoffel Vandoorne e René Rast superaram o tempo do suíço com cerca de 12 minutos restantes no relógio, e o piloto da McLaren passou a ser o novo líder: 1min16s697.
No instante seguinte, uma confusão se formou na pista indiana. Enquanto Mortara se preparava para iniciar uma nova volta, Dan Ticktum diminuiu drasticamente de velocidade à sua frente e foi atingido pelo suíço, que reclamou bastante com o britânico. O impacto fez os dois pilotos recolherem para os boxes imediatamente.
Apesar do acidente, a sessão continuou normalmente, e Jake Hughes tomou a ponta de seu companheiro de equipe ao anotar 1min16s522. A grande surpresa ficou por conta de Nico Müller, que enfim apareceu na temporada e se colocou em segundo com a Abt Cupra por alguns minutos. Logo depois, entretanto, Mortara fez 1min15s977 e assumiu a liderança mais uma vez.
Na reta final do treino, todos os competidores subiram de nível e passaram a despejar potência. Sérgio Sette Câmara, com menos de 1min para o fim, tomou o topo da tabela com 1min15s531, seguido por Bird — que quase atingiu a barreira de proteção ao perder o carro nos segundos finais — e Sébastien Buemi.
Nos últimos momentos da sessão, uma troca de golpes se desenrolou na pista: Mitch Evans tomou a ponta com 1min15s719, mas foi superado em sequência pelos pilotos que fechavam a sessão. Lucas Di Grassi, Bird e Sette Câmara superaram o tempo do neozelandês, até que Buemi passou por último e selou a liderança do TL1: 1min15s088.
Além do suíço da Envision, completaram o top-10: Vandoorne, Sette Câmara, Bird, Di Grassi, Evans, Mortara, Vergne, Maximilian Günther e Nick Cassidy.
Fórmula E 2022/2023, eP de Hyderabad, TL1:
1 | S BUEMI | Envision | 1:15.088 | |
2 | S VANDOORNE | DS Penske | 1:15.269 | +0.181 |
3 | S. SETTE CÂMARA | NIO | 1:15.531 | +0.443 |
4 | S BIRD | Jaguar | 1:15.612 | +0.524 |
5 | M EVANS | Jaguar | 1:15.719 | +0.631 |
6 | E MORTARA | Maserati | 1:15.734 | +0.646 |
7 | J.E VERGNE | DS Penske | 1:15.810 | +0.722 |
8 | N CASSIDY | Envision | 1:16.036 | +0.948 |
9 | D TICKTUM | NIO | 1:16.044 | +0.956 |
10 | N NATO | Nissan | 1:16.142 | +1.054 |
11 | J HUGHES | McLaren | 1:16.522 | +1.434 |
12 | S FENESTRAZ | Nissan | 1:16.656 | +1.568 |
13 | R RAST | McLaren | 1:16.697 | +1.609 |
14 | K VAN DER LINDE | Abt Cupra | 1:16.748 | +1.660 |
15 | L DI GRASSI | Mahindra | 1:16.867 | +1.779 |
16 | M GÜNTHER | Maserati | 1:17.344 | +2.256 |
17 | O ROWLAND | Mahindra | 1:17.476 | +2.388 |
18 | N MÜLLER | Abt Cupra | 1:17.590 | +2.502 |
19 | A.F DA COSTA | Porsche | — | — |
20 | J DENNIS | Andretti | — | — |
21 | A LOTTERER | Andretti | — | — |
22 | P WEHRLEIN | Porsche | — | — |