Buemi supera Vandoorne no fim e lidera TL1 inaugural da Fórmula E em Hyderabad

Pole em Diriyah, Sébastien Buemi seguiu sua boa fase pela Envision e liderou a primeira sessão da história da Fórmula E em Hyderabad. Sérgio Sette Câmara terminou em terceiro com a NIO

A Fórmula E enfim estreou de maneira oficial na Índia nesta sexta-feira (10), com a realização da primeira sessão da história da categoria pelo eP de Hyderabad. E no TL1 realizado sob o forte calor indiano, Sébastien Buemi levou a melhor com a Envision e terminou no topo da tabela de tempos, com 1min15s088. Stoffel Vandoorne e Sérgio Sette Câmara completaram o grupo dos três primeiros colocados.

A primeira sessão da Fórmula E em Hyderabad certamente não foi tranquila, e alguns pilotos sentiram a falta de conhecimento sobre o traçado indiano. Pascal Wehrlein interrompeu o treino logo no começo, ao estatelar sua Porsche no muro com força, e um entrevero se formou entre Dan Ticktum e Edoardo Mortara, que se chocaram durante o treino.

No mais, o TL1 representou uma sessão importante para o brasileiro Sette Câmara, que falou em dar um “restart” no campeonato, e trouxe os primeiros suspiros de força da DS Penske, segunda colocada com Vandoorne. Resta saber, entretanto, se o ritmo do treino será visto novamente no restante do fim de semana.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A Fórmula E iniciou o fim de semana em Hyderabad com liderança de Buemi no TL1 (Foto: Twitter/DHL)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Confira como foi o TL1 do eP de Hyderabad:

O TL1 mal começou, e já precisou ser interrompido. Com apenas três minutos no relógio, enquanto os pilotos ainda aqueciam os carros, Pascal Wehrlein — líder do campeonato — perdeu o controle de sua Porsche e bateu com muita força no muro do circuito de Hyderabad. Assim, a bandeira vermelha foi agitada pela direção de prova.

Na retomada da sessão, a direção de prova optou por testar uma bandeira amarela em toda a pista, e os pilotos iniciaram suas primeiras voltas em um ritmo bastante inferior. Quando a aceleração total foi enfim permitida, a indiana Mahindra — que corre em casa pela primeira vez na história da Fórmula E — assumiu imediatamente a liderança.

Oliver Rowland marcou 1min17s476 e subiu para o topo da tabela de tempos, mas foi superado em seguida por Edoardo Mortara, que anotou 1min17s458 e tomou a ponta por 0s018. O treino seguia sem maiores incidentes, e os tempos rapidamente começaram a baixar.

Jean-Èric Vergne, Sérgio Sette Câmara, Norman Nato, Sam Bird, Stoffel Vandoorne e René Rast superaram o tempo do suíço com cerca de 12 minutos restantes no relógio, e o piloto da McLaren passou a ser o novo líder: 1min16s697.

Sette Câmara começou bem o fim de semana e ficou em terceiro no TL1 (Foto: Fórmula E)

No instante seguinte, uma confusão se formou na pista indiana. Enquanto Mortara se preparava para iniciar uma nova volta, Dan Ticktum diminuiu drasticamente de velocidade à sua frente e foi atingido pelo suíço, que reclamou bastante com o britânico. O impacto fez os dois pilotos recolherem para os boxes imediatamente.

Apesar do acidente, a sessão continuou normalmente, e Jake Hughes tomou a ponta de seu companheiro de equipe ao anotar 1min16s522. A grande surpresa ficou por conta de Nico Müller, que enfim apareceu na temporada e se colocou em segundo com a Abt Cupra por alguns minutos. Logo depois, entretanto, Mortara fez 1min15s977 e assumiu a liderança mais uma vez.

Na reta final do treino, todos os competidores subiram de nível e passaram a despejar potência. Sérgio Sette Câmara, com menos de 1min para o fim, tomou o topo da tabela com 1min15s531, seguido por Bird — que quase atingiu a barreira de proteção ao perder o carro nos segundos finais — e Sébastien Buemi.

Nos últimos momentos da sessão, uma troca de golpes se desenrolou na pista: Mitch Evans tomou a ponta com 1min15s719, mas foi superado em sequência pelos pilotos que fechavam a sessão. Lucas Di Grassi, Bird e Sette Câmara superaram o tempo do neozelandês, até que Buemi passou por último e selou a liderança do TL1: 1min15s088.

Além do suíço da Envision, completaram o top-10: Vandoorne, Sette Câmara, Bird, Di Grassi, Evans, Mortara, Vergne, Maximilian Günther e Nick Cassidy.

Fórmula E 2022/2023, eP de Hyderabad, TL1:

1S BUEMIEnvision1:15.088 
2S VANDOORNEDS Penske1:15.269+0.181
3S. SETTE CÂMARANIO1:15.531+0.443
4S BIRDJaguar1:15.612+0.524
5M EVANSJaguar1:15.719+0.631
6E MORTARAMaserati1:15.734+0.646
7J.E VERGNEDS Penske1:15.810+0.722
8N CASSIDYEnvision1:16.036+0.948
9D TICKTUMNIO1:16.044+0.956
10N NATONissan1:16.142+1.054
11J HUGHESMcLaren1:16.522+1.434
12S FENESTRAZNissan1:16.656+1.568
13R RASTMcLaren1:16.697+1.609
14K VAN DER LINDEAbt Cupra1:16.748+1.660
15L DI GRASSIMahindra1:16.867+1.779
16M GÜNTHERMaserati1:17.344+2.256
17O ROWLANDMahindra1:17.476+2.388
18N MÜLLERAbt Cupra1:17.590+2.502
19A.F DA COSTAPorsche
20J DENNISAndretti
21A LOTTERERAndretti
22P WEHRLEINPorsche
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.