Sette Câmara é desclassificado 15 horas após eP de Londres 1 por ignorar ordem da FIA

Sérgio Sette Câmara terminou a corrida com um quinto lugar que serviu de grande resultado, mas, 15 horas depois, foi desclassificado pela FIA

A primeira corrida do eP de Londres, decisão da temporada 2023 da Fórmula E, terminou por volta das 15h (de Brasília) do último sábado, mas foi somente próximo às 6h deste domingo (30) que a o resultado oficial da prova foi publicado. E definiu que Sérgio Sette Câmara terminou desclassificado por ignorar uma ordem dos delegados técnicos da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

De acordo com o documento oficial da FIA, a ordem foi que Sette Câmara trocasse a asa dianteira, que estava danificada, durante a primeira das duas bandeiras vermelhas da prova. A mudança teria causado a Sérgio relargar no fim do pelotão, atrás daqueles que não repararam o bólido. Mas a NIO não fez a alteração e, portanto, acabou desclassificado 15 horas depois da bandeira quadriculada.

Com isso, Lucas Di Grassi foi impulsionado ao sexto lugar da corrida. O que significa que a Mahindra ultrapassou a NIO pelo nono lugar do Mundial de Equipes.

O quinto lugar de Sette Câmara na corrida 1 em Londres evaporou (Foto: Fórmula E)

A corrida terminou com um mar de punições dadas a pilotos. Cinco pilotos foram punidos por causar acidentes: Robin Frijns (com Di Grassi) perdeu três posições no grid da corrida, já que abandonou a prova ontem, e um ponto na carteira; Roberto Merhi (por bater em Jake Hughes), recebeu acréscimo de 5s e dois pontos na carteira; André Lotterer (com Dan Ticktum), Maximilian Günther (com António Félix da Costa) e Norman Nato (com Sébastien Buemi) também perderam 5s e receberam um ponto na carteira cada um.

Além disso, ainda durante a prova, os comissários decidiram que António Félix da Costa seria punido com gigantescos 3 minutos, que o tiraram de segundo colocado para último, por uma infração técnica. A infração era andar com um dos quatro pneus abaixo da pressão mínima. Mas Da Costa ficou bravo e argumentou que tinha um furo após passar por pedaço quebrado do carro de René Rast e que, durante bandeira vermelha, ele recebeu permissão dos delegados da FIA para seguir adiante. Por isso, a Porsche entrou com protesto oficial quanto ao resultado da prova. A FIA tem até 96 horas para se manifestar.

A Fórmula E ainda conta com a corrida final da temporada neste domingo. O GRANDE PRÊMIO é EMISSORA OFICIAL e transmite todas as atividades de pista AO VIVO e COM IMAGENS na GPTV. A classificação começa logo mais, às 8h20 (de Brasília, GMT-3). A transmissão da corrida está marcada para as 12h30.

FÓRMULA E 2023 – eP de Londres | 15ª etapa | Corrida
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.