Vandoorne é ‘campeão’ e conquista pole em nova classificação da FE em Diriyah

Com os pilotos em processo de compreensão do novo formato de classificação, primeiro pole-position do ano é Stoffel Vandoorne

RUSSELL, DA WILLIAMS PARA A MERCEDES: 3 ANOS FORAM O BASTANTE?

Finalmente, o formato da classificação em mata-mata apareceu na prática. Na manhã desta sexta-feira (28), a primeira definição de grid de largada da temporada apareceu em Diriyah, na Arábia Saudita. Em meio à toda novidade de um formato bastante inovador, velocidade. O mata-mata acabou vendo Jake Dennis contra Stoffel Vandoorne, Andretti versus Mercedes, na decisão pela pole-position. E quem levou a melhor foi Stoffel Vandoorne.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Vandoorne foi o campeão do que pareceu, na verdade, um grande torneio na Fórmula E. Passou dos grupos, das quartas, semis e final para conquistar a posição de honra da corrida de logo mais. Dennis ficou em segundo e com Nyck de Vries e André Lotterer na sequência.

Os que ficaram pelo caminho nas quartas de final foram Sam Bird, Nick Cassidy, Robin Frijns e Oliver Rowland, nesta ordem. Lucas Di Grassi e Maximilian Günther fecharam o top-10. Sérgio Sette Câmara sai na 15ª colocação.

A largada para a primeira das duas corridas da rodada dupla em Diriyah está marcada para as 14h03 (de Brasília). Depois disso, o fim de semana continua no sábado.

Stoffel Vandoorne triunfou no novo sistema de classificação (Foto: Mercedes)

Confira como foi a classificação:

Grupo 1 – Frijns escapa na frente e dupla brasileira fica fora

A primeira parte da atividade já contava com Lucas Di Grassi e Sérgio Sette Câmara. Ao longo do ano, estarão neste grupo aqueles que estiverem em posição ímpar no campeonato, mas, para a primeira prova, foi definido em sorteio.

Os pilotos foram para a pista com a possibilidade de dar tantas voltas quantas fossem capazes com potência de corrida – 220 kW -, uma novidade com relação ao histórico da classificação da Fórmula E, onde os pilotos sempre puderam dar uma volta por grupo.

As voltas mexiam rapidamente, a cada passada de pilotos pela retas dos boxes. O esperado numa pista muito empoeirada como a saudita, sobretudo para os primeiros a acelerar.

Antes da última rodada de voltas, entretanto, Di Grassi vinha na frente e Sette Câmara era terceiro, enquanto Robin Frijns e Oliver Askew apareciam, respectivamente, em segundo e quarto. Faltava ver o que gente como Sam Bird, Jean-Éric Vergne e Stoffel Vandoorne poderia fazer na última tentativa.

E, de fato, mudou bastante. Frijns passou com 1min09s163 para terminar o grupo na primeira colocação. Bird colocou a Jaguar em segundo e foi seguido por Vandoorne, na campeã Mercedes, e Oliver Rowland, líder dos dois treinos livres com a Mahindra e que sofria até a volta final. Os quatro passaram à próxima fase.

Di Grassi foi o quinto mais rápido do grupo, seguido por Pascal Wehrlein, Vergne, Sette Câmara, Askew, Oliver Turvey e um decepcionante Sébastien Buemi.

Frijns foi o mais veloz do Grupo 1 (Foto: Fórmula E)

Grupo 2 – De Vries mostra chama do campeão enquanto Mortara bate

A pista continuava cheia de areia do deserto saudita quando o campeão Nyck De Vries, que teve um começo de fim de semana complicado nos treinos livres, fez uma volta somente 0s001 mais lenta que a de Frijns no grupo anterior e pulou para a frente.

Com o novo formato, um elemento que passou a se tornar popular na classificação foi a troca de pneus no meio do treino. No momento em que os pilotos foram efetuar a mudança, De Vries liderava o grupo seguido por Nick Cassidy, Jake Dennis e Mitch Evans na lista de classificados.

Com cerca de 1min ainda para os tempos serem anotados, Edoardo Mortara perdeu controle do carro da Venturi e foi parar no muro. Bandeira amarela que atrapalhava a todos e dia bastante dificultado para o piloto suíço.

Com o problema de Mortara, somente André Lotterer conseguiu entrar na lista: foi o quarto colocado. Max Günther foi quinto e seguido por Mitch Evans, António Félix da Costa, Alexander Sims, Dan Ticktum e Antonio Giovinazzi.

Mortara cravou o muro de Diriyah (Foto: Reprodução/FE)

Quartas de final: Frijns x Lotterer, Bird x Dennis, Cassidy x Vandoorne e De Vries x Rowland

Os duelos começaram com algum atraso para a direção de prova reparar o estrago que Mortara fez nas barreiras. Quando a permissão foi dada, uma zebra, se é que dá para chamar assim. Lotterer, quarto colocado do segundo grupo, superou Frijns para avançar à próxima fase por somente 0s091. O segundo duelo também apontou para o piloto do Grupo 2: Dennis superou Bird no mano a mano.

A primeira vitória do grupo inicial veio com o terceiro colocado, Vandoorne, que anotou 1min08s873 e bateu Cassidy para passar de fase. As semifinais foram concluídas com a outra Mercedes, de De Vries. O holandês colocou 0s7 em Rowland.

Nyck De Vries fez boa primeira classificação do ano (Foto: Mercedes)

Semifinais: Lotterer x Dennis, Vandoorne x De Vries

No primeiro duelo, não teve choro nem vela. Dennis cravou 1min08s3 e sobrou para cima da Porsche de Lotterer: 0s6 de frente. Assim, Jake avançou para disputar a pole.

O outro confronto era interno da Mercedes – e a batalha foi bem próxima. Vandoorne andou rápido, fez 1min08s407, enquanto De Vries tinha ritmo para superar, mas cometer um erro no trecho final da pista e acabou atrás do parceiro de equipe.

Jake Dennis foi à final (Foto: Andretti)

Final: Dennis x Vandoorne

O duelo em alto nível chegou até a decisão, mas quem levou a melhor mesmo foi o belga. Vandoorne confirmou o que dava para esperar olhando os resultados aquém do esperado nos treinos livres: a Mercedes escondeu o jogo.

Fórmula E 2022, eP de Diriyah, Grid de Largada

1S VANDOORNEMercedes 1:08.626 
2J DENNISAndretti 1:08.926+0.300
3N DE VRIESMercedes 1:08.813+0.187
4A LOTTERERPorsche 1:09.014+0.388
5S BIRDJaguar 1:08.919+0.293
6N CASSIDYVirgin Audi 1:08.951+0.325
7R FRIJNSVirgin Audi 1:09.109+0.483
8O ROWLANDMahindra 1:09.329+0.483
9L DI GRASSIVenturi Mercedes 1:09.617+0.703
10M GÜNTHERNissan 1:09.471+0.991
11P WEHRLEINPorsche 1:09.710+0.845
12E MORTARAVenturi Mercedes 1:09.536+0.910
13J.E VERGNEDS Techeetah 1:09.811+1.185
14M EVANSJaguar 1:09.587+0.961
15S. SETTE CÂMARADragon Penske 1:09.867+1.241
16A.F DA COSTADS Techeetah 1:09.704+1.078
17O ASKEWAndretti 1:09.891+1.265
18A SIMSMahindra 1:10.039+1.413
19O TURVEYNIO 1:10.129+1.503
20D TICKTUMNIO 1:10.507+1.881
21S BUEMINissan 1:10.185+1.559
22A GIOVINAZZIDragon Penske 1:10.596+1.970

+ GUIA DA FE 2021/22
Guia FE 2021/22: Chegou ano da adaptação na Fórmula E
Quem é quem na Fórmula E 2022? Confira pilotos e equipes

Sette Câmara quer colaboração com Giovinazzi pela Dragon
Di Grassi elogia Mortara e vê “missão dupla” na Venturi em 2022
Classificação em mata-mata e mais potência marcam Fórmula E 2022
Saída de Audi e BMW é só descamação natural da Fórmula E
Os dois primeiros anos da Mercedes na F1 e na Fórmula E

O QUE ESPERAR DA ASTON MARTIN NA F1 2022 APÓS PERDER O CHEFE
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar