Vandoorne é ‘campeão’ e conquista pole em nova classificação da FE em Diriyah
Com os pilotos em processo de compreensão do novo formato de classificação, primeiro pole-position do ano é Stoffel Vandoorne
Finalmente, o formato da classificação em mata-mata apareceu na prática. Na manhã desta sexta-feira (28), a primeira definição de grid de largada da temporada apareceu em Diriyah, na Arábia Saudita. Em meio à toda novidade de um formato bastante inovador, velocidade. O mata-mata acabou vendo Jake Dennis contra Stoffel Vandoorne, Andretti versus Mercedes, na decisão pela pole-position. E quem levou a melhor foi Stoffel Vandoorne.
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Vandoorne foi o campeão do que pareceu, na verdade, um grande torneio na Fórmula E. Passou dos grupos, das quartas, semis e final para conquistar a posição de honra da corrida de logo mais. Dennis ficou em segundo e com Nyck de Vries e André Lotterer na sequência.
Os que ficaram pelo caminho nas quartas de final foram Sam Bird, Nick Cassidy, Robin Frijns e Oliver Rowland, nesta ordem. Lucas Di Grassi e Maximilian Günther fecharam o top-10. Sérgio Sette Câmara sai na 15ª colocação.
A largada para a primeira das duas corridas da rodada dupla em Diriyah está marcada para as 14h03 (de Brasília). Depois disso, o fim de semana continua no sábado.
Confira como foi a classificação:
Grupo 1 – Frijns escapa na frente e dupla brasileira fica fora
A primeira parte da atividade já contava com Lucas Di Grassi e Sérgio Sette Câmara. Ao longo do ano, estarão neste grupo aqueles que estiverem em posição ímpar no campeonato, mas, para a primeira prova, foi definido em sorteio.
Os pilotos foram para a pista com a possibilidade de dar tantas voltas quantas fossem capazes com potência de corrida – 220 kW -, uma novidade com relação ao histórico da classificação da Fórmula E, onde os pilotos sempre puderam dar uma volta por grupo.
As voltas mexiam rapidamente, a cada passada de pilotos pela retas dos boxes. O esperado numa pista muito empoeirada como a saudita, sobretudo para os primeiros a acelerar.
Antes da última rodada de voltas, entretanto, Di Grassi vinha na frente e Sette Câmara era terceiro, enquanto Robin Frijns e Oliver Askew apareciam, respectivamente, em segundo e quarto. Faltava ver o que gente como Sam Bird, Jean-Éric Vergne e Stoffel Vandoorne poderia fazer na última tentativa.
E, de fato, mudou bastante. Frijns passou com 1min09s163 para terminar o grupo na primeira colocação. Bird colocou a Jaguar em segundo e foi seguido por Vandoorne, na campeã Mercedes, e Oliver Rowland, líder dos dois treinos livres com a Mahindra e que sofria até a volta final. Os quatro passaram à próxima fase.
Di Grassi foi o quinto mais rápido do grupo, seguido por Pascal Wehrlein, Vergne, Sette Câmara, Askew, Oliver Turvey e um decepcionante Sébastien Buemi.
Grupo 2 – De Vries mostra chama do campeão enquanto Mortara bate
A pista continuava cheia de areia do deserto saudita quando o campeão Nyck De Vries, que teve um começo de fim de semana complicado nos treinos livres, fez uma volta somente 0s001 mais lenta que a de Frijns no grupo anterior e pulou para a frente.
Com o novo formato, um elemento que passou a se tornar popular na classificação foi a troca de pneus no meio do treino. No momento em que os pilotos foram efetuar a mudança, De Vries liderava o grupo seguido por Nick Cassidy, Jake Dennis e Mitch Evans na lista de classificados.
Com cerca de 1min ainda para os tempos serem anotados, Edoardo Mortara perdeu controle do carro da Venturi e foi parar no muro. Bandeira amarela que atrapalhava a todos e dia bastante dificultado para o piloto suíço.
Com o problema de Mortara, somente André Lotterer conseguiu entrar na lista: foi o quarto colocado. Max Günther foi quinto e seguido por Mitch Evans, António Félix da Costa, Alexander Sims, Dan Ticktum e Antonio Giovinazzi.
Quartas de final: Frijns x Lotterer, Bird x Dennis, Cassidy x Vandoorne e De Vries x Rowland
Os duelos começaram com algum atraso para a direção de prova reparar o estrago que Mortara fez nas barreiras. Quando a permissão foi dada, uma zebra, se é que dá para chamar assim. Lotterer, quarto colocado do segundo grupo, superou Frijns para avançar à próxima fase por somente 0s091. O segundo duelo também apontou para o piloto do Grupo 2: Dennis superou Bird no mano a mano.
A primeira vitória do grupo inicial veio com o terceiro colocado, Vandoorne, que anotou 1min08s873 e bateu Cassidy para passar de fase. As semifinais foram concluídas com a outra Mercedes, de De Vries. O holandês colocou 0s7 em Rowland.
Semifinais: Lotterer x Dennis, Vandoorne x De Vries
No primeiro duelo, não teve choro nem vela. Dennis cravou 1min08s3 e sobrou para cima da Porsche de Lotterer: 0s6 de frente. Assim, Jake avançou para disputar a pole.
O outro confronto era interno da Mercedes – e a batalha foi bem próxima. Vandoorne andou rápido, fez 1min08s407, enquanto De Vries tinha ritmo para superar, mas cometer um erro no trecho final da pista e acabou atrás do parceiro de equipe.
Final: Dennis x Vandoorne
O duelo em alto nível chegou até a decisão, mas quem levou a melhor mesmo foi o belga. Vandoorne confirmou o que dava para esperar olhando os resultados aquém do esperado nos treinos livres: a Mercedes escondeu o jogo.
Fórmula E 2022, eP de Diriyah, Grid de Largada
1 | S VANDOORNE | Mercedes | 1:08.626 | ||
2 | J DENNIS | Andretti | 1:08.926 | +0.300 | |
3 | N DE VRIES | Mercedes | 1:08.813 | +0.187 | |
4 | A LOTTERER | Porsche | 1:09.014 | +0.388 | |
5 | S BIRD | Jaguar | 1:08.919 | +0.293 | |
6 | N CASSIDY | Virgin Audi | 1:08.951 | +0.325 | |
7 | R FRIJNS | Virgin Audi | 1:09.109 | +0.483 | |
8 | O ROWLAND | Mahindra | 1:09.329 | +0.483 | |
9 | L DI GRASSI | Venturi Mercedes | 1:09.617 | +0.703 | |
10 | M GÜNTHER | Nissan | 1:09.471 | +0.991 | |
11 | P WEHRLEIN | Porsche | 1:09.710 | +0.845 | |
12 | E MORTARA | Venturi Mercedes | 1:09.536 | +0.910 | |
13 | J.E VERGNE | DS Techeetah | 1:09.811 | +1.185 | |
14 | M EVANS | Jaguar | 1:09.587 | +0.961 | |
15 | S. SETTE CÂMARA | Dragon Penske | 1:09.867 | +1.241 | |
16 | A.F DA COSTA | DS Techeetah | 1:09.704 | +1.078 | |
17 | O ASKEW | Andretti | 1:09.891 | +1.265 | |
18 | A SIMS | Mahindra | 1:10.039 | +1.413 | |
19 | O TURVEY | NIO | 1:10.129 | +1.503 | |
20 | D TICKTUM | NIO | 1:10.507 | +1.881 | |
21 | S BUEMI | Nissan | 1:10.185 | +1.559 | |
22 | A GIOVINAZZI | Dragon Penske | 1:10.596 | +1.970 |
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