Vandoorne toma liderança da Fórmula E com vitória em Mônaco. Confira classificação

Stoffel Vandoorne levou Mercedes à sua segunda vitória da temporada em Mônaco, e de quebra, tomou o primeiro lugar do Mundial de Pilotos de Jean-Èric Vergne, da DS Techeetah

SUSTENTABILIDADE PODE SER MOTIVO DE TRETA ENTRE FÓRMULA 1 E FÓRMULA E NO FUTURO?

A primeira vitória de Stoffel Vandoorne na temporada 2021/2022 da Fórmula EMônaco (opens in a new tab)" rel="noreferrer noopener" class="ek-link">conquistada neste sábado (30), em Mônaco — não valeu apenas para “lavar a alma” do belga da Mercedes, mas também elevou o piloto diretamente ao primeiro lugar do Mundial da categoria, com 81 pontos somados. Agora ex-líder, Jean-Èric Vergne fechou o pódio em Monte Carlo e agora é o segundo, com 75 — mas é o único piloto do grid a ter pontuado em todas as corridas do ano.

Quem continua em escalada constante na classificação é Mitch Evans, que terminou em segundo lugar no Principado — após vencer as duas na jornada dupla em Roma — e ganhou mais uma posição: agora é o terceiro colocado, com 72 tentos. Robin Frijns, o quarto em Mônaco, perdeu a posição para o neozelandês por apenas um ponto e passa a ocupar o quarto lugar também na classificação.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Stoffel Vandoorne tomou a ponta da classificação na Fórmula E (Foto: Mercedes)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Além dos quatro primeiros lugares, o eP de Mônaco reservou poucas mudanças na tabela. Edoardo Mortara (49), André Lotterer (43) e Pascal Wehrlein (42) não conseguiram pontuar em Monte Carlo e mantiveram suas posições, respectivamente quinto, sexto e sétimo.

O atual campeão Nyck De Vries — que faz temporada discreta — até conseguiu somar um ponto com o décimo lugar e foi aos 39, mas não deixou o oitavo lugar. O mesmo serve para o brasileiro Lucas Di Grassi, que conquistou oito tentos em Mônaco, foi aos 37 e se aproximou do neerlandês, mas segue com o nono posto na tabela de classificação. António Félix da Costa, com 30 pontos, passou Jake Dennis (28) e Sam Bird (33) para fechar o top-10.

No fundo da tabela, Sébastien Buemi subiu do 15º para o 14º lugar com o quatro pontos de Mônaco, que elevaram a pontuação do piloto para dez pontos. Pior para Oliver Turvey, que havia pontuado pela primeira vez em Roma e perdeu o posto para o suíço. Os únicos pilotos que não pontuaram até aqui foram Alexander Sims, da Mahindra, e a dupla da Dragon — formada por Sérgio Sette Câmara e Antonio Giovinazzi.

Fórmula E 2021/2022, Classificação após eP de Mônaco:

PolesVitóriasPONTOS
1S VANDOORNEBELMercedes2181
2J.E VERGNEFRADS Techeetah175
3M EVANSNZLJaguar1272
4R FRIJNSHOLEnvision71
5E MORTARASUIVenturi Mercedes149
6A LOTTERERALEPorsche43
7P WEHRLEINALEPorsche1142
8N DE VRIESHOLMercedes1139
9L DI GRASSIBRAVenturi Mercedes37
10A.F DA COSTAPORDS Techeetah30
11J DENNISINGAndretti28
12S BIRDINGJaguar22
13N CASSIDYNZLEnvision16
14S BUEMISUINissan10
15O TURVEYINGNIO6
16O ROWLANDINGMahindra4
17M GÜNTHERALENissan2
18O ASKEWEUAAndretti2
19D TICKTUMINGNIO1
20A SIMSINGMahindra0
21S SETTE CÂMARABRADragon Penske0
22A GIOVINAZZIITADragon Penske0
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.