Vergne admite erro e diz que foi “um idiota” por causar batida com Bird na largada do eP de Marrakech

Jean-Éric Vergne sabe que forçou a barra e errou ao tentar ultrapassar Sam Bird por um espaço quase inexistente na primeira curva da prova marroquina. Segundo o atual campeão, é um tipo de manobra dificultado com os novos carros

O atual campeão da Fórmula E largou na segunda colocação do eP de Marrakech do último sábado, mas logo sumiu dos primeiros lugares. Jean-Éric Vergne colocou os pés pelas mãos, como diz o ditado, e tentou fazer uma ultrapassagem quase impossível para cima de Sam Bird na primeira curva. E o francês se culpa pelo que aconteceu.
 
Vergne tentou colocar o carro da DS Techeetah por dentro do Virgin de Bird, mas já por fora do traçado, quando teve a tentativa negada e acabou rodando após um toque entre os dois. Não apenas caiu para o último lugar, mas também atrapalhou gravemente as corridas de Sébastien Buemi, Mitch Evans e Nelsinho Piquet, que vinham logo atrás. 
 
"Eu fui um idiota. Sempre tento entrar no espaço, como fiz em Nova York ano passado contra Seb [Buemi, durante a segunda corrida], mas acho que o carro desse ano é um pouco diferente", disse após a corrida no Marrocos.
A largada (Foto: Virgin)

"Não parei o carro e obviamente não queria bater em Sam, não queria arruinar a corrida dele, a minha e receber uma punição para a próxima corrida, então fui totalmente por dentro e rodei porque não tinha outra coisa a fazer. Era rodar ou tirar nós dois da corrida", explicou.

 
O lamento maior vem do fato que Vergne acreditar que tinha o melhor carro do grid. De fato, mesmo caindo para o 22º lugar ele conseguiu terminar em quinto.
 
"Foi desnecessário porque claramente eu tinha o ritmo para ganhar a corrida. Ganhei tempo em relação às BMW enquanto ultrapassava 15 carros e tinha a mesmo quantidade de energia. Tudo isso mostra que meu ritmo era muito forte. Eu não precisava ser o primeiro na primeira curva para ganhar essa corrida. Foi um erro meu, não vai acontecer de novo", garantiu. 
 
Em duas corridas na temporada, foi a segunda vez que Vergne precisou de uma recuperação. Na abertura, em Ad Diriyah, ele liderava a corrida quando foi punido por exceder o limite do sistema de recuperação de energia. Ainda conseguiu voltar para o segundo lugar. É quem mais ultrapassou na temporada.
 
"Foram batalhas próximas com todo mundo, ninguém me deixou passar, eu tive que realmente lutar por tudo, frear pesado, aceitar vários riscos. Foram lutas legais. Ano passado eu pensava em defender, mas este ano eu estou virando o rei da ultrapassagem, porque é tudo que eu fiz desde o começo do campeonato", brincou.
Jean-Éric Vergne (Foto: Fórmula E)

Outro personagem da batida da primeira volta, Bird não abandonou a prova, seguiu na pista e terminou a corrida com um terceiro posto e o pódio. Mas sentiu o carro estranho durante a prova e acredita que possa ser fruto do encontro com Vergne.

 
"Tudo que eu sei é que me acertaram na traseira, e eu senti como se estivesse cuidando um carro com algum time de problema. Precisamos conferir, talvez seja bobagem minha, mas em linha reta eu não me sentia competitivo. Mesmo assim, um resultado incrível para o time", encerrou. 
 
A FE volta em duas semanas, direto de Santiago.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.