Apenas Berlim tem mais corridas da Fórmula E realizadas que Diriyah, na Arábia Saudita, que parte para a décima e a 11ª edições

A cidade de Diriyah, na Arábia Saudita, não é está no calendário da Fórmula E desde a origem. Até demorou um pouco para chegar, na realidade, em 2018. Mas a quantidade de rodadas duplas faz com que a cidade seja a segunda que mais recebeu provas do campeonato em todos os tempos. Assim, conta com vasta gama de vencedores.

Apenas uma única edição contou com prova solitária: a estreia, em 2018. Com todos os sistemas testados e a pista aprovada, as quatro edições seguidas vieram com duas corridas. Ao todo, seis pilotos venceram e sete anotaram poles.

O GRANDE PREMIUM lembra as edições anteriores na semana do evento em 2024, que marca a segunda etapa do campeonato atual.

António Félix da Costa venceu a primeira corrida em Diriyah (Foto: Fórmula E)

Diriyah, 2018, corrida única

A pista de rua nas cercanias de Riad abriu o campeonato 2018/2019 e teve um desafio enorme logo de cara: uma verdadeira tempestade causou com que os treinos livres programados fossem cancelados e transformados num treino de 35 minutos e uma classificação divida pela metade do tempo. António Félix da Costa conquistou a pole-position, mas viu Jean-Éric Vergne passar ainda na primeira metade da corrida. O francês caminhava para vencer quando foi punido por usar mais energia que deveria. A vitória voltou a Da Costa, então na BMW, com José María López e Sébastien Buemi no pódio.

Sam Bird ganhou uma prova em 2019 (Foto: Fórmula E)

Diriyah, 2019, corrida 1

Assim como a estreia, a segunda edição da prova saudita aconteceu ainda no começo do campeonato e fim do ano: novembro de 2019 para o campeonato 2019/20. Alexander Sims levou a BMW à pole no primeiro dia, mas ficou longe da vitória, que coube a Sam Bird, então de Virgin. André Lotterer e Stoffel Vandoorne completaram o pódio.

Alexander Sims levou a melhor numa das corridas em 2019 (Foto: Fórmula E)

Diriyah, 2019, corrida 2

No segundo dia, entretanto, a coisa mudou de figura. Sims retornou à posição de honra ao vencer a Superpole e largou em primeiro para, desta vez, completar o trabalho. Por 2s8 segundos, ficou na frente do segundo colocado, Lucas Di Grassi. Vandoorne, novamente, foi o terceiro.

A Mercedes começou a aparecer forte com De Vries em Diriyah (Foto: Mercedes)

Diriyah, 2021, corrida 1

A temporada 2019/20 terminou antes da hora por conta da pandemia e todas as travas de deslocamento no mundo inteiro fizeram com que o campeonato posterior começasse direto em 2021. Desta vez, Diriyah recebeu o evento no fim de janeiro e para um novo momento da categoria, onde a Mercedes colocava as asas de fora. Pelo time alemão, Nyck de Vries controlou as ações e fez pole e vitória no primeiro dia, seguido por Edoardo Mortara e Mitch Evans.

Sam Bird de Jaguar em Diriyah. (Foto: Fórmula E)

Diriyah, 2021, corrida 2

No dia seguinte, foi o compatriota de De Vries, Robin Frijns quem ficou com a pole. Mas Bird levou a melhor na corrida, a bordo da Jaguar, e venceu, com Frijns e Da Costa logo atrás. Sérgio Sette Câmara alcançou o quarto lugar, melhor dele na categoria até hoje. Havia terminado a prova em sexto, mas subiu duas posições após punições posteriores.

Nyck de Vries teve vitória imponente (Foto: Fórmula E)

Diriyah, 2022, corrida 1

A Mercedes seguia mandando no último ano dos carros Gen2. Vandoorne anotou a pole pelo time alemão, mas teve de se contentar com o segundo lugar de uma dobradinha da Mercedes: Nyck de Vries venceu. Jake Dennis fechou o pódio.

Edoardo Mortara vencem na Arábia Saudita (Foto: FIA Fórmula E)

Diriyah, 2022, corrida 2

No dia seguinte, De Vries voltou a emplacar o sucesso com uma pole, mas não sustentou a posição na corrida. Edoardo Mortara, pela Venturi, que usava os motores da Mercedes, levou a melhor. Robin Frijns e Di Grassi completaram o pódio.

A Porsche sorri à toa neste início de Era Gen3 na Fórmula E (Foto: Fórmula E)

Diriyah, 2023, corrida 1

Já no primeiro ano da era Gen3, bem como no período pós-parada pandêmica, o eP de Diriyah foi a cabo no fim de janeiro. Após uma corrida lacônica no México, Sébastien Buemi anotou a pole-position da primeira prova do fim de semana. Mas Pascal Wehrlein e a Porsche eram fortes demais para que fossem contidos. Atrás dele, Jake Dennis e Sam Bird subiram ao pódio.

Apesar da batida na Cidade do Cabo, Wehrlein segue líder da Fórmula E (Foto: Fórmula E)

Diriyah, 2023, corrida 2

Jake Hughes respondeu no segundo dia e levou a McLaren à pole, mas a falta de gerenciamento do trem de força da Nissan impediu a vitória. Novamente, deu Wehrlein: Dennis e René Rast, companheiro de Hughes na McLaren, foram ao pódio.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

FÓRMULA E 2024 – eP da Cidade do México | 1ª etapa | Corrida

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar