Andrea Dovizioso e Danilo Petrucci formam aquela dupla de pilotos que se deu bem desde o primeiro momento. O GRANDE PREMIUM, então, reuniu as principais passagens dos titulares da Ducati em 2019

Danilo Petrucci teve o GP da Itália para guardar eternamente na memória. Segurando ataques de Marc Márquez e superando Andrea Dovizioso, o italiano conseguiu, em casa, alcançar sua primeira vitória na classe rainha do Mundial de Motovelocidade.

Estreante na equipe de fábrica da Ducati, o #9 tem enfrentado muita pressão ao longo da temporada. O motivo é que seu contrato com a equipe é de apenas um ano, e ele ainda tem de mostrar seu valor se quiser seguir na vaga em 2020.

Entretanto, o triunfo lhe deu certa vantagem na disputa — que tem Jack Miller como concorrente. E se a adaptação veio tão rapidamente, ‘Petrux’ tem um nome na ponta da língua para creditar: seu companheiro, Dovizioso.

Desde o primeiro momento, os italianos mostraram que teriam um bom relacionamento na escuderia de Borgo Panigale, e toda a ajuda fornecida pelo #4 só provou que a parceria tem tudo para dar ainda mais certo.

Então, pensando nisso, o GRANDE PREMIUM reuniu dez grandes momentos de Dovizioso e Petrucci ao longo de 2019.

 

10 – Chegando com apoio

Assim que chegou à Ducati, Petrucci já encontrou todo o apoio de seu novo companheiro de equipe. O italiano revelou que Dovizioso ofereceu seus principais segredos e dicas. “A ora nós temos o mesmo médico, o mesmo psicólogo. Dovi me deu tudo”, contou na época.

O #9 admitiu que chegou a estranhar a atitude, mas o #4 apenas justificou afirmando que eles precisariam se ajudar dali para frente. “Ficar em casa com ele é importante para mim, porque posso pegar alguns segredos”, disse Danilo.

 

(Petrucci e Dovizioso (Foto: Red Bull Content Pool))

9 – Elogios de Dovizioso

Dovizioso se empolgou com a chegada de Petrucci desde o primeiro instante. Sem se dar bem com seu antigo companheiro Jorge Lorenzo, o italiano se mostrou aberto em conseguir construir um bom relacionamento com o #9.

Inclusive, fez públicos elogios ao novo parceiro de Ducati ainda nos primeiros dias. “Acho que o Danilo é completamente aberto para tentar trabalhar junto. Acho que o Danilo tem mais potencial do que todos pensam”.

Dovizioso e Petrucci (Petrucci e Dovizioso (Foto: Ducati))

8 – Compartilhando importantes informações

Em nenhum momento da nova parceria passou pela cabeça de Andrea esconder qualquer informação de ‘Petrux’. Inclusive, o #4 ressaltou o importante momento que o compatriota estava vivendo em sua carreira.

O medo de ser superado pelo #9 chegou a passar pela sua cabeça, mas nada que o impedisse de esconder as coisas. “Não tenho problema em divulgar certas coisas. Se outro piloto acabar sendo mais forte do que eu, sorte dele”.

 

7 – O bom relacionamento para o time

O relacionamento entre os italianos ficou tão claro e perceptível que até mesmo dentro da Ducati começou a ser comentado. Paolo Ciabatti, diretor esportivo da equipe, ressaltou como a dupla iria se ajudar.

E mais do que isso, por não brigarem entre si, o dirigente ainda afirmou que importantes pontos não seriam desperdiçados. “Acredito que os dois pilotos atuais da Ducati estão bastante cientes da abordagem que gostamos”.

 

(Dovizioso e Petrucci (Foto: Ducati))

6 – Ajuda até mesmo na alimentação

Petrucci fez questão de ressaltar diversas vezes o quanto a ajuda de Dovizioso tem sido benéfica para seu desenvolvimento e adaptação na Ducati. Inclusive, explicou como o italiano tem ajudado fora das pistas.

O mais novo vencedor da MotoGP revelou que “mudei minha maneira de treinar e comer. Dovi tem me ajudado nessa área também, me aconselhando em focar mais na qualidade do que quantidade”.

Dovizioso e Petrucci após o pódio duplo na França (Dovizioso e Petrucci após o pódio duplo na França (Foto: Ducati))

5 – Bom trabalho em equipe

Após a primeira corrida da temporada, a Ducati ficou ainda mais satisfeita com a recente contratação. Tanto que Claudio Domenicalli, diretor do time, mostrou claramente sua alegria com o trabalho feito no Catar.

Apesar de reconhecer que ainda faltava adaptação para Petrucci, o dirigente não poupou os elogios. “A dupla funciona. Trabalharam muito bem durante o final de semana, mas mais durante o inverno. A equipe, deste modo, tem mais informação”.

 

4 – O agradecimento após o primeiro pódio

O GP da França, quinta etapa da temporada, enfim marcou o primeiro pódio de Danilo usando as cores da Ducati. Em Le Mans, o italiano mostrou evolução e bom desempenho para cruzar a linha de chegada na terceira colocação.

Após a corrida, fez questão de agradecer os conselhos dados por Dovizioso. “Sempre tive muita pressão, as pessoas sempre gostam de me criticar. Por isso, eu tenho de dizer um grande obrigado a Andrea, que, depois de Austin, conversou comigo e me disse para não ligar. Isso me ajudou muito”.

 

(Dovizioso e Petrucci (Foto: Ducati))

3 – Dedicando a vitória

Petrucci não poderia pedir um GP da Itália mais especial. Em solo caseiro, o piloto segurou Marc Márquez e bateu seu companheiro Dovizioso para conseguir conquistar sua primeira vitória na MotoGP.

Na coletiva de imprensa após a corrida, dedicou o triunfo para Andrea. “Me adotou neste inverno como a uma criança. Como a um irmão. Isso foi inacreditável para um companheiro de equipe”.

A boa amizade da dupla da Ducati (Dovizioso e Petrucci (Foto: Ducati))

2 – Ajuda no título

É claro que Danilo não escondeu a felicidade e satisfação em finalmente conseguir conquistar sua primeira vitória na classe rainha do Mundial. Segundo o piloto, alcançou sua meta para a temporada.

Agora, o italiano deixou claro que vai fazer o possível para ajudar seu companheiro a atingir a dele. “Desde o início da temporada, nós temos duas metas diferentes. Agora nós precisamos atingir a meta de Andrea. Vou fazer de tudo para conseguir essa meta”. 

 

1 – Apoio fundamental de Dovizioso

Todos dentro da Ducati ficaram felizes com Danilo ter feito sua estrela brilhar, enfim. Claudio Domenicali ainda comentou como Dovizioso teve um importante papel na conquista do italiano ao ajuda-lo desde o primeiro momento.

“Danilo provavelmente tinha um pouco de vantagem hoje, mas nossos dois pilotos de fábrica lutaram pela vitória até o último centímetro e acredito que Andrea merece parte do crédito por essa vitória, já que ele foi primeiro a sublinhar o potencial de Danilo e colocá-lo debaixo da sua asa, fazendo um trabalho realmente excelente”.

 

(A amizade de Dovizioso e Petrucci é clara (Foto: Ducati))

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar