Caos na classificação deixa GP de Indianápolis 2 imprevisível. Mas Palou se salva

Favoritos em apuros, tumulto, polêmicas e um equilíbrio gigantesco marcaram a espetacular classificação do GP de Indianápolis 2. Mesmo assim, no meio disso tudo, Álex Palou ainda descolou um sexto lugar que ficou de ótimo tamanho pensando no campeonato

Uma classificação que acaba bons minutos depois da bandeira quadriculada nunca é uma sessão normal e, a de Indianápolis 2, caprichou no caos. A pole de Pato O’Ward não chega a ser uma surpresa, mas foi a exceção que confirma a regra de um dia para lá de tumultuado.

Vamos começar do fim: o formato do dia foi de apenas duas fases na classificação, ou seja, não teve Fast Six, mas um Fast 12. Isso significa mais gente na pista, mais candidatos à pole e, naturalmente, mais gente para menos espaço. Foi assim que veio a principal polêmica do dia.

Will Power foi atrapalhado por O’Ward e isso fez com que a Penske reclamasse junto aos comissários já na reta final do Fast 12, justamente o pole no segundo colocado. O protesto não deu em nada, mas serviu para alongar a sessão e atrasar um pouquinho a festa da McLaren.

Pato O’Ward é pole no GP de Indianápolis 2 (Foto: IndyCar)

No meio disso tudo, um equilíbrio fora dos padrões até para a Indy: foram cinco pilotos separados da pole por 0s05. Ou seja, não apenas Power, mas Romain Grosjean, Colton Herta e até o estreante Christian Lundgaard só não vão largar na posição de honra por um detalhe mínimo.

E o que falar de alguns dos candidatos ao título? Os dois grandes nomes da Indy na atualidade tiveram um dia de pesadelo. Josef Newgarden somou uma punição de seis posições no grid por troca de motor com o fato de sequer ter ido ao Fast 12. E mesmo assim foi bem menos pior do que Scott Dixon.

É que Dixon teve uma classificação daquelas. Com um carro que claramente estava desequilibrado, o neozelandês não apenas caiu na primeira fase, mas errou na volta final e causou uma bandeira amarela, perdendo a volta mais rápida e despencando para uma tenebrosa 26ª colocação no grid.

Álex Palou vai largar na terceira fila (Foto: IndyCar)

O cenário só não é absolutamente perfeito para O’Ward porque, justamente quem ele mais precisava secar, não foi assim tão mal. No meio da confusão toda, das zebras, do caos, Álex Palou salvou um sexto lugar que, para um líder em reta final de temporada, tem muito valor.

Com a Ganassi sempre crescendo em corridas, Palou tem tudo para se meter até na briga pela vitória, mas, bem mais do que isso, tem a faca e o queijo na mão para manter uma vantagem bem confortável e ficar a quatro corridas de um inesperado título logo no segundo ano de Indy.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.