Lundgaard choca adversários na chuva e crava pole do GP de Toronto da Indy
Christian Lundgaard surpreendeu a concorrência, com tempo de 1min04s156, cravou a pole-position do GP de Toronto. Helio Castroneves sai do 13º posto
O dinamarquês Christian Lundgaard, da RLL, surpreendeu e cravou a pole-position no GP de Toronto da Indy. Na sessão realizada neste sábado (15) e que ficou marcada pela chuva, o dono do carro #45 cravou 1min04s156 para surpreender pilotos de McLaren, Penske e Ganassi que sonhavam com a posição de honra no Canadá. É a segunda pole do piloto na categoria.
Mesmo rodando durante o Fast 6, o neozelandês Scott McLaughlin, da Penske, vai largar na primeira fila ao lado de Lundgaard. O piloto cravou a marca de 1min04s479, e apesar de flertar com a pole, vai se contentar com o segundo posto no grid.
Relacionadas
A segunda fila conta com o mexicano Pato O’Ward, da McLaren, ao lado do sueco Marcus Ericsson, da Ganassi. Na sequência, aparece Felix Rosenqvist, compatriota de Ericsson e companheiro de O’Ward, junto do atual campeão Will Power, da Penske.
Hexacampeão e atual vencedor do GP de Toronto, Scott Dixon vai largar da sétima posição com a Ganassi, dividindo fila com Kyle Kirkwood, da Andretti. O top-10 é completado por Romain Grosjean e Marcus Armstrong.
O brasileiro Helio Castroneves, da Meyer Shank, foi, mais uma vez, eliminado ainda no primeiro segmento da classificação, mas com o 13º lugar, conquistou a melhor posição de largada da temporada. Ele vai largar lado a lado com Colton Herta, da Andretti, que era um dos favoritos a pole, mas não se deu bem na chuva.
Líder do campeonato e com vantagem acima dos 100 pontos, Álex Palou vai precisar de uma corrida de recuperação com a Ganassi. O espanhol não encontrou ritmo e foi eliminado ainda no primeiro segmento da classificação, com o 15º posto.
O GP de Toronto tem largada marcada para às 14h45 (de Brasília, GMT-3) deste domingo, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.
Saiba como foi a classificação do GP de Toronto:
Q1: Palou e Herta surpreendem com eliminação precoce
Grupo 1: Kyle Kirkwood, Álex Palou, Christian Lundgaard, Scott Dixon, David Malukas, Will Power, Scott McLaughlin, Jack Harvey, Rinus VeeKay, Helio Castroneves. Benjamin Pedersen, Ryan Hunter-Reay e Sting Ray Robb
A bandeira verde do grupo 1 foi dada às 15h50 (de Brasília, GMT-3). Na primeira metade do tempo, pilotos como VeeKay, Hunter-Reay, Pedersen e Robb se arriscaram nos pneus alternativos. Kyle Kirkwood surgiu na ponta com 1min01s096.
Na hora de todos os pilotos com pneus macios, Kirkwood avançou em primeiro com 1min00s645 e levou VeeKay, Lundgaard, Power, Dixon e McLaughlin com ele. Palou acabou eliminado.
Grupo 2: Colton Herta, Marcus Ericsson, Pato O’Ward, Romain Grosjean, Josef Newgarden, Callum Ilott, Graham Rahal, Felix Rosenqvist, Santino Ferrucci, Marcus Armstrong, Devlin DeFrancesco, Agustín Canapino, Alexander Rossi e Tom Blomqvist
Após um pequeno atraso após a chuva, o grupo 2 foi iniciado com os pilotos em pneus de pista molhada. Agustín Canapino foi o primeiro a rodar, mas manteve o carro na disputa. Romain Grosjean, Colton Herta e Tom Blomqvist seguiram o mesmo caminho. Graham Rahal chegou a bater e danificar a asa dianteira. Após os primeiros 5 minutos, o melhor tempo era de Felix Rosenqvist, em 1min15s519. Newgarden, Rossi, Armstrong, Ericsson e Blomqvist avançavam.
A pista foi evoluindo ao longo do tempo e as marcas foram melhorando. Quem acabou com o tempo mais rápido do grupo foi Romain Grosjean, com 1min14s045. Ericsson, Newgarden, Rosenqvist, O’Ward e Armstrong avançaram. Colton Herta, líder do TL2, ficou de fora.
Fast 12: Dixon e Newgarden ficam pelo caminho
Após uma longa pausa por análise da direção de prova para rever chances de punições, o Fast 12 começou, com a pista em melhores condições, mas os pilotos ainda com pneus de chuva. Nos primeiros minutos, quem surgiu na liderança foi Felix Rosenqvist com o tempo de 1min12s861, puxando O’Ward, Ericsson, Dixon, Grosjean e McLaughlin como classificados.
Na segunda metade do tempo, quem surpreendeu com a volta mais rápida foi Pato O’Ward, com 1min11s344. Lundgaard, Rosenqvist, McLaughlin, Ericsson e Power conseguiram a classificação para a disputa da pole. Dixon e Newgarden ficaram de fora.
Fast 6:
No Fast 6, os pilotos não demoraram a colocar os pneus macios, mesmo com a pista úmida. Quem saiu em vantagem inicialmente foi Pato O’Ward, com 1min10s939. Em seguida, o mexicano anotou 1min07s948. Scott McLaughlin foi o primeiro a rodar, mas não causou bandeiras vermelhas.
Quando tudo parecia encaminhado para O’Ward ser pole, surgiu McLaughlin para frustrar o mexicano com 1min05s653. Power assumiu a pole de forma provisória, mas com a pista melhorando, muita gente melhorou. Lundgaard chocou a todos com 1min04s156. McLaughlin ficou em segundo com 1min04s479, enquanto Pato foi terceiro.
Indy 2023, GP de Toronto, Classificação:
POSIÇÃO | PILOTO | EQUIPE | TEMPO |
1 | C LUNDGAARD | RLL Honda | 1:04.156 |
2 | S MCLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 1:04.479 |
3 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 1:04.550 |
4 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 1:04.909 |
5 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | 1:04.924 |
6 | W POWER | Penske Chevrolet | 1:05.070 |
7 | S DIXON | Ganassi Honda | 1:12.312 |
8 | K KIRKWOOD | Andretti Honda | 1:12.331 |
9 | R GROSJEAN | Andretti Honda | 1:12.561 |
10 | M ARMSTRONG | Ganassi Honda | 1:12.560 |
11 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 1:13.635 |
12 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 1:15.022 |
13 | H CASTRONEVES | Meyer Shank Honda | 1:01.532 |
14 | C HERTA | Andretti Honda | 1:14.835 |
15 | A PALOU | Ganassi Honda | 1:01.634 |
16 | C ILOTT | Juncos Chevrolet | 1:14.875 |
17 | D MALUKAS | Dale Coyne Honda | 1:02.029 |
18 | A CANAPINO | Juncos Chevrolet | 1:15.454 |
19 | J HARVEY | RLL Honda | 1:02.203 |
20 | T BLOMQVIST | Meyer Shank Honda | 1:16.041 |
21 | R HUNTER-REAY | RLL Honda | 1:02.255 |
22 | D DEFRANCESCO | Andretti Honda | 1:16.059 |
23 | S RAY ROBB | Dale Coyne Honda | 1:02.397 |
24 | S FERRUCCI | Foyt Chevrolet | 1:16.287 |
25 | B PEDERSEN | Foyt Chevrolet | 1:02.653 |
26 | A ROSSI | McLaren Chevrolet | 1:28.985 |
27 | G RAHAL | RLL Honda | 1:29.377 |