Em duelo de novatos, Herta afasta crise na Harding, supera Ericsson e lidera primeira sessão de testes em Austin
O primeiro teste da Indy na pré-temporada em Austin teve surpresas grandes. Colton Herta superou Marcus Ericsson no finalzinho e levou a melhor no duelo de novatos. Matheus Leist foi o melhor brasileiro e ficou em 11º
O melhor piloto experiente nos testes foi Josef Newgarden. O americano da Penske virou, no entanto, mais de 0s6 mais lento que Herta, mas foi, também, o melhor representante da Chevrolet. Outro da fabricante americana que surgiu bem foi RC Enerson, da Carlin, também do time dos novatos. O americano da Carlin foi somente 0s19 pior que Newgarden.
Confira como foi a primeira sessão de testes em Austin
A primeira sessão do dia de 1 testes coletivos da Indy no Circuito das Américas começou pontualmente às 14h (em Brasília). Líder da atividade encurtada em Laguna Seca, Max Chilton, com a Carlin, foi quem abriu os trabalhos na pista, mas não fez uma marca competitiva.
Já quando o relógio descia dos 50 minutos para o fim da sessão, Alexander Rossi resolveu aparecer. Primeiro, se meteu em terceiro para, na sequência, virar 1min50s193 e arrancar Rosenqvist da dianteira, sendo apenas 0s1 mais veloz que o sueco. Spencer Pigot surgiu junto e se colocou em terceiro.
Quando tudo parecia definido e a pista via mais pilotos escapando de lado do que virando tempos rápidos, um azarão surgiu. Zach Veach, com sua Andretti, achou um tempo espetacular em 1min49s812 e partiu para a liderança, derrubando Dixon.
E o feito de Veach parece que abriu uma brecha para vários tempos que foram caindo em sequência. RC Enerson, de Carlin, conseguiu baixar a marca de Veach com 1min49s5, mas Ericsson chegou chutando a porta e cravando um inacreditável 1min48s839. Andretti também se saiu bem e foi para quarto, na frente de Dixon.
No finalzinho, em mais uma reviravolta pouco esperada, Herta surgiu para derrubar Ericsson e, com 1min48s744, liderou a sessão no Circuito das Américas.
Indy, Pré-temporada, Austin, Dia 1, Sessão 1:
1 | C HERTA | Harding Honda | 1:48.744 | 16 | |
2 | M ERICSSON | SPM Honda | 1:48.839 | +0.095 | 23 |
3 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 1:49.353 | +0.609 | 17 |
4 | R ENERSON | Carlin Chevrolet | 1:49.543 | +0.799 | 26 |
5 | Z VEACH | Andretti Honda | 1:49.812 | +1.068 | 16 |
6 | M ANDRETTI | Andretti Honda | 1:49.973 | +1.229 | 15 |
7 | S DIXON | Ganassi Honda | 1:50.008 | +1.264 | 11 |
8 | S PIGOT | Carpenter Chevrolet | 1:50.069 | +1.325 | 9 |
9 | A ROSSI | Andretti Honda | 1:50.116 | +1.372 | 14 |
10 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | 1:50.179 | +1.435 | 21 |
11 | M LEIST | Foyt Chevrolet | 1:50.180 | +1.436 | 18 |
12 | F ROSENQVIST | Ganassi Honda | 1:50.290 | +1.546 | 16 |
13 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | 1:50.375 | +1.631 | 12 |
14 | H CASTRONEVES | Penske Chevrolet | 1:50.448 | +1.704 | 20 |
15 | S FERRUCCI | Dale Coyne Honda | 1:50.449 | +1.705 | 11 |
16 | W POWER | Penske Chevrolet | 1:50.640 | +1.896 | 19 |
17 | J HINCHCLIFFE | SPM Honda | 1:50.677 | +1.933 | 11 |
18 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | 1:50.972 | +2.228 | 14 |
19 | G RAHAL | RLL Honda | 1:50.991 | +2.247 | 15 |
20 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | 1:51.004 | +2.260 | 7 |
21 | S BOURDAIS | Dale Coyne Honda | 1:51.078 | +2.334 | 16 |
22 | T SATO | RLL Honda | 1:51.289 | +2.545 | 16 |
23 | E JONES | Carpenter Chevrolet | 1:51.421 | +2.677 | 14 |
24 | T KANAAN | Foyt Chevrolet | 1:51.745 | +3.001 | 7 |
25 | K KAISER | Juncos Chevrolet | 1 |