GUIA 2023: Herta assume posto de líder, mas esbarra em decadente Andretti

Ainda com o sonho de conseguir uma vaga na Fórmula 1 vivo, Colton Herta parte para a temporada de 2023 da Indy como o veterano da Andretti apenas aos 22 anos

Colton Herta foi um dos nomes mais baladados do automobilismo em 2022. O jovem americano atraiu o interesse da AlphaTauri e esteve próximo de uma mudança para a Fórmula 1, mas acabou sendo barrado por não possuir os pontos necessários para obter a superlicença. Assim, Herta retorna para sua quinta temporada completa na Indy com a Andretti de contrato renovado, mas ainda com a F1 em mente.

Conseguir a superlicença não será tarefa fácil. Para obter os 40 pontos necessários sem depender de participações em treinos livres, Colton precisa de um terceiro lugar na Indy neste ano, algo que parece extremamente improvável dado o desempenho da Andretti nos últimos anos, que em 2022 teve Alexander Rossi como melhor colocado apenas na nona posição.

Relacionadas


Herta tem habilidades de sobra para se sobressair em uma categoria tão nivelada quanto à Indy, mas ainda assim é preciso ter um carro forte durante todo o campeonato, algo que não aconteceu nas duas últimas temporadas, quando o piloto de 22 anos terminou apenas na quinta e décima colocações. Seu melhor resultado é justamente um terceiro lugar em 2020.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Colton Herta ainda sonha com Fórmula 1 (Foto: IndyCar)

Para voltar a sonhar com Fórmula 1, Herta precisa que a Andretti se reestabeleça dentro do ‘Big 3’ ao lado de Penske e Ganassi, que dominaram em 2022. O lado positivo é que, com a saída de Rossi para a McLaren, equipe da qual Colton também faz parte como piloto do programa de testes de carros prévios, o jovem de 22 anos assume o posto de piloto principal da equipe para a temporada que se aproxima.

O lado negativo é que, aos 22 anos e indo apenas para sua quinta temporada completa, o americano é o piloto mais experiente de seu time, já que Kyle Kirkwood e Devlin DeFrancesco estão em seu segundo ano e o veterano Romain Grosjean parte para sua terceira temporada nos Estados Unidos, apenas a segunda com a Andretti. E, em um time que precisa achar uma forma de voltar a competir no topo, a falta de experiência pode acabar sendo extremamente prejudicial.

E mesmo sendo o veterano da casa, Herta ainda tem seus momentos de novato de vez em quando. Em 2022, um acidente em Long Beach, quando ocupava uma posição no pódio após largar na pole-position, e a forte batida no Carb Day dias antes das 500 Milhas de Indianápolis, definitivamente prejudicaram seu campeonato.

Colton Herta venceu prova memorável em Indianápolis (Foto: IndyCar)

Ao mesmo tempo, Colton quase sempre deixou claro os motivos pelos quais chamou a atenção do mundo da Fórmula 1. A vitória no GP de Indianápolis 1, sob uma forte chuva e condições que variaram muito ao longo da prova, foi uma afirmação de seu talento e capacidade atrás do volante. Constantemente largando nas primeiras posições, principalmente em circuitos de rua, onde conquistou suas duas pole-positions, o americano é inegavelmente veloz.

A temporada de 2023 reserva um momento decisivo para Herta. Com o mundo da F1 de olho e a antiga pretendente AlphaTauri com pilotos com apenas um ano de contrato, a porta para a principal categoria do automobilismo ainda está aberta. E, obviamente, ainda há outra possibilidade: caso a Andretti consiga a tão desejada vaga na Fórmula 1, ele já está garantido na equipe.

No fim das contas, o futuro de Colton é muito promissor, seja ele na Indy ou na Fórmula 1. A nova temporada da categoria americana será importante para avaliar sua capacidade de liderar a Andretti a galgar o terreno perdido para Penske e Ganassi e continuar provando que tem talento para correr com os melhores do mundo. Um título parece improvável, mas Herta com certeza irá entregar momentos de brilho e merece sonhar com, no mínimo, um terceiro lugar e uma superlicença em 2023.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.