James Hinchcliffe não teve dificuldades para vencer o GP de Iowa, décima etapa da temporada 2013 da Indy. Inspirado, o canadense assumiu a liderança ainda na primeira volta e só saiu da ponta durante as rodadas de pit-stops.
Em grande atuação, o piloto do carro #27 contou com o bom ritmo da Andretti para controlar a prova e segurar os poucos ataques que recebeu tanto de Marco Andretti quanto de Graham Rahal, um dos grandes destaques da corrida.
Pódio de Iowa, com Hunter-Reay, Hinchcliffe e Kanaan (Foto: Chris Jones/IndyCar)
Com isso, Hinchcliffe alcançou a terceira vitória na carreira e se tornou o primeiro piloto a triunfar três vezes na atual temporada. Ryan Hunter-Reay, em belíssima recuperação, ficou com o segundo lugar, logo à frente de Tony Kanaan, que ganhou a terceira posição na penúltima volta.
Helio Castroneves foi apenas o oitavo, enquanto Bia Figueiredo não completou a prova.
Confira como foi o GP de Iowa, décima etapa da Indy em 2013:
Após a largada, a liderança do pole Will Power durou apenas duas curvas: Hinchcliffe, impetuoso, largou por fora e assumiu a liderança logo na primeira volta. Kanaan ganhou uma posição, subindo para o quinto lugar, enquanto Helio se manteve em 11º.
Hinchcliffe assume liderança na largada em Iowa (Foto: Chris Jones/IndyCar)
Quem logo de cara mostrou a que veio foi Rahal: largando em oitavo, o piloto da RLL fez um início muito forte, travou excelente duelo com Pagenaud e ascendeu ao sétimo posto.
Mais à frente, ao mesmo tempo, Kanaan disputou posições com Ed Carpenter e Andretti e, mostrando o bom acerto de sua KV, assumiu momentaneamente o terceiro lugar. Enquanto isso, Power seguia perdendo posições sucessivamente e, antes da 30ª volta, já havia caído para oitavo, quase fora do top-10.
A primeira bandeira amarela veio já no 38ª giro: em duelo com Rahal, Hunter-Reay perdeu o controle e acertou de leve a traseira do carro de seu adversário, danificando o aerofólio dianteiro e deixando alguns detritos na pista. A maior parte dos pilotos partiu para o primeiro pit-stop, mas as posições não se alteraram.
A relargada veio na volta 52. Hinchcliffe manteve a liderança, sem ser ameaçado por Carpenter, que naquele momento ocupava o segundo lugar.
Os grandes duelos, neste estágio da prova, estavam no pelotão intermediário, com três ou até quatro carros emparelhados e trocando posições, com alguns toques entre si, mas sem nenhum acidente.
Enquanto isso, Hinchcliffe seguia imbatível na liderança, abrindo cada vez mais vantagem. Andretti chegou a recuperar o segundo lugar, mas nem mesmo ele, com equipamento tão competitivo quanto o do canadense, foi capaz de ameaçá-lo.
Um pouco mais atrás, Rahal seguia abrindo caminho e realizando ultrapassagens cada vez mais arriscadas, acima do limite e com direito a toques leves, tanto no muro quanto nos adversários. Assim, enfileirou belas manobras sobre Oriol Servià, Carpenter e Simon Pagenaud e apareceu rapidamente no terceiro lugar, começando a surgir como um dos postulantes à vitória.
Pelotão em ação no GP de Iowa (Foto: Chris Jones/IndyCar)
Endiabrado, o piloto da RLL precisou de poucas voltas para se aproximar com extrema facilidade também de Andretti e superá-lo, assumindo o segundo lugar. Nas voltas seguintes, ambos trocaram de posições algumas vezes, mas o piloto do carro #15 levou a melhor e se manteve na vice-liderança da prova.
Na volta 136, Alex Tagliani provocou a segunda bandeira amarela ao perder a dianteira, raspar no muro e rodar, ficando atravessado na entrada do pit-lane. O canadense, no entanto, ainda conseguiu prosseguir na corrida e só abandonou algumas voltas depois.
Nova relargada, com Hinchcliffe ainda na liderança, seguido por Rahal e Andretti. Hunter-Reay, em grande reinício, deu continuidade à sua recuperação e saltou da nona para a sexta posição em uma única volta, se colocando também como um dos grandes nomes da prova e possíveis candidatos à vitória.
Mas Hinchcliffe estava imbatível. Seu triunfo, na realidade, só foi ameaçado de fato uma única vez, na relargada após breve bandeira amarela por conta de detritos na pista. Rahal, determinado a vencer em Iowa e com excelente acerto em seu carro, colocou por fora e emparelhou com o canadense durante uma volta inteira, chegando inclusive a ficar na frente por meio carro.
Mas o motor Chevrolet da Andretti de James falou mais alto que o Honda da RLL de Graham, e o carro verde ganhou a 'queda de braço' e permaneceu na primeira posição. A partir daí, restou a Hinch controlar o ritmo até o final.
Hinchcliffe celebra vitória em Iowa com a bandeira canadense (Foto: Chris Jones/IndyCar)
Pouca coisa aconteceu a partir deste momento. Nem mesmo a última rodada de pit-stops, aberta na volta 190, alterou o cenário em relação à disputa pela vitória.
Os giros finais, no entanto, foram dominados por Hunter-Reay – que enfileirou ultrapassagens sobre Pagenaud, Servià, Andretti e Rahal e pulou para a segunda posição –, e por Kanaan, que na penúltima volta, se valeu da queda de desempenho de Graham e o tirou do pódio, ficando com o terceiro lugar.
Carpenter também acabou superando o carro #15 no último giro e fechou em quarto lugar, relegando o filho de Bobby a uma excelente quinta posição, com Pagenaud completando o top-6.
Castroneves, em desempenho discreto, chegou a flertar com os primeiros lugares, mas não conseguiu ir além do oitavo posto – suficiente, no entanto, para mantê-lo como líder do campeonato. Bia, discreta, em nenhum momento conseguiu deixar o fundo do grid e abandonou já no quarto final da prova.
Destaque negativo para Dario Franchitti, que teve desempenho muito abaixo do esperado e levou nada menos que quatro voltas de Hinchcliffe, cruzando a linha de chegada em uma melancólica 20ª posição.
Indy, GP de Iowa, Final:
1 |
James HINCHCLIFFE |
CAN |
Andretti Chevrolet |
|
250 voltas |
2 |
Ryan HUNTER-REAY |
EUA |
Andretti Chevrolet |
+1.500 |
|
3 |
Tony KANAAN |
BRA |
KV Chevrolet |
+1.689 |
|
4 |
Ed CARPENTER |
EUA |
Carpenter Chevrolet |
+2.760 |
|
5 |
Graham RAHAL |
EUA |
RLL Honda |
+3.020 |
|
6 |
Simon PAGENAUD |
FRA |
Schmidt Honda |
+6.665 |
|
7 |
Oriol SERVIÀ |
ESP |
Panther Chevrolet |
+9.700 |
|
8 |
Helio CASTRONEVES |
BRA |
Penske Chevrolet |
+10.685 |
|
9 |
Marco ANDRETTI |
EUA |
Andretti Chevrolet |
+12.713 |
|
10 |
Ernesto VISO |
VEN |
Andretti Chevrolet |
+17.615 |
|
11 |
Justin WILSON |
ING |
Dale Coyne Honda |
+1 volta |
|
12 |
Charlie KIMBALL |
EUA |
Ganassi Honda |
+1 volta |
|
13 |
Tristan VAUTIER |
FRA |
Schmidt Honda |
+2 voltas |
|
14 |
Sébastien BOURDAIS |
FRA |
Dragon Chevrolet |
+2 voltas |
|
15 |
Josef NEWGARDEN |
EUA |
Fisher Hartman Honda |
+2 voltas |
|
16 |
Scott DIXON |
NZL |
Ganassi Honda |
+3 voltas |
|
17 |
Will POWER |
AUS |
Penske Chevrolet |
+3 voltas |
|
18 |
James JAKES |
ING |
RLL Honda |
+3 voltas |
|
19 |
Sebastián SAAVEDRA |
COL |
Dragon Chevrolet |
+3 voltas |
|
20 |
Dario FRANCHITTI |
ESC |
Ganassi Honda |
+4 voltas |
|
21 |
Simona DE SILVESTRO |
SUI |
KV Chevrolet |
+7 voltas |
|
22 |
Bia FIGUEIREDO |
BRA |
Dale Coyne Honda |
183 voltas |
NC |
23 |
Takuma SATO |
JAP |
Foyt Honda |
162 voltas |
NC |
24 |
Alex TAGLIANI |
CAN |
Bryan Herta Honda |
139 voltas |
NC |
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.