Indy adia introdução de novos motores e garante mudança após Indianápolis

A Indy confirmou que os novos motores, previstos para 2024, estão atrasados e vão estrear na categoria apenas depois de Indianápolis, já com boa parte do campeonato disputada

Os novos motores híbridos da Indy tiveram a estreia adiada mais uma vez, agora para depois das 500 Milhas de Indianápolis, que será disputada em maio de 2024. A expectativa de atraso do desenvolvimento da tecnologia vinha sendo ventilada, mas agora foi confirmada pela própria categoria, que esperava fazer a transição para a segunda metade do próximo campeonato.

O jornal americano IndyStar já tinha comunicado um atraso dos testes coletivos da categoria, marcados para o início de dezembro e agora levados para o próximo ano. De acordo com a publicação, por culpa de “problemas substanciais das fornecedoras” Honda e Chevrolet.

A Indy, no entanto, emitiu comunicado afirmou que “a parceria [com as montadoras] tem sido fenomenal”, nas palavras do presidente Jay Frye. “A unidade de potência híbrida específica para a Indy é dinâmica e uma maravilha da engenharia, por isso estamos comprometidos com a introdução na próxima temporada”, seguiu o dirigente.

De acordo com a categoria, “testes adicionais e desenvolvimento do pacote híbrido será mantido durante os próximos meses, até a primeira corrida de 2024”. A Indy ainda afirmou que “mais informações sobre o lançamento da unidade híbrida serão anunciadas no futuro”.

Nova unidade de potência da Indy segue com futuro indefinido (Foto: Indy)

O primeiro teste do novo motor híbrido aconteceu em agosto, no misto de Indianápolis, com Will Power e Scott Dixon. Em outubro, uma nova atividade foi realizada, no oval, com quatro equipes participando: Penske, Ganassi, Andretti e McLaren. A grande discussão na época era de como a categoria e as montadoras utilizariam a tecnologia nas diferentes pistas, com a adição de mais cavalos de potência e diferenças entre circuitos de rua e ovais.

A novela sobre os novos motores da Indy começou em 2019. Na época, a categoria anunciou que, a partir de 2021, o campeonato teria uma especificação V6 2.4 Litros e de sistema híbrido, com a esperança também de atrair uma terceira montadora. Por efeito da pandemia de Covid-19, a introdução foi adiada para o início de 2023.

Posteriormente, em 2022, foi anunciado que a estreia dos novos motores seria em 2024, com testes acontecendo com e sem o sistema híbrido. Porém, em dezembro do mesmo ano, a categoria anunciou o congelamento do plano, mantendo os atuais motores V6 2.2 litros, mas com a chegada do sistema híbrido. Agora, porém, a estreia da nova tecnologia foi postergada para o segundo semestre, pois a Indy 500 será disputada no dia 26 de maio de 2024.

A temporada 2024 da Indy tem início com o GP de St. Pete, na Flórida, no dia 10 de março. As 500 Milhas de Indianápolis estão agendadas para acontecer no dia 26 de maio.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.