Indy anuncia alteração nas relargadas em Milwaukee após polêmica em Gateway
Acusado por parte do grid de ter feito algo ilegal, Newgarden se defendeu e disse que relargaria o mais tarde possível em Gateway. Indy vai adotar linha limite para líder relargar
Depois da polêmica penúltima relargada em Gateway, na qual parte do grid acusa Josef Newgarden de variar o ritmo — o que é proibido por regulamento — e ser responsável pelo acidente que gerou a bandeira vermelha, a Indy se mexeu e tomou providências para que episódios como esse não se repita. A categoria anunciou durante o briefing com os pilotos desta sexta-feira (30) que demarcará uma linha no oval de Milwaukee, que será o limite para o líder relargar.
Com dez voltas para o final em Gateway, Newgarden liderava o pelotão e um grande efeito-sanfona foi gerado antes da relargada. Parte dos pilotos, como Colton Herta, Álex Palou e Alexander Rossi, culparam o #2, por supostamente ter reduzido o ritmo em um momento que anterior à plena aceleração. Nesse instante, Rossi acertou com tudo a traseira de Will Power, que ficou furioso com o companheiro, dizendo que “foi quem mais errou” na ocasião” — dias após, no entanto, voltou atrás e disse que Newgarden não mudou o ritmo.
O atual bicampeão das 500 Milhas de Indianápolis, por sua vez, se defendeu e disse que a estratégia naquele momento era relargar o mais tarde possível.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Castroneves ‘abre’ portas para ter mais brasileiros na Indy em 2025
Vale destacar que o regulamento da Indy, mais especificamente no artigo 7.1.1.3, diz que “o líder é obrigado a manter o ritmo até chegar à zona de reaceleração designada pela Indy. Quando o líder acelerar à velocidade de corrida, a bandeira verde será então acionada”. Também é bom relembrar que, em Gateway, esse ponto trouxe outra polêmica, pois a transmissão da etapa deixou claro que a verde foi agitada antes de Newgarden ter dado o pé no acelerador.
Para evitar esse tipo de dúvida, a Indy vai marcar com uma linha em Milwaukee o limite para o líder relargar. Se alcançar essa demarcação, a bandeira verde será acionada. O mesmo vai acontecer no Nashville Superspeedway, circuito oval que recebe a decisão da temporada 2024 no próximo dia 15 de setembro.
Ao mesmo tempo, a Indy também frisou que todos os demais procedimentos de relargada seguem inalterados para as três corridas finais da temporada.
A Indy retorna já neste final de semana com uma novidade: a rodada dupla no oval de Milwaukee Mile, localizado em West Alis, no Wisconsin. A corrida 1 acontece no sábado (31), enquanto a corrida 2 está programada para o domingo (1).
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.