Indy fracassa com Desafio do US$ 1 milhão e tem menor audiência em 2 anos nos EUA

Mesmo sem grande concorrentes no horário, Indy amarga pior audiência desde a corrida 2 de Iowa da temporada de 2022

A Indy tentou algo diferente para ocupar a lacuna de seis semanas entre a estreia da temporada 2024 no GP de São Petersburgo, no início de março, e a segunda etapa, o GP de Long Beach, marcado para o dia 21 de abril. Nesse espaço, surgiu o Desafio do US$ 1 Milhão, uma corrida extracampeonato no The Thermal Club, com formato distinto do habitual, com nove horas de testes abertos, baterias classificatórias e evento principal dividido por segmentos. A pouca ação na pista refletiu de maneira negativa na audiência nos Estados Unidos.

A vitória nesse domingo (24) de Álex Palou foi transmitida pela emissora NBC e também por sua plataforma de streaming Peacock. Os números podem ser considerados baixos, ainda mais se levar em consideração que não houve concorrência da NFL. Foram 816 mil espectadores acompanhando a Indy, o menor índice de um evento sem conflito com a liga de futebol americano desde a corrida 2 de Iowa da temporada de 2022.

A NFL apresenta números muito grandes de audiência nos Estados Unidos, o que impacta nos expectadores de outras modalidades que confrontam datas do principal campeonato de futebol americano. Até em decorrência desse fenômeno que a Indy tem calendário reduzido entre março e setembro, período de intervalo da liga.

Vale destacar que o horário de largada do Desafio do US$ 1 Milhão foi pensado para que não houvesse concorrência com grandes campeonatos do esporte americano. Para se ter ideia, a bandeira verde foi por volta de 9h30 da Califórnia, local da prova — 12h30 em Nova York [GMT-4] e 13h30 em Brasília (GMT-3)

Pouco mais de 800 mil expectadores viram a Indy na TV dos EUA (Foto: IndyCar)

Além de fugir da Nascar Cup Series, que largou praticamente uma hora após a bandeira quadriculada no Thermal Club, a Indy só conflitou com alguns jogos de basquete universitário masculino e feminino.

Além das críticas, a baixa audiência será um fator para a direção da Indy considerar se vai seguir ou não com a prova. Durante o final de semana, Mark Miles, CEO da Penske Entertainment, proprietária da Indy, afirmou que iria aguardar o fim do evento para analisar a continuidade do Desafio do US$ 1 Milhão.

Indy só retorna daqui quatro semanas com o GP de Long Beach, agora valendo pontos para o campeonato, no dia 21 de abril, que acontece no circuito de rua montado na Califórnia, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.