Indy

Newgarden bate Herta no final e coloca Penske na frente no TL3 em Elkhart Lake

Josef Newgarden fez a Penske e a Chevrolet entrarem de vez no jogo. O americano puxou a fila do TL3 da Indy em Elkhart Lake com uma ótima volta no fim e, assim, estragou a festa de Colton Herta

Grande Prêmio / GABRIEL CURTY, de São Paulo
Tudo parecia caminhar para mais um treino livre com liderança da Honda, mas Josef Newgarden guardou o melhor para o final e cravou a melhor volta do TL3 que abriu o sábado (22) de atividades da Indy em Elkhart Lake. O americano da Penske fez 1min42s883.

Colton Herta foi quem passou a maior parte da sessão na ponta e ficou em segundo, no final das contas. O piloto da Harding acabou 0s287 atrás do líder do campeonato e foi seguido bem de perto por Will Power e Ryan Hunter-Reay, que refletiram o equilíbrio entre Chevrolet e Honda.

O revezamento entre as duas fabricantes seguiu nas posições seguintes, com Alexander Rossi, Spencer Pigot e Felix Rosenqvist também no grupo da frente no TL3.

Em ótima fase, Santino Ferrucci foi oitavo, com James Hinchcliffe e Pato O'Ward fechando o grupo dos dez primeiros. Tony Kanaan foi o 19º e Matheus Leist ficou em 23º. A classificação acontece logo mais, a partir das 17h (em Brasília).
Josef Newgarden liderou o TL3 em Elkhart Lake (Foto: Indycar)
Saiba como foi o TL3 em Elkhart Lake
 
O terceiro treino livre da Indy em Road America teve bandeira verde acionada pontualmente às 13h (em Brasília). E a ação foi rolando desde o início, com os pilotos atacando o traçado e empilhando voltas rápidas em preparação para a classificação.
 
As marcas foram ficando muito mais competitivas que as de sexta-feira em uma velocidade impressionante. Alexander Rossi, por exemplo, virou 1min43s334 logo de cara, sendo superado ainda nos primeiros minutos por Colton Herta, que cravou 1min43s170.
 
Depois de um primeiro dia não mais que mediano, a Ganassi começou o sábado agressiva com seus dois pilotos. Felix Rosenqvist já aparecia em terceiro, enquanto Scott Dixon era o quarto colocado.
 
O início era todo da Honda, em uma sessão que, apesar de marcas mais velozes, não tinha ainda tantas escapadas como as de Rossi e Ericsson na sexta-feira, a exceção era uma de Will Power. O primeiro carro da Chevrolet a aparecer bem foi o de Josef Newgarden. O líder do campeonato se colocou em quarto e, no giro seguinte, subiu para terceiro com 1min43s443.
 
De forma um tanto quanto surpreendente, o TL3 chegava na metade com os tempos iniciais do pessoal do topo da tabela sem muitas mudanças, numa característica diferente da comum nas sessões da categoria.
 
Sobrou para o pessoal da Chevrolet baixar bastante as marcas pessoais. Pato O'Ward fez o sexto tempo, mas logo recuou para oitavo com Spencer Pigot voando para terceiro e Power subindo para quarto.

Quem estava sumido era Ryan Hunter-Reay, depois de liderar o TL1 e fazer bom papel também no TL2. O americano apareceu bem já nos 10 minutos finais, chegando a bater Rossi e colar em Herta, apenas 0s03 atrás do rival. Enquanto isso, O'Ward passeava pela área de escape.

Parecia que tudo ficaria assim, mas ainda deu tempo de três fatos importantes: Power pulou para segundo, mas logo virou terceiro com Newgarden voando para o primeiro lugar, quase 0s3 abaixo de Herta. Rahal, por sua vez, perdeu o carro na curva 7 e bateu, forçando a bandeira vermelha.

Indy 2019, GP de Elkhart Lake, TL3:

1 J NEWGARDEN Penske Chevrolet 1:42.883   11
2 C HERTA Harding Honda 1:43.170 +0.287 12
3 W POWER Penske Chevrolet 1:43.184 +0.301 15
4 R HUNTER-REAY Andretti Honda 1:43.202 +0.319 12
5 A ROSSI Andretti Honda 1:43.334 +0.451 10
6 S PIGOT Carpenter Chevrolet 1:43.416 +0.533 16
7 F ROSENQVIST Ganassi Honda 1:43.541 +0.658 15
8 S FERRUCCI Dale Coyne Honda 1:43.672 +0.789 16
9 J HINCHCLIFFE SPM Honda 1:43.737 +0.854 12
10 P O'WARD Carlin Chevrolet 1:43.757 +0.874 13
11 Z VEACH Andretti Honda 1:43.758 +0.875 15
12 S DIXON Ganassi Honda 1:43.796 +0.913 14
13 S PAGENAUD Penske Chevrolet 1:43.860 +0.977 15
14 S BOURDAIS Dale Coyne Honda 1:43.862 +0.979 14
15 M ANDRETTI Andretti Honda 1:43.923 +1.040 14
16 G RAHAL RLL Honda 1:43.942 +1.059 11
17 E JONES Carpenter Chevrolet 1:43.949 +1.066 15
18 T SATO RLL Honda 1:44.024 +1.141 14
19 T KANAAN Foyt Chevrolet 1:44.099 +1.216 14
20 M ERICSSON SPM Honda 1:44.113 +1.230 14
21 M CHILTON Carlin Chevrolet 1:44.223 +1.340 14
22 J HARVEY Meyer Shank Honda 1:44.649 +1.766 13
23 M LEIST Foyt Chevrolet 1:44.712 +1.829 13
 
 



Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.