Newgarden puxa quadra da Chevrolet e vence Gateway 2. Kanaan é 19º em despedida
Depois de uma corrida bastante morna, as voltas finais do GP de Gateway 2 foram bem animadas. Josef Newgarden segurou Pato O'Ward e triunfou, com Scott Dixon chegando em quinto e mantendo grande margem no campeonato. Tony Kanaan foi 19º na possível despedida da Indy
Josef Newgarden voltou a vencer na Indy neste domingo (30). O americano levou a melhor nos boxes contra Pato O’Ward e segurou o mexicano nos últimos giros de um GP de Gateway morno, mas com final empolgante. A chegada foi em bandeira amarela, por um beijo de Takuma Sato no muro. A prova viu uma quadra da Chevrolet, ainda que a montadora não tenha sido exatamente dominante.
Will Power ficou na terceira colocação e, assim como Pato, foi superado por Newgarden na última parada nos boxes. O domínio da Chevrolet foi concluído pelo novato Rinus VeeKay, de bela atuação com a Carpenter, em quarto.
Relacionadas
O melhor da Honda foi, para variar, Scott Dixon. Mesmo sem um ritmo incrível, o neozelandês salvou um quinto lugar e segue muito na frente na classificação do campeonato. Colton Herta voltou a ser a melhor Andretti, em sexto, com Felix Rosenqvist, Conor Daly, Sato e Santino Ferrucci fechando o top-10.
Tony Kanaan foi a grande atração do dia. O brasileiro, em despedida da temporada e, talvez, da categoria, chegou em 19º em uma prova complicada da Foyt.
A Indy tem ainda três etapas programadas em outubro, mas deve voltar ainda em setembro para rodada dupla em Mid-Ohio.
Saiba como foi o GP de Gateway 2
A segunda corrida em Gateway começou às 17h09 (em Brasília), um pouco atrasada por conta de óleo na pista que havia sido derramado por um veículo oficial do traçado. A primeira volta foi em amarela, com a largada em verde na segunda. Takuma Sato e Josef Newgarden escaparam bem na frente, seguidos por Will Power, Pato O’Ward e Scott Dixon, que já ganhava uma posição.
Colton Herta partiu muito bem e logo colou em Dixon, enquanto Santino Ferrucci escalou de 16º para a décima colocação, manobrando muito bem pela linha de cima. Rinus VeeKay foi outro que ganhou muitos lugares, enquanto Simon Pagenaud despencou após ficar no meio em um sanduíche com Marcus Ericsson e Herta.
As primeiras voltas foram muito mornas, basicamente de uma procissão em que ninguém atacava ninguém. E foi isso até o 28º giro, quando o líder Sato encostou em Ed Carpenter, o último colocado. Aquilo prendeu e tirou o ritmo do japonês, criando uma fila atrás.
No meio da fila, finalmente uma manobra no pelotão dianteiro: Newgarden não conseguiu segurar e Power assumiu a segunda colocação, deixando o companheiro para os ataques de O’Ward. Eram 15 pilotos muito próximos e os demais presos atrás de Marco Andretti.
A volta 41 marcou a abertura da primeira janela de paradas, com VeeKay trocando os pneus. A sequência teve Ryan Hunter-Reay, Tony Kanaan, até que os líderes foram aos boxes na volta 46, primeiro com O’Ward, depois com Newgarden, Dixon, Power, Herta e, finalmente, Sato, alongando bem o stint até o 59º giro, muito bem no consumo.
Quando Takuma voltou, apareceu apenas em oitavo, mas com um cenário promissor de quem indicava uma parada a menos do que a maioria. O’Ward puxava a turma, 0s4 na frente de Power e 0s8 de VeeKay, que tinha pneus um pouco mais gastos. Newgarden, Dixon, Herta, Rosenqvist, Sato, Ericsson e Conor Daly fechavam o top-10, com Tony em 19º, se segurando na volta do líder.
O segundo stint foi bastante parecido com o primeiro, ao pior estilo procissão, uma corrida bem morna. VeeKay, mesmo com pneus mais gastos, se segurava bem e só parava na volta 96, uma antes do então líder Pato e já depois de vários carros da segunda metade do pelotão.
Newgarden alongou um pouco mais que os dois e que Power e voltou entre o mexicano e o holandês. O australiano, porém, foi ainda mais veloz nos boxes e assumiu a liderança do pelotão.
Sato parou na volta 109, bem antes do previsto para a estratégia que parecia desenhada e antes até de Herta e Andretti. Colton foi aos boxes na 113, o último no segundo stint e se deu bem, ganhando a posição do japonês e ainda de Dixon.
Com 115 giros na conta, a ordem do pelotão tinha Power com 0s4 para O’Ward, 1s9 para Newgarden, 3s3 para VeeKay, 4s6 para Herta, 8s7 para Sato, 9s2 para Dixon, com Daly, Rosenqvist e Ericsson no top-10. Kanaan, em sua última prova do ano, vinha em 19º, uma volta abaixo.
No 130º giro, Ericsson deixou não apenas o grupo dos dez primeiros, mas basicamente a corrida toda, com problemas sérios na asa traseira, que precisou ser retirada nos boxes. Mais um episódio de azar do sueco em 2020.
A volta 145 deu início ao que era, em tese, a última janela de paradas, com Jack Harvey e Álex Palou abrindo os trabalhos. Dos ponteiros, os primeiros nos boxes foram Dixon e Sato, tentando aproveitar a pista livre para escalar pelotão.
E aí a corrida começou a ser decidida. É que a McLaren voltou a não ter um pit-stop ideal, enquanto Power se enroscou com Ferrucci e perdeu muito tempo. Com tudo aquilo, Newgarden partia para a liderança, por um detalhe na frente de O’Ward. Power, Herta, VeeKay, Dixon, Sato, Daly, Rosenqvist e Ferrucci fechavam o top-10 e, em tese, sem amarelas, ninguém mais pararia.
E a amarela quase veio a partir de Herta. VeeKay mergulhou por fora e passou o americano, que tentou jogar duro, acabou espalhando e quase foi ao muro. Colton precisou salvar a batida, mas perdeu o quinto posto para Dixon.
Ainda que não fosse uma prova de muitas ultrapassagens, a manobra de VeeKay em Herta indicava um caminho e, assim, O’Ward pressionava Newgarden, quando os dois iam encostando nos inesperados retardatários Pagenaud e Rossi. Seriam 20 voltas finais de duelo pelo triunfo.
Pato apertou um pouco mais e até parecia que iria arriscar, mas as coisas foram ficando tumultuadas nos dez giros derradeiros, após Pagenaud perder muito ritmo e ficar engolido pelo pelotão.
Aquilo gerou uma certa confusão em quase todo o grid e, no meio daquilo, Sato encontrou o muro, ainda que sem violência. Era o suficiente para uma amarela que encerrava a corrida. Vitória de Newgarden.
Indy 2020, GP de Gateway 2, Final:
1 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 1:32:15.243 | 200 voltas |
2 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | +1.436 | |
3 | W POWER | Penske Chevrolet | +3.358 | |
4 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | +4.437 | |
5 | S DIXON | Ganassi Honda | +6.217 | |
6 | C HERTA | Andretti Honda | +7.002 | |
7 | F ROSENQVIST | Ganassi Honda | +9.689 | |
8 | C DALY | Carpenter Chevrolet | +9.920 | |
9 | T SATO | RLL Honda | +10.813 | |
10 | S FERRUCCI | Dale Coyne Honda | +15.674 | |
11 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | +16.657 | |
12 | A PALOU | Dale Coyne Honda | +18.858 | |
13 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | +20.078 | |
14 | A ROSSI | Andretti Honda | +20.989 | |
15 | M ANDRETTI | Andretti Honda | +1 volta | |
16 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | +1 volta | |
17 | O ASKEW | McLaren Chevrolet | +1 volta | |
18 | C KIMBALL | Foyt Chevrolet | +1 volta | |
19 | T KANAAN | Foyt Chevrolet | +1 volta | |
20 | G RAHAL | RLL Honda | +2 voltas | |
21 | E CARPENTER | Carpenter Chevrolet | +3 voltas | |
22 | Z VEACH | Andretti Honda | +4 voltas | |
23 | M ERICSSON | Ganassi Honda | +10 voltas |