Grosjean analisa ano de estreia pela Andretti e rebate críticas de pilotos: “Sem fundamento”

Em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO, Romain Grosjean falou sobre a temporada fora do esperado na estreia pela Andretti e das críticas que recebeu de companheiros de pista pelas posturas

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean fez a primeira temporada completa na Indy pela Andretti. Após um 2021 de bastante destaque pela Dale Coyne, com três pódios, o franco-suíço chegou na nova equipe cercado de expectativas, e apesar de um bom 2º lugar em Long Beach, brigando pela vitória até o fim, acabou em um campeonato de altos e baixos, terminando em 13º no campeonato,

Em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO, Romain fez uma análise da primeira temporada pela equipe de Michael Andretti. O piloto do #28 acredita que teve bons desempenhos em um ano de adaptação, mas reconhece que o campeonato teve resultados abaixo do esperado e não transcorreu da forma que deveria.

“Essa temporada não transcorreu da maneira que nós esperávamos. Tivemos um bom começo, daí tivemos um pouco de azar com uma quebra de motor durante uma chamada errada de estratégia. Acho que o lado positivo dessa temporada é que, nos ovais curtos, eu tive bons desempenhos. Até o final da temporada, eu me senti cada vez melhor com o carro, então isso nos dá muita confiança indo para 2023. O time tem superado as expectativas na forma de como trabalhamos. O resultado foi abaixo das expectativas, mas o resultado nem sempre mostra o que foi a temporada”, comentou Romain.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Romain Grosjean (Foto: IndyCar)

LEIA MAIS: Juncos revela lista com seis pilotos para segundo carro na Indy 2023 com nome da F1

O ano de 2022 foi de baixa geral na Andretti. Mesmo com duas vitórias, conquistadas por Colton Herta e Alexander Rossi, o time não emplacou nenhum piloto no top-5 do campeonato pela primeira vez desde 2017. Romain crê que o azar e o mau desempenho nas 500 Milhas de Indianápolis jogaram o time para trás.

“Nós vamos tentar entender durante o inverno. Obviamente, sim, não tivemos o resultado que queríamos, como eu disse, tivemos muito azar em alguns momentos, o que não nos ajudou e não tivemos uma boa Indy 500, para maioria de nós. Como é uma corrida que tem pontos dobrados, realmente não ajudou. Mas nós definitivamente vamos trabalhar muito duro durante o inverno para ter certeza de que vamos ter pilotos no top-5 no ano que vem”, seguiu.

Com 181 corridas na Fórmula 1, Grosjean ganhou uma leve fama no Mundial por desagradar os adversários com postura nas disputas de pista. Na Indy, o francês começou a receber críticas pelo comportamento, inclusive do companheiro de equipe Alexander Rossi e do bicampeão Josef Newgarden. Perguntado sobre, Romain fez a defesa sobre o assunto.

“Eu sinto que eles estão muito errados. Sinto que não há ninguém pode reclamar do meu comportamento na pista. Eu posso reclamar de alguns deles, mas eu não joguei ninguém no muro ou na grama. Sim, eu sou um piloto comprometido e tento boas manobras e ultrapassagens, mas, se você observar toda a temporada, tirando o Colton Herta, quando eu cometi um erro em Mid-Ohio, eu nunca coloquei ninguém no muro ou na grama ou na brita. Eu sinto que isso não tem fundamento e é só uma saída fácil dizer que essa era minha reputação antes na Fórmula 1 e usar isso enquanto alguns caras têm que olhar para si próprios antes”, concluiu.

Grosjean está de contrato renovado com a Andretti para 2023, e retorna às pistas no dia 5 de março do próximo ano, no GP de São Petersburgo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.