Lundqvist celebra primeiro pódio na Indy no Alabama: “Um pouco de tudo nesta corrida”

GP do Alabama foi marcado pelo "destempero" dos pilotos, que foi visível pelos excessivos toques ao longo da terceira etapa da Indy

Linus Lundqvist conquistou o primeiro pódio na Indy após o terceiro lugar no GP do Alabama, realizado neste domingo (28), vencido por Scott McLaughlin. O sueco destacou o trabalho de estratégia da Ganassi, que o colocou em condições de brigar pelas primeiras posições, mas também o “destempero” que tomou conta da prova.

Partindo da 19ª colocação, Lundqvist viu o caos imperar no traçado do Barber Motorsports Park. Além das quatro amarelas na corrida, aconteceram incontáveis toques entre os pilotos, mas que não necessitaram a intervenção do safety-car.

Mas a chave para o resultado se deu na volta 57, quando a bandeira amarela foi acionada após Sting Ray Robb passar reto e estampar o carro na barreira de pneus da curva 1. Quem estava programado para parar somente duas vezes, entrou nos boxes pela última vez, mas teria de economizar um bocado de combustível para chegar ao fim. Não foi o caso de Lundqvist — assim como McLaughlin e Will Power, que terminou em segundo. O #8 pôde acelerar sem fazer contas e, ao fazer a terceira troca de pneus e reabastecimento, voltou em quinto. Com compostos mais novos e sem precisar economizar, teve muito mais ritmo para superar Felix Rosenqvist e Álex Palou para ir ao pódio.

“Foi incrível! Primeira vez na vida que não estive na estratégia de poupar combustível, então não fui ultrapassado. Tivemos um pouco de tudo nessa corrida, pois saí em 19º e, alí, estava economizando para usar no final”, disse Lundqvist.

Will Power, Scott McLaughlin e Linus Lundqvist no pódio da terceira etapa da temporada 2024 da Indy (Foto: IndyCar)

“A estratégia foi não ter de precisar economizar combustível com os pneus vermelhos. Deu certo. Foram voltas divertidas para mim. Quando a equipe falou ao rádio que eu estava chegando no terceiro, não acreditei. Naquele momento, superei o Palou, que sempre está entre os primeiros. Muito orgulhoso desse resultado”, completou.

Lundqvist revelou que desempenho no segundo stint, que foi dividido pela bandeira amarela da volta 57, foi fundamental para o resultado no Alabama — tanto pela estratégia, quanto pela percepção que teve do carro naquele momento.

“Depois da segunda amarela, estava atrás do Santino Ferrucci e acelerei muito por quatro ou cinco voltas após ele ter parado. Isso fez a diferença na nossa corrida. Percebi ali que nosso carro estava funcionando muito bem de cara para o vento”, finalizou.

Indy retorna em menos de duas semanas, no dia 11 de maio, com o GP de Indianápolis, etapa que acontece no circuito misto do Indianápolis Motor Speedway, em Indiana.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.