McLaughlin surpreende e lidera treino livre 1 da Indy no Alabama. Castroneves é 23º
Scott McLaughlin desbancou domínio da Honda nos minutos finais e colocou a Penske Chevrolet no topo da tabela do treino livre 1 da Indy em Barber
O neozelandês Scott McLaughlin, da Penske, liderou o primeiro treino livre do GP do Alabama, disputado nesta sexta-feira (28), no circuito de Barber. Em uma sessão praticamente inteira dominada por carros de motor Honda, o dono do bólido #3 tratou de colocar a Chevrolet no topo com a marca de 1min06s661.
O segundo lugar ficou com o americano Colton Herta, da Andretti, com 1min06s819. Atual campeão, Will Power chegou a causar bandeira vermelha, mas levou a Penske ao terceiro posto com uma volta na reta final. Hexcampeão, Scott Dixon foi quarto com a Ganassi, seguido pelo companheiro de equipe Marcus Ericsson, que atualmente lidera o campeonato.
Relacionadas
Christian Lundgaard, da RLL, liderou a sessão em momentos diferentes, mas amargou o sexto lugar. O bicampeão Josef Newgarden, de Penske, foi o sétimo. Vencedor do GP do Alabama no ano passado, Pato O’Ward conduziu a McLaren ao oitavo posto, enquanto Simon Pagenaud, de Meyer Shank, e Álex Palou, de Ganassi, completaram o top-10.
O brasileiro Helio Castroneves, da Meyer Shank, terminou o treino livre na 23ª colocação, com marca de 1min07s904, 1s243 mais lento que o de McLaughlin. O piloto causou a primeira bandeira vermelha do fim de semana ao escapar na curva 9 e parar na caixa de brita.
A Indy retorna a Barber neste sábado com o segundo treino livre, marcado para 13h00 (de Brasília). A classificação está agendada para 16h00, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Saiba como foi o treino livre 1 da Indy em Barber:
O treino livre 1 teve a bandeira verde liberada às 16h40 para 75 minutos de atividade. O início ficou marcado por pilotos novatos como Sting Ray Robb, Agustín Canapino, Benjamin Pedersen e Marcus Armstrong reconhecendo o traçado.
A primeira bandeira vermelha da sessão aconteceu já com os veteranos em pista. Helio Castroneves escapou na curva 9 depois de decolar em uma zebra e parou na caixa de brita. Neste estágio, Christian Lundgaard era o líder da sessão com o tempo de 1min07s406. O brasileiro da Meyer Shank conseguiu recuperar o carro.
A sessão ganhou bandeira verde após 7 minutos de interrupção. Quando retornou, pilotos voltaram a dar voltas rápidas. Álex Palou assumiu a ponta com a Ganassi, com 1min07s377. Faltando 35 minutos para o fim, uma nova bandeira vermelha, mas agora por problemas mecânicos. Romain Grosjean viu a Andretti começar a soltar fumaça.
A pista foi liberada pouco tempo depois do resgate do carro do francês. Palou seguiu soberano na atividade, agora melhorando a própria marca ao anotar 1min07s270. A liderança seguiu na Ganassi, mas mudou de mãos, com Scott Dixon assumindo a ponta, com 1min07s160. O top-3 também tinha Marcus Ericsson, evidenciando o momento do time.
Patricio O’Ward teve um momento de susto escapando da pista e passando pelas ondulações da grama, forçando uma troca de asa dianteira. Com 15 minutos para o fim, o top-10 tinha Dixon, Palou, Ericsson, Lundgaard, Malukas, McLaughlin, Rossi, Power, Newgarden e Grosjean.
Simon Pagenaud surpreendeu a todos e colocou a Meyer Shank no topo com 1min07s107, até que a bandeira vermelha tornou a aparecer novamente, agora por causa de Will Power, que escapou na curva 2 e tocou o guard-rail com a asa dianteira. A pista foi liberada para 8 minutos finais de bandeira verde.
Deu tempo de Lundgaard retomar a ponta que tinha conquistado na fase inicial da sessão, agora cravando 1min07min020. O dinamarquês da RLL não se segurou, superado pelo atual líder do campeonato Marcus Ericsson, que com 1min06s999, assumiu a liderança. Quando parecia que a ponta ficaria nas mãos de um carro de motor Honda, Scott McLaughlin colocou a Penske, de Chevrolet, no topo com 1min06s661. O neozelandês foi o líder definitivo da sessão.
Indy 2023, GP do Alabama, Barber, Treino Livre 1:
VOLTAS | |||||
1 | S MCLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 1:06.661 | 16 | |
2 | C HERTA | Andretti Honda | 1:06.819 | +0.158 | 17 |
3 | W POWER | Penske Chevrolet | 1:06.898 | +0.237 | 21 |
4 | S DIXON | Ganassi Honda | 1:06.934 | +0.273 | 17 |
5 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 1:06.999 | +0.338 | 19 |
6 | C LUNDGAARD | RLL Honda | 1:07.020 | +0.359 | 22 |
7 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 1:07.057 | +0.396 | 17 |
8 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 1:07.077 | +0.416 | 15 |
9 | S PAGENAUD | Meyer Shank Honda | 1:07.107 | +0.446 | 19 |
10 | A PALOU | Ganassi Honda | 1:07.167 | +0.506 | 22 |
11 | A ROSSI | McLaren Chevrolet | 1:07.248 | +0.587 | 21 |
12 | G RAHAL | RLL Honda | 1:07.318 | +0.657 | 19 |
13 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 1:07.399 | +0.738 | 18 |
14 | C ILOTT | Juncos Chevrolet | 1:07.403 | +0.742 | 21 |
15 | D MALUKAS | Dale Coyne Honda | 1:07.410 | +0.749 | 19 |
16 | D DEFRANCESCO | Andretti Honda | 1:07.476 | +0.815 | 17 |
17 | M ARMSTRONG | Ganassi Honda | 1:07.477 | +0.816 | 30 |
18 | C DALY | Carpenter Chevrolet | 1:07.592 | +0.931 | 20 |
19 | R GROSJEAN | Andretti Honda | 1:07.603 | +0.942 | 9 |
20 | J HARVEY | RLL Honda | 1:07.739 | +1.078 | 18 |
21 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | 1:07.790 | +1.129 | 23 |
22 | K KIRKWOOD | Andretti Honda | 1:07.807 | +1.146 | 20 |
23 | H CASTRONEVES | Meyer Shank Honda | 1:07.904 | +1.243 | 19 |
24 | A CANAPINO | Juncos Chevrolet | 1:07.913 | +1.252 | 26 |
25 | S RAY ROBB | Dale Coyne Honda | 1:07.955 | +1.294 | 30 |
26 | S FERRUCCI | Foyt Chevrolet | 1:08.096 | +1.435 | 16 |
27 | B PEDERSEN | Foyt Chevrolet | 1:08.364 | +1.703 | 27 |