Pagenaud é vetado por médicos e Blomqvist assume Meyer Shank em Toronto

Simon Pagenaud não recebeu aprovação dos médicos para correr o GP de Toronto e será substituído por Tom Blomqvist. Atual campeão do IMSA fará estreia na Indy

Simon Pagenaud está fora do GP de Toronto da Indy. A categoria anunciou, nesta terça-feira (11), que o piloto francês foi vetado pelos médicos, ainda por conta do acidente forte sofrido no treino livre 2 do GP de Mid-Ohio, realizado no último dia 1, e que ainda ficará de fora. O piloto será substituído pelo inglês Tom Blomqvist, que estreia pela categoria com o Meyer Shank #60.

Campeão da Indy em 2016 e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis de 2019, Pagenaud perdeu os freios e capotou diversas vezes até parar na barreira de pneus em Mid-Ohio. O piloto foi vetado da classificação e eventualmente impedido de correr em Lexington, substituído pelo americano Conor Daly.

“Após passar por maiores avaliações médicas nesta semana com o time médico da Indy, não fui liberado para correr. Ainda que me sinta bem, sigo me recuperando. Com corridas consecutivas, não houve tempo do meu corpo se recuperar totalmente para o fim de semana. Vou seguir as recomendações médicas e, assim, voltar a guiar em breve”, explicou Pagenaud.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A capotagem de Simon Pagenaud (Vídeo: Indycar)

Blomqvist tem 29 anos e apareceu de vez para o mundo naquela que é considerada a grande temporada recente da então F3 Europeia. O britânico — que também tem nacionalidade sueca e neozelandesa — foi vice-campeão da temporada 2014, perdendo para Esteban Ocon e ficando na frente de ninguém menos que Max Verstappen.

Mas, enquanto os parceiros de grid tiveram promoções imediatas para F2 e F1, Tom fez outros caminhos. Por três anos, disputou o DTM, chegando a fechar 2016 na sexta colocação final. Depois, três temporadas na Fórmula E, sem muito sucesso, além de uma bela carreira no IMSA, principal cameponato de endurance dos EUA. O ponto alto da carreira veio em 2022, justamente pela Meyer Shank, se sagrando campeão do IMSA ao lado de Oliver Jarvis.

Em 2023, ao lado de Colin Braun, Blomqvist vem em sexto na disputa de corridas de longa duração, com 1708 pontos anotados. Os líderes, Pipo Derani e Alexander Sims, têm 1872.

“Primeiramente e mais importante, estou pensando em Simon e torcendo para que ele se recupere o mais rápido possível e que volte logo a guiar. Preciso agradecer o time por ter me colocado no fim de semana. Estou ansioso para ver o que a Indy tem a me oferecer, vou mergulhar direto nisso depois de ter um teste com a Meyer Shank ano passado. Estou ansioso, mas ciente dos desafios que tenho antes de chegar pronto no fim de semana, então, não ponho pressão em mim. Apenas darei tudo de mim”, comentou Blomqvist.

O GP de Toronto acontece entre os dias 14 e 16 de julho no circuito de rua montado no Exhibition Place. Além de Blomqvist, a Meyer Shank também alinhará o brasileiro Helio Castroneves no Canadá.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.