Power é 3º e leva bi da Indy em Laguna Seca. Palou vence e evita 2022 em branco
Will Power até viu uma recuperação histórica de Josef Newgarden, mas presença no pódio anulou esforços do companheiro de equipe e consagrou o australiano como bicampeão. Em provável última corrida pela Ganassi, Álex Palou venceu
O australiano Will Power escreveu o nome na história e se tornou bicampeão da Indy. No GP de Laguna Seca, disputado na tarde deste domingo (11), o piloto da Penske largou da pole-position e fez uma prova tranquila, fechando na terceira posição, levantando a Astor Cup pela segunda vez, 8 anos após o primeiro título.
Will finalizou o campeonato com 16 pontos de vantagem para o companheiro de equipe Josef Newgarden. O piloto americano fez uma recuperação histórica após largar da 25ª posição, mas perdeu ritmo no fim e viu a distância de Power cair em apenas 4 pontos em relação ao início da corrida. É o terceiro vice-campeonato consecutivo de Newgarden na Indy.
Relacionadas
A vitória ficou nas mãos de Álex Palou. O espanhol da Ganassi teve grande atuação e acerto estratégico após largar da 11ª colocação. Com o triunfo, Palou evitou passar a temporada da defesa de título em branco, já que a última vitória do campeão de 2021 aconteceu no GP de Portland do ano passado.
De futuro indefinido na McLaren, Felix Rosenqvist fechou o ano com o quarto lugar em Monterey, seguido por um surpreendente Christian Lundgaard, da RLL, que fechou o top-5 depois de largar em 16º.
Scott McLaughlin, da Penske, e Marcus Ericsson, da Ganassi, entraram no domingo com chances matemáticas de título, mas terminaram em sexto e nono respectivamente. Romain Grosjean e Pato O’Ward separaram a dupla, enquanto Alexander Rossi finalizou o top-10.
O hexacampeão Scott Dixon chegou ao domingo empatado com Newgarden e sonhando com título, mas fez prova bastante discreta e finalizou apenas na 12ª colocação. O brasileiro Helio Castroneves, da Meyer Shank, foi o 19º.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Saiba como foi o GP de Laguna Seca da Indy:
LEIA MAIS: Rasmussen vence de ponta a ponta no encerramento da Indy Lights em Laguna Seca
A largada foi dada às 16h30 (de Brasília). Power se manteve bem na primeira posição, enquanto Rossi e O’Ward pularam Ilott, que caiu para quarto. Dixon se manteve em 13º, enquanto Newgarden deu um bom salto e surgiu em 20º. Castroneves caiu para 24º. Ainda nas voltas iniciais, Dalton Kellett acabou rodando após toque com Jimmie Johnson na curva 8, mas conseguiu recuperar o carro a tempo de evitar uma bandeira amarela.
Na marca de 10 voltas, Power liderava com 3s5 de vantagem para Rossi, que era perseguido por O’Ward, Ilott, Grosjean, Malukas, Palou, McLaughlin, Pagenaud e Rosenqvist. Dixon, Herta e Ericsson foram os primeiros a parar, aposetando em uma estratégia diferente. Colton teve um pit-stop lento.
Na volta 11, Rossi começou a perder ritmo e perdeu posições para O’Ward e Ilott. No top-10, Malukas e McLaughlin vieram aos boxes também. Alexander Rossi e Romain Grosjean optaram pela parada na volta 14. No giro seguinte, foi a vez de Pato parar, trocando os pneus macios pelos duros. Apenas uma volta depois, Power veio, trocando os macios por duros também,
Na marca de 20 voltas, a liderança estava nas mãos de Felix Rosenqvist, ainda sem pit-stop. Christian Lundgaard, também sem parar, era segundo, e tinha Power em terceiro, com Newgarden (sem pit-stop) em quarto e O’Ward em quinto. Palou deu bom salto estratégico e apareceu na oitava posição, atrás de Ilott e Rossi.
Rosenqvist e Newgarden foram os últimos pilotos a pararem pela primeira vez, pela volta 25. Com a ordem dos carros reestabelecida, Power reassumiu a ponta, com um surpreendente Palou, em ritmo forte de pneus macios, no segundo posto. O’Ward era terceiro, com Ilott em quarto e Rossi em quinto. Rosenqvist voltou em sexto, à frente de Grosjean, McLaughlin, Pagenaud e Ericsson.
Ainda em forte ritmo com pneus macios, Palou assumiu a ponta com uma ultrapassagem na volta 28. Em batalha pelo nono lugar, Ericsson deu um toque em Pagenaud, que escapou da pista e caiu para 12º, mas conseguiu voltar sem causar amarela. Fora do top-10, Dixon fez um novo pit-stop, colocando pneus duros.
Na volta 39, Ilott, que estava na quinta colocação, sofreu uma pane e parou na curva 2 Antes mesmo da bandeira amarela surgir, Palou, Power, Rosenqvist, O’Ward, Grosjean, Rahal e Rossi vieram aos boxes. O pace-car acabou entrando.
A relargada aconteceu na volta 43. Palou relargou bem e manteve a ponta. Power sofreu ataque de Rosenqvist, mas se defendeu bem. O’Ward era quarto, com Newgarden em quinto, e o americano rapidamente se livrou do mexicano. McLaughlin, Grosjean, Ericsson, Lundgaard e Dixon completavam o top-10. Ainda em bom ritmo, Newgarden ultrapassou Rosenqvist na Saca-Rolha e assumiu o terceiro lugar.
Na volta 47, os candidatos ao título se enfrentaram na pista. Newgarden foi para cima de Power na Saca-Rolha, e o australiano não ofereceu resistência. Will começou a lidar com a pressão de Rosenqvist. O que o australiano e o sueco não contavam era com o crescimento de Romain Grosjean. O francês da Andretti se meteu na briga e assumiu o quarto lugar. Dixon, em 11º, veio para a terceira parada da corrida na volta 51.
A corrida chegou a 60 voltas com Palou na liderança e uma vantagem de 8s4 sobre Newgarden. Power era terceiro, seguido por Grosjean, Rosenqvist, O’Ward, Lundgaard, Rossi, Herta e Rahal. No 61º giro, Josef Newgarden veio para o pit-stop, colocando pneus macios. O bicampeão começou a colocar bom ritmo e rapidamente ultrapassou O’Ward, Rosenqvist e Grosjean, reaparecendo no terceiro lugar.
Power foi aos boxes na volta 68, colocando um novo jogo de pneus duros. Palou veio na volta seguinte, também colocando pneus duros, e retornou atrás de Newgarden, perdendo a liderança.
Com 70 voltas, Newgarden era o líder, 9s à frente de Palou. Power era terceiro, seguido por Ericsson, McLaughlin, Grosjean, Rosenqvist, Dixon, O’Ward e Lundgaard. Perdendo tempo para o adversário Álex, Josef veio para o quarto pit-stop na volta 73, perdendo a liderança, mas voltando à frente de Power. Ericsson também optou por parar.
Josef queria vir de pneus duros e caçar Palou pela vitória, mas viu o ritmo cair muito e ficou mais próximo de Power do que Álex. Nas voltas finais, Grosjean perdeu rendimento nos pneus macios e perdeu contato com Power, sendo ultrapassado por Rosenqvist na briga pelo quarto lugar. Rossi e Ericsson protagonizaram uma interessante briga pela sétima posição, e ambos foram superados por McLaughlin.
Indy 2022, GP de Laguna Seca, Corrida:
1 | A PALOU | Ganassi Honda | 95 voltas | |
2 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | +30.381 | |
3 | W POWER | Penske Chevrolet | +33.852 | |
4 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | +35.532 | |
5 | C LUNDGAARD | RLL Honda | +50.890 | |
6 | R GROSJEAN | Andretti Honda | +56.109 | |
7 | S MCLAUGHLIN | Penske Chevrolet | +57.985 | |
8 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | +59.952 | |
9 | M ERICSSON | Ganassi Honda | +1:02.624 | |
10 | A ROSSI | Andretti Honda | +1:05.323 | |
11 | C HERTA | Andretti Honda | +1:07.648 | |
12 | S DIXON | Ganassi Honda | +1.07:975 | |
13 | D MALUKAS | Dale Coyne Honda | +1 volta | |
14 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | +1 volta | |
15 | D DEFRANCESCO | Andretti Honda | +1 volta | |
16 | J JOHNSON | Ganassi Honda | +1 volta | |
17 | S PAGENAUD | Meyer Shank Honda | +1 volta | |
18 | G RAHAL | RLL Honda | +1 volta | |
19 | H CASTRONEVES | Meyer Shank Honda | +1 volta | |
20 | J HARVEY | RLL Honda | +1 volta | |
21 | K KIRKWOOD | Foyt Chevrolet | +1 volta | |
22 | S DE SILVESTRO | Paretta Chevrolet | +1 volta | |
23 | T SATO | Dale Coyne Honda | +1 volta | |
24 | C DALY | Carpenter Chevrolet | +2 voltas | |
25 | D KELLETT | Foyt Chevrolet | +2 voltas | |
26 | C ILOTT | Juncos Chevrolet | +58 voltas | NC |