Power é 3º e leva bi da Indy em Laguna Seca. Palou vence e evita 2022 em branco

Will Power até viu uma recuperação histórica de Josef Newgarden, mas presença no pódio anulou esforços do companheiro de equipe e consagrou o australiano como bicampeão. Em provável última corrida pela Ganassi, Álex Palou venceu

A CONTA DO TÍTULO PARA OS CINCO CONCORRENTES NA GRANDE FINAL DA INDY 2022

O australiano Will Power escreveu o nome na história e se tornou bicampeão da Indy. No GP de Laguna Seca, disputado na tarde deste domingo (11), o piloto da Penske largou da pole-position e fez uma prova tranquila, fechando na terceira posição, levantando a Astor Cup pela segunda vez, 8 anos após o primeiro título.

Will finalizou o campeonato com 16 pontos de vantagem para o companheiro de equipe Josef Newgarden. O piloto americano fez uma recuperação histórica após largar da 25ª posição, mas perdeu ritmo no fim e viu a distância de Power cair em apenas 4 pontos em relação ao início da corrida. É o terceiro vice-campeonato consecutivo de Newgarden na Indy.

A vitória ficou nas mãos de Álex Palou. O espanhol da Ganassi teve grande atuação e acerto estratégico após largar da 11ª colocação. Com o triunfo, Palou evitou passar a temporada da defesa de título em branco, já que a última vitória do campeão de 2021 aconteceu no GP de Portland do ano passado.

De futuro indefinido na McLaren, Felix Rosenqvist fechou o ano com o quarto lugar em Monterey, seguido por um surpreendente Christian Lundgaard, da RLL, que fechou o top-5 depois de largar em 16º.

Scott McLaughlin, da Penske, e Marcus Ericsson, da Ganassi, entraram no domingo com chances matemáticas de título, mas terminaram em sexto e nono respectivamente. Romain Grosjean e Pato O’Ward separaram a dupla, enquanto Alexander Rossi finalizou o top-10.

O hexacampeão Scott Dixon chegou ao domingo empatado com Newgarden e sonhando com título, mas fez prova bastante discreta e finalizou apenas na 12ª colocação. O brasileiro Helio Castroneves, da Meyer Shank, foi o 19º.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Indy 2022, GP de Laguna Seca, Ganassi, Álex Palou
Palou venceu em Laguna Seca (Foto: Indycar)

Saiba como foi o GP de Laguna Seca da Indy:

LEIA MAIS: Rasmussen vence de ponta a ponta no encerramento da Indy Lights em Laguna Seca

A largada foi dada às 16h30 (de Brasília). Power se manteve bem na primeira posição, enquanto Rossi e O’Ward pularam Ilott, que caiu para quarto. Dixon se manteve em 13º, enquanto Newgarden deu um bom salto e surgiu em 20º. Castroneves caiu para 24º. Ainda nas voltas iniciais, Dalton Kellett acabou rodando após toque com Jimmie Johnson na curva 8, mas conseguiu recuperar o carro a tempo de evitar uma bandeira amarela.

Na marca de 10 voltas, Power liderava com 3s5 de vantagem para Rossi, que era perseguido por O’Ward, Ilott, Grosjean, Malukas, Palou, McLaughlin, Pagenaud e Rosenqvist. Dixon, Herta e Ericsson foram os primeiros a parar, aposetando em uma estratégia diferente. Colton teve um pit-stop lento.

Na volta 11, Rossi começou a perder ritmo e perdeu posições para O’Ward e Ilott. No top-10, Malukas e McLaughlin vieram aos boxes também. Alexander Rossi e Romain Grosjean optaram pela parada na volta 14. No giro seguinte, foi a vez de Pato parar, trocando os pneus macios pelos duros. Apenas uma volta depois, Power veio, trocando os macios por duros também,

Na marca de 20 voltas, a liderança estava nas mãos de Felix Rosenqvist, ainda sem pit-stop. Christian Lundgaard, também sem parar, era segundo, e tinha Power em terceiro, com Newgarden (sem pit-stop) em quarto e O’Ward em quinto. Palou deu bom salto estratégico e apareceu na oitava posição, atrás de Ilott e Rossi.

Rosenqvist e Newgarden foram os últimos pilotos a pararem pela primeira vez, pela volta 25. Com a ordem dos carros reestabelecida, Power reassumiu a ponta, com um surpreendente Palou, em ritmo forte de pneus macios, no segundo posto. O’Ward era terceiro, com Ilott em quarto e Rossi em quinto. Rosenqvist voltou em sexto, à frente de Grosjean, McLaughlin, Pagenaud e Ericsson.

Ainda em forte ritmo com pneus macios, Palou assumiu a ponta com uma ultrapassagem na volta 28. Em batalha pelo nono lugar, Ericsson deu um toque em Pagenaud, que escapou da pista e caiu para 12º, mas conseguiu voltar sem causar amarela. Fora do top-10, Dixon fez um novo pit-stop, colocando pneus duros.

Na volta 39, Ilott, que estava na quinta colocação, sofreu uma pane e parou na curva 2 Antes mesmo da bandeira amarela surgir, Palou, Power, Rosenqvist, O’Ward, Grosjean, Rahal e Rossi vieram aos boxes. O pace-car acabou entrando.

A relargada aconteceu na volta 43. Palou relargou bem e manteve a ponta. Power sofreu ataque de Rosenqvist, mas se defendeu bem. O’Ward era quarto, com Newgarden em quinto, e o americano rapidamente se livrou do mexicano. McLaughlin, Grosjean, Ericsson, Lundgaard e Dixon completavam o top-10. Ainda em bom ritmo, Newgarden ultrapassou Rosenqvist na Saca-Rolha e assumiu o terceiro lugar.

Na volta 47, os candidatos ao título se enfrentaram na pista. Newgarden foi para cima de Power na Saca-Rolha, e o australiano não ofereceu resistência. Will começou a lidar com a pressão de Rosenqvist. O que o australiano e o sueco não contavam era com o crescimento de Romain Grosjean. O francês da Andretti se meteu na briga e assumiu o quarto lugar. Dixon, em 11º, veio para a terceira parada da corrida na volta 51.

A corrida chegou a 60 voltas com Palou na liderança e uma vantagem de 8s4 sobre Newgarden. Power era terceiro, seguido por Grosjean, Rosenqvist, O’Ward, Lundgaard, Rossi, Herta e Rahal. No 61º giro, Josef Newgarden veio para o pit-stop, colocando pneus macios. O bicampeão começou a colocar bom ritmo e rapidamente ultrapassou O’Ward, Rosenqvist e Grosjean, reaparecendo no terceiro lugar.

Power foi aos boxes na volta 68, colocando um novo jogo de pneus duros. Palou veio na volta seguinte, também colocando pneus duros, e retornou atrás de Newgarden, perdendo a liderança.

Com 70 voltas, Newgarden era o líder, 9s à frente de Palou. Power era terceiro, seguido por Ericsson, McLaughlin, Grosjean, Rosenqvist, Dixon, O’Ward e Lundgaard. Perdendo tempo para o adversário Álex, Josef veio para o quarto pit-stop na volta 73, perdendo a liderança, mas voltando à frente de Power. Ericsson também optou por parar.

Josef queria vir de pneus duros e caçar Palou pela vitória, mas viu o ritmo cair muito e ficou mais próximo de Power do que Álex. Nas voltas finais, Grosjean perdeu rendimento nos pneus macios e perdeu contato com Power, sendo ultrapassado por Rosenqvist na briga pelo quarto lugar. Rossi e Ericsson protagonizaram uma interessante briga pela sétima posição, e ambos foram superados por McLaughlin.

Indy 2022, GP de Laguna Seca, Corrida:

1A PALOUGanassi Honda95 voltas 
2J NEWGARDENPenske Chevrolet+30.381 
3W POWERPenske Chevrolet+33.852 
4F ROSENQVISTMcLaren Chevrolet+35.532 
5C LUNDGAARDRLL Honda+50.890 
6R GROSJEANAndretti Honda+56.109 
7S MCLAUGHLINPenske Chevrolet+57.985 
8P O’WARDMcLaren Chevrolet+59.952 
9M ERICSSONGanassi Honda+1:02.624 
10A ROSSIAndretti Honda+1:05.323 
11C HERTAAndretti Honda+1:07.648 
12S DIXONGanassi Honda+1.07:975 
13D MALUKASDale Coyne Honda+1 volta 
14R VEEKAYCarpenter Chevrolet+1 volta 
15D DEFRANCESCOAndretti Honda+1 volta 
16J JOHNSONGanassi Honda+1 volta 
17S PAGENAUDMeyer Shank Honda+1 volta 
18G RAHALRLL Honda+1 volta 
19H CASTRONEVESMeyer Shank Honda+1 volta 
20J HARVEYRLL Honda+1 volta 
21K KIRKWOODFoyt Chevrolet+1 volta 
22S DE SILVESTROParetta Chevrolet+1 volta 
23T SATODale Coyne Honda+1 volta 
24C DALYCarpenter Chevrolet+2 voltas 
25D KELLETTFoyt Chevrolet+2 voltas 
26C ILOTTJuncos Chevrolet+58 voltasNC
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.