Jaguariúna se prepara para receber penúltima etapa da Mitsubishi Cup em meio a ‘labirinto’ de cana-de-açúcar

Em tempos de decisão, a Mitsubishi Cup se prepara para realizar a sexta e penúltima etapa da temporada 2015, novamente no interior de São Paulo, mas agora em Jaguariúna, um dos destinos mais tradicionais da principal competição de rali cross-country de velocidade do Brasil

Dentro de uma semana, a cidade de Jaguariúna, próxima a Campinas, interior de São Paulo, receberá a sexta e penúltima etapa da temporada 2015 da Mitsubishi Cup, a principal competição de rali cross-country de velocidade do Brasil. Jaguariúna já é um destino tradicional para os pilotos, navegadores e equipes de apoio que formam a Mitsubishi Cup e, desta vez, a cidade terá uma etapa decisiva na luta pelo título das categorias em disputa em 18 de outubro, no próximo sábado.

O cenário da competição será novamente a Fazenda Meia Lua, que tem como característica principal o cultivo da cana-de-açúcar. Este será o cenário com o qual competidores terão de lidar para sair de Jaguariúna com um bom resultado antes da etapa final, marcada para Mogi Guaçu, em 14 de novembro.

“A Fazenda Meia Lua dá a possibilidade para nossa equipe fazer vários tipos de trajetos diferentes. Mesmo sendo uma das cidades que mais recebeu etapas da Mitsubishi Cup, os competidores podem esperar uma especial completamente diferente em Jaguariúna”, ressaltou Fernando Julianelli, diretor de marketing da Mitsubishi Motors do Brasil.

Etapa de Jaguariúna será penúltimo desafio da temporada 2015 da Mitsubishi Cup (Foto: Tom Papp/Mitsubishi)

De fato, a Mitsubishi Cup se caracteriza por uma variação das suas rotas ao longo das temporadas de sua história. Tudo para oferecer a pilotos e navegadores uma dose extra de desafio e competitividade, além de nivelar por cima a batalha pelas primeiras colocações.

Desta forma, as duplas das categorias em questão, Pajero TR4 ER, Pajero TR4 ER Master, L200 Triton ER, L200 Triton RS e ASX R terão pela frente um duríssimo desafio na Fazenda Meia Lua. Serão três voltas num circuito de 32 km de extensão, sendo que no percurso está prevista uma especial realizada em um genuíno labirinto de cana-de-açúcar. Será algo bastante exigente, sobretudo para a navegação.

Quanto às características do piso, é esperado um chão mais duro, o que deve tornar a prova mais rápida, mas também exigirá muita perícia dos pilotos.

Guilherme Spinelli, lenda do rali brasileiro e diretor da Ralliart Brasil, responsável pelo desenvolvimento dos carros da Mitsubishi Cup, falou sobre a superfície da etapa de Jaguariúna. “O piso duro permite muita velocidade, o que garantirá disputas bastante acirradas nesta fase final de campeonato”, disse o experiente piloto carioca.

Grande novidade para 2015, a zona de espetáculo também se fará presente em Jaguariúna. Como nas últimas etapas do campeonato, nesta prova os tempos cronometrados neste trecho contarão à parte e também oferecerão às duplas pontuação extra. A dupla mais rápida de cada categoria receberá cinco pontos a mais no campeonato.

Kaique Bentivoglio, experiente navegador que disputa a classe L200 Triton RS, falou sobre a novidade. “Provas com a zona de espetáculo sempre são mais emocionantes. Além da pontuação a mais, dá vontade de acelerar para ver a reação das pessoas que acompanham o rali. É uma energia diferente”, contou o navegador.

A programação da etapa de Jaguariúna começa já no começo da manhã, com a largada da primeira prova às 8h. Às 10h30, está prevista a abertura da segunda volta no circuito, enquanto a terceira e última prova terá início às 13h. Já a premiação da sexta e penúltima etapa da temporada está marcada para 16h30.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.