Casadei erra no fim, cai e dá vitória para Granado na corrida 1 da MotoE na Áustria
Eric Granado viu Mattia Casadei cair a duas curvas do final da corrida 1 da MotoE na Áustria, disputada neste sábado (20), e cruzou a linha de chegada em primeiro, à frente de Dominique Aegerter
Mattia Casadei brigou bastante com Eric Granado pela vitória na corrida 1 da Copa do Mundo de MotoE e caminhava até com tranquilidade para vencer a corrida 1 da MotoE na Áustria, mas eis que, na curva 9, a duas para a bandeirada final, o piloto cometeu um erro e foi ao chão, deixando o caminho livre para o triunfo do rival brasileiro neste sábado (20).
Granado, que partiu na pole-position, perdeu a posição no início, mas conseguiu se recuperar e até ameaçou ultrapassar Casadei em alguns momentos. No fim, conseguiu não só vencer como se aproximou um pouco mais na classificação de Dominique Aegerter, líder da temporada, que cruzou em segundo lugar.
Relacionadas
📺 Onde assistir ao vivo o GP da Áustria de MotoGP

LADO A LADO
▶️ Aleix Espargaró X Francesco Bagnaia: quem é mais rival para Quartararo?
Miquel Pons ficou em terceiro, com Hikari Okubo terminando na quarta posição. Hector Garzó completou em quinto, com Alex Escrig e Kevin Zannoni vindo na sequência, em sexto e sétimo. Jordi Torres foi o oitavo colocado, com Xavi Forés e Kevin Manfredi completando os dez primeiros.
A largada da corrida 2 da etapa da Áustria da Copa do Mundo de MotoE está está marcada para as 10h30 (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Saiba como foi a corrida 1 da Copa do Mundo de MotoE na Áustria:
A primeira etapa da rodada da Áustria da Copa do Mundo de MotoE aconteceu com pista seca, mas com céu nublado. A temperatura estava na casa dos 20°C, com a pista chegando a 26°C. A umidade relativa do ar era de 64%, com o vento soprando a 6 km/h.
No apagar das luzes no Red Bull Ring, Casadei passou Granado e tomou a ponta, com Zannoni passando o brasileiro pouco depois. Matteo Ferrari caiu ainda nos primeiros metros e ficou no meio do bolo, mas escapou de ser atingido. Quem também não foi muito longe foi Bradley Smith, que escapou de lesões maiores.
Depois de uma largada agressiva, Casadei abriu 0s7 de margem em relação a Zannoni, que também se distanciou um pouco de Eric. O piloto da LCR, contudo, já tinha quebrado o pelotão e vinha chegando para brigar.
Na abertura da segunda volta, Granado tomou o segundo posto e passou a tentar contar a vantagem de Casadei, que já era superior a 1s.
Rapidamente, Granado foi colando em Casadei. Com cinco voltas para o fim, a diferença já tinha baixado para 0s8, enquanto Aegerter vinha pressionando Zannoni pelo terceiro lugar. Miquel Pons subiu para quinto depois de passar Xavi Cardelús, que escapou da pista e despencou para 14º.
Com quatro voltas para o fim, Aegerter assumiu o terceiro posto, já 1s7 atrás de Granado. O brasileiro vinha se aproximando mais e mais de Casadei e agora estava só 0s3 do líder.
Imprimindo um ritmo mais forte, Eric grudou no piloto da Pons na abertura da volta 5, mas não passou na curva 1. Casadei se afastou um pouco mais, aproveitando uma bandeira amarela no segundo setor da disputado, resultado de uma quebra de Nicolò Canepa.
Eric fez uma primeira tentativa de passar, mas levou o troco logo em seguida. Na abertura da volta seguinte, Granado passou, mas os dois se tocaram e o brasileiro saiu da pista, o que não só o afastou um pouco de Casadei, mas permitiu a aproximação de Aegerter.
Na abertura da volta final, a diferença era de 0s4, mas Casadei apertou o passo para se afastar ainda mais. Nos metros finais, porém, Mattia caiu sozinho, quando faltavam duas curvas para o fim, entregando a vitória para Granado.
MotoE 2022, GP da Áustria, Red Bull Ring, corrida 1, resultado final:
| 1 | E GRANADO | LCR E-Team | 11min55s313 | 7 voltas |
| 2 | D AEGERTER | Dynavolt Intact | +1.271 | |
| 3 | M PONS | LCR E-Team | +1.797 | |
| 4 | H OKUBO | Avant Ajo | +3.369 | |
| 5 | H GARZÓ | Tech3 E-racing | +3.589 | |
| 6 | A ESCRIG | Tech3 E-racing | +3.619 | |
| 7 | K ZANNONI | Ongetta Squadracorse | +3.904 | |
| 8 | J TORRES | Pons Racing | +4.634 | |
| 9 | X FORÉS | OCTO Pramac | +10.547 | |
| 10 | K MANFREDI | OCTO Pramac | +11.911 | |
| 11 | M HERRERA | Openbank Aspar | +14.111 | |
| 12 | M ALCOBA | Openbank Aspar | +14.245 | |
| 13 | X CARDELUS | Avintia Esponsorama | +16.888 | |
| 14 | M FERRARI | Felo Gresini | +38.622 | |
| M CASADEI | Pons Racing | Abandonou | ||
| N CANEPA | GRT RNF | Abandonou | ||
| B SMITH | WithU GRT RNF MotoE Team | Abandonou |
LEIA TAMBÉM
# Moreira revela “muitas ofertas”, mas fala em ficar na Moto3 em 2023 para tentar título
# Com Ducati e Aprilia, Itália domina top-5 da MotoGP pela primeira vez em 54 anos
# Viñales cresce e vira trunfo da Aprilia na luta por título da MotoGP na temporada 2022
# Marc Márquez se faz presente e aumenta pressão na Honda. E pode até impactar pilotos
# Marc Márquez aguarda exame médico na próxima semana para definir volta à MotoGP
# MotoGP anuncia adoção de corridas sprint em todas etapas da temporada 2023
# Melhora do show × estúpido: pilotos divergem sobre corridas sprint na MotoGP 2023
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!