Com Ducati e Aprilia, Itália domina top-5 da MotoGP pela primeira vez em 54 anos

Com Francesco Bagnaia, Maverick Viñales, Jack Miller, Enea Bastianini e Jorge Martín, duas fábricas italianas dominaram o top-5 da classe rainha do Mundial de Motovelocidade no GP da Grã-Bretanha pela primeira vez desde o GP das Nações de 1968. A primeira moto japonesa apareceu só na sétima colocação, com a Suzuki de Álex Rins

POLE MARCA DIOGO MOREIRA NA HISTÓRIA DO MOTOCICLISMO BRASILEIRO

O GP da Grã-Bretanha marcou um momento histórico para o Mundial de Motovelocidade. Pela primeira vez em 54 anos, cinco motos da Itália dominaram o top-5 da classe rainha em uma corrida.

No GP em Silverstone de domingo (7), Francesco Bagnaia venceu diante de Maverick Viñales, Jack Miller, Enea Bastianini e Jorge Martín, formando um top-5 só de Ducati e Aprilia. O sexto lugar ficou com Miguel Oliveira, uma moto também europeia, mas de origem austríaca, já que a Construtora é a KTM. A primeira moto japonesa a ver a bandeirada foi a de Álex Rins, da Suzuki, que ficou com a sétima colocação.

LADO A LADO
▶️ Aleix Espargaró X Francesco Bagnaia: quem é mais rival?

Francesco Bagnaia garantiu a vitória no GP da Grã-Bretanha (Foto: Divulgação/MotoGP)

CLASSIFICAÇÃO MOTOGP
▶️ Bagnaia ganha fôlego na briga pelo título da MotoGP 2022

Foi a primeira vez que um top-5 foi dominado por fabricantes italianos desde o GP das Nações de 1968, em Monza, quando Giacomo Agostini venceu à frente de Renzo Pasolino, de Benelli, Angelo Bergamonti, da Paton, Alberto Pagani, da Linto, e de Silvano Bertarelli, também da Paton.

O GP da Holanda, aliás, já tinha registrado um cenário parecido, já que o top-4 — formado por Bagnaia, Marco Bezzecchi, Viñales e Aleix Espargaró — também foi monopolizado por motos italianas, o que tinha acontecido pela última vez em 1972, quando o GP das Nações, em Ímola, teve Agostini (MV Agusta), Alberto Pagani (MV Agusta), Bruno Spaggiari (Ducati) e Paul Smart (Ducati) nas quatro primeiras colocações.

No Mundial de Construtores de 2022, o domínio é da italiana Ducati, que lidera com 271 pontos. A Yamaha só aparece na vice-liderança graças a Fabio Quartararo, mas tem apenas cinco pontos a mais do que a Aprilia, a terceira colocada.

A MotoGP volta às pistas no dia 21 de agosto, com o GP da Áustria, no Red Bull Ring. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

LEIA TAMBÉM
# Moreira revela “muitas ofertas”, mas fala em ficar na Moto3 em 2023 para tentar título
# Ducati inova com ‘aerodinâmica jurássica’ nas motos de Martín e Bastianini em Silverstone
# Quartararo revela conversas para realizar teste na F1 com Mercedes: “Eu adoraria tentar”
# Mir evita preocupação com futuro na MotoGP, mas revela: “Espero dar notícias em breve”
# Rivais defendem Quartararo e falam que punições na MotoGP “são difíceis de entender”
# Moreira se junta a Barros e vira 2º piloto do Brasil a ter pole no Mundial de Motovelocidade

MOTOGP VOLTA DAS FÉRIAS COM DISPUTA ABERTA ENTRE QUARTARARO E ALEIX ESPARGARÓ
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.