Aleix Espargaró é punido e perde 6 posições no grid do Catar por tapa em Morbidelli

O ataque de Aleix Espargaró contra Franco Morbidelli durante o TL2 gerou uma dura resposta dos comissários. O espanhol perdeu seis posições no grid da corrida principal no Catar e ainda recebeu uma multa

O último treino livre da MotoGP no Catar foi repleto de confusões e acabou gerando uma dura punição para Aleix Espargaró. Durante o TL2, o espanhol se irritou ao ter a volta atrapalhada por Franco Morbidelli e deu um tapa na cabeça do adversário ainda com a moto em movimento. Por conta disso, foi punido com a perda de seis posições no grid da corrida deste domingo (19).

Em comunicado, os comissários da Federação Internacional de Motociclismo [FIM] pontuaram que Espargaró teve um “atitude agressiva que gerou um ataque físico” contra Morbidelli.

“Houve um descumprimento do Artigo 3.3.2.2 do Regulamento do Campeonato Mundial sobre ‘toda ação corrupta ou fraudulenta, ou ação prejudicial aos interesses do esporte durante um evento’. Portanto, há uma infração por ser um ato aos interesses esportivos”, disse a FIM em comunicado.

Além da punição na corrida principal em Lusail, o piloto da Aprilia ainda foi multado em €10 mil — cerca de R$ 53 mil. Espargaró tinha conseguido a décima colocação no grid, de onde vai partir para a sprint, mas sai em 16º na prova principal do fim de semana.

Aleix Espargaró se irritou e deu um tapa na cabeça de Morbidelli (Vídeo: Reprodução/DAZN)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A largada da MotoGP para a corrida sprint do GP do Catar, no circuito de Lusail, acontece neste sábado, às 14h (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.