Rins aproveita ‘resta 1’ e vence com Honda em Austin. Bagnaia cai e abandona de novo

Dos 20 que largaram, apenas 13 completaram o GP das Américas deste domingo (16), em Austin. Álex Rins se segurou sobre a moto e tirou a Honda de uma seca de vitórias que já durava 539 dias. Francesco Bagnaia abandonou quando liderava

Pode parecer exagero, mas o GP das Américas da MotoGP, realizado neste domingo (16), em Austin, foi decidido em favor daquele que conseguiu ficar sobre a moto até a bandeirada. E Álex Rins foi quem levou a melhor, dando à Honda uma vitória que não vinha há 539 dias!

Mais que levar a marca da asa dourada ao degrau mais alto do pódio, foi a vitória da satélite LCR, a única Honda a completar a corrida no Circuito das Américas. E o espanhol ainda conseguiu cruzar a linha de chegada com mais de 3s de vantagem para o segundo colocado, Luca Marini, que alcançou o seu primeiro pódio na classe rainha.

MOTOGP 2023: RINS VENCE E BAGNAIA CAI NO GP DAS AMÉRICAS + CLASSIFICAÇÃO

Fabio Quartararo voltou a frequentar o top-3, o que não acontecia desde o GP da Malásia do ano passado. Maverick Viñales completou em quarto, seguido de Miguel Oliveira e Marco Bezzecchi. Johann Zarco ficou em sétimo, com Franco Morbidelli e Fabio Di Giannantonio na sequência. Augusto Fernández fechou o top-10.

Dos 20 que largaram, apenas 13 chegaram até o fim das 20 voltas programadas — sendo que a zona de pontuação vai até o 15º —, e não faltaram medalhões pelo meio do caminho: Jorge Martín e Álex Márquez ainda na primeira volta, assim como Aleix Espargaró, Jack Miller e Francesco Bagnaia, que foi ao chão mais uma vez na temporada quando tinha uma liderança até tranquila nas mãos.

Bezzecchi, portanto, mantém a liderança com 64 pontos — agora 11 tentos distante de Bagnaia. Rins saltou para a terceira posição com 47, dois a mais que Viñales.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A MotoGP volta entre os dias 28 e 30 de abril, com o GP da Espanha, em Jerez de la Frontera. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade.

Álex Rins venceu (Foto: Divulgação/MotoGP)

Saiba como foi o GP das Américas de MotoGP:

O sol persistiu no circuito de Austin para receber a MotoGP. Antes da largada, os termômetros mediam 22°C, com a pista chegando a 43°C. A umidade relativa do ar era de 31%, com o vento soprando a 11 km/h.

A escolha de pneus foi unânime entre as equipes: todos partiram com os mais duros na dianteira e macios na traseira.

Com 20 voltas à frente, as luzes se apagaram e Francesco Bagnaia partiu bem. Álex Rins estava atrás. Luca Mraini, Jack Miller e Fabio Quartararo, que partiu do sétimo lugar, aparecia em quinto. Logo no início, queda dupla: Álex Márquez e Jorge Martín, que vinham bem no fim de semana. Imediatamente, o toque entre os dois passava por investigação da direção de prova, que também acionou bandeira amarela nos dois primeiros setores.

Álex Márquez e Jorge Martín em Austin (Foto: Reprodução/MotoGP)

A terceira queda foi de Aleix Espargaró, que se levantou aparentemente bem e tentava voltar à pista. Marini caiu para quinto após ultrapassagens de Miller e Quartararo. No replay, foi possível ver que Martín caiu e levou Álex junto.

Líder do campeonato até então, Marco Bezzecchi era sexto colocado. À frente, Pecco tentava se distanciar: estava a 0s3 de Rins. Espargaró, que até tentou voltar à prova, abandonou.

A 17 voltas para o fim, as primeiras posições eram ocupadas pelos mesmos pilotos: Bagnaia, Rins, Miller, Quartararo, Marini e Bezzecchi. Àquele momento, o #1 reassumia a liderança do Mundial e com 14 tentos de vantagem para o #72.

Aleix Espargaró em Austin (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Rins tentava diminuir a distância. Estava só 0s1 atrás. Uma RC213V x GP23. Jack Miller, que estava em terceiro, caiu sozinho e perdeu a chance de conquistar seu primeiro pódio na temporada. Quartararo, então, assumiu o posto do australiano.

E não demorou para o atual campeão da MotoGP também perder o controle da moto, cair e abandonar, dando de bandeja a liderança para Rins. Mais um erro — segundo seguido — que custa não só a vitória como também a liderança do campeonato para Bagnaia.

A 12 para o fim, Rins, Quartararo, Marini, Bezzecchi e Viñales formavam o top-5. E só 16 motos estavam na pista após tantas quedas e abandonos. Segundo depois, a conta aumentou: Joan Mir foi ao chão e também se retirou da corrida.

Francesco Bagnaia cai no GP das Américas, em Austin (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

As quedas continuaram: Brad Binder também foi ao chão, mas voltou à prova. Takaaki Nakagami foi o próximo a abandonar. Apenas 14 pilotos na pista. Vale lembrar que muitos reclamavam das condições do asfalto ao longo de fim de semana.

Lá na frente, Marini aproveitava para ultrapassar ‘El Diablo’, mas ainda estava 1s7 de Rins. O espanhol da LCR era cerebral para não errar e perder a grande chance em mãos.

A duas voltas para o fim, os pilotos pareciam mais calmos para aproveitarem a situação: afinal, todos ali estavam pontuando. Rins apenas se absteve de possíveis erros para cruzar a linha de chegada primeiro lugar. Primeira vitória da Honda em 539 dias. Marini e Quartararo completam o pódio.

E deu tempo para mais um abandonar: Stefan Bradl, que desperdiçou pontos garantidos. Com isso, apenas 13 motos cruzaram a linha de chegada.

MotoGP 2023, GP das Américas, Austin, Corrida:

1Á RINSLCR Honda41:14s64920  voltas
2L MARINIVR46+3.498 
3F QUARTARAROYamaha+4.936 
4M VIÑALESAprilia+8.318 
5M OLIVEIRARNF APRILIA+9.986 
6M BEZZECCHIVR46+12.049 
7J ZARCOPramac Ducati+12.242 
8F MORBIDELLIYamaha+20.399 
9F DI GIANNANTONIOGresini Ducati+27.981 
10A FERNÁNDEZGasGas+28.217 
11M PIRRODucati+32.370 
12J FOLGERGasGas+1:08.065 
13B BINDERKTM+1:23.012 
14S BRADLHondaAbandonou 
15T NAKAGAMILCR HondaAbandonou 
16J MIRHondaAbandonou 
17F BAGNAIADucatiAbandonou 
18J MILLERKTMAbandonou 
19R FERNÁNDEZRNF APRILIAAbandonou 
20Á MÁRQUEZGresini DucatiAbandonou 
21A ESPARGARÓApriliaAbandonou 
22J MARTÍNPramac DucatiAbandonou 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.