Aprilia faz óbvio e renova com Aleix Espargaró até temporada 2024. Viñales também fica

Depois de algumas semanas de mistério, a casa de Noale convocou uma coletiva surpresa nesta quinta-feira (26) para anunciar a renovação dos contratos dos dois pilotos por mais dois anos

HOMENAGEM JUSTA OU DESNECESSÁRIA? MOTOGP APOSENTA #46 DE ROSSI EM MUGELLO

A Aprilia anunciou nesta quinta-feira (26) a renovação dos contratos de Aleix Espargaró e Maverick Viñales por mais duas temporadas na MotoGP. Depois de algumas semanas de atraso, a casa de Noale aproveitou a corrida de casa para confirmar não só a permanência daquele que rotula como o ‘Capitão’ do projeto da RS-GP, mas também do ex-piloto da Yamaha.

Atual vice-líder do Mundial de Pilotos, Aleix tem sido a grande surpresa da temporada 2022. O catalão tem tirado proveito máximo da melhor performance protótipo italiano, mas ele próprio deu um considerável passo à frente em termos de desempenho.

Aleix Espargaró deu à Aprilia a primeira vitória na MotoGP (Foto: Aprilia)

LEIA TAMBÉM
MotoGP cita tensão geopolítica e cancela GP da Finlândia na temporada 2022

A sequência na equipe, porém, não foi de tão fácil resolução assim. Embora fosse natural que seguissem juntos, as primeiras conversas entre a Aprilia e o agente de Aleix não foram tão boas, já que o empresário considerou que as ofertas eram insuficientes. Ele queria um montante financeiro que fosse digno do salto de performance apresentando pelo pai dos gêmeos Max e Mia.

Mesmo reconhecendo a importância de Espargaró e valorizando o trabalho, a marca do grupo Piaggio não estava pronta para elevar o aporte financeiro da MotoGP e precisou de tempo para levantar a quantia necessária. Agora, contudo, foi possível um acordo.

Falando à imprensa em Mugello, Massimo Rivola reconheceu o papel central de Aleix, a quem chamou de “Capitão”. “Ele nos trouxe até aqui”, declarou o ex-Fórmula 1.

“Tudo de bom que estamos fazendo nesta temporada é fruto de muitos componentes, certamente valorizamos nossos designers e técnicos liderados por Romano Albesiano, o crescimento geral de nosso departamento de corridas, e, em grande parte, a sinergia que nosso Capitão, Aleix, habilidosamente construiu com a moto e a equipe”, disse Rivola. “Então traçamos a meta de continuidade dentro dessas linhas, tanto com Aleix quanto com Maverick, e estou satisfeito em confirmar essa continuidade hoje. Ainda precisamos crescer muito e agora temos a tranquilidade para fazer isso”, completou.

Ainda, Rivola destacou que não pensou em nenhum outro piloto, já que enxerga os dois como membros da família.

“Não considerei nenhuma outra opção. Aleix ajudou a construir esta ‘família’ conosco e consideramos Maverick parte desta família”, frisou.

Diretor-técnico da equipe, Romano Albesiano destacou que manter os mesmos pilotos é importante também para a evolução do protótipo.

“É crucial manter os mesmos pilotos”, defendeu Albesiano. “Mudar teria sido um desafio difícil. Estou muito feliz e orgulhoso por seguir trabalhando com Aleix, já é uma longa história, e tenho certeza de que chegaremos ao mesmo nível com Maverick”, completou.

O piloto de 32 anos também celebrou a estadia em Noale e destacou a grande oportunidade da equipe em 2022, já que é o ano mais competitivo da Aprilia na MotoGP.

“Estou muito feliz. Fizemos um bom trabalho nos últimos seis anos. Serão oito anos no fim de 2024”, apontou. “Do lado humano e do lado técnico, é extremamente bom ficar aqui. Agora posso ficar ainda mais calmo e focado. Temos uma grande oportunidade diante de nós neste ano”, sublinhou.

“As pessoas diziam que era o fim da minha carreira quando saí da Suzuki e vim para a Aprilia. Disseram o mesmo de Maverick quando ele veio da Yamaha. Mas chegamos aqui liderando o Mundial de Equipes”, cutucou.

Depois de sete etapas, a Aprilia soma 131 pontos na disputa entre as equipes, seis a mais do que a Suzuki, a vice-líder. Na disputa de Construtores, a casa de Noale tem a terceira colocação, atrás apenas de Ducati e Yamaha.

Recém-chegada à Aprilia, Maverick segue buscando o mesmo nível de performance do companheiro de equipe, mas se mostrou confiante com o futuro.

“Estou muito feliz em continuar com o progresso e o trabalho aqui”, comentou Viñales. “É um impulso na confiança estar dentro de uma fábrica de alto nível com a Aprilia e estamos crescendo fortemente. Assim que entrei na família Aprilia, senti que era o meu lugar”, concluiu.

A MotoGP volta às pistas no próximo dia 29 de maio para o GP da Itália, em Mugello, oitava etapa da temporada 2022. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

LEIA TAMBÉM
# Honda admite conversas com Mir e Rins, mas diz que “vai analisar com calma” situação
# MotoGP anuncia aposentadoria do lendário #46 de Rossi em evento em Mugello

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.