Aspar confirma interesse da CFMoto em “chegar à MotoGP”, mas diz: “2027 é cedo”
Chefe da Aspar, Jorge Martínez confirmou que a chinesa CFMoto tem interesse em chegar à MotoGP, mas avaliou que é inviável pensar em fazer isso já em 2027
Chefe da Aspar, Jorge Martínez confirmou que a CFMoto tem interesse em chegar à MotoGP. O espanhol, contudo, considerou que não é viável pensar em fazer isso já em 2027, uma vez que leva tempo para construir toda a infraestrutura necessária para a classe rainha do Mundial de Motovelocidade.
A parceria entre a Aspar e a CFMoto no Mundial de Motovelocidade é recente, mas já deu frutos expressivos. Em 2024, David Alonso faturou o título da Moto3. Ano passado, Máximo Quiles foi um dos destaques na classe menor, enquanto o colombiano e Dani Holgado se apresentaram como nomes fortes da Moto2.
“Só começamos a trabalhar com a CFMoto no fim de 2023 e parece que trabalhamos juntos há dez anos”, disse Aspar em entrevista ao site espanhol Motosan. “Em 2024, nos tornamos campeões mundiais com eles. Os resultados foram incríveis desde o primeiro momento”, seguiu.
“É muito importante que uma companhia como a CFMoto foque em velocidade, escolar e no desenvolvimento de pilotos em todo o mundo, mas com foco na China”, defendeu.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Ainda, Aspar explicou que os bons resultados obtidos com a parceria foram fundamentais para estreitar a parceria entre a marca chinesa e a Dorna, promotora do Mundial, e a FIM (Federação Internacional de Motociclismo), resultando em uma relação de “respeito mútuo e admiração”.
Aspar confirmou que o desejo da fábrica chinesa é alcançar a elite do esporte, mas reconheceu que 2027 é cedo demais.
“A ideia é chegar à MotoGP. [Mas] 2027 é perto demais. A única forma de entrar seria por meio de uma fábrica existente, mas temos de ir passo a passo e lentamente”, frisou.
Questionado sobre a possibilidade de entrar diretamente no projeto da MotoGP, Aspar responde: “Construir uma infraestrutura em um tempo tão curto seria uma loucura. Pode acontecer no futuro, mas sem pressa”.
A CFMoto é uma fabricante chinesa com sede em Hangzhou fundada em 1989. A marca produz motos, UTVs e quadriciclos e está presente em mais de cem países.
A MotoGP está de férias e só volta a acelerar nos dias 29, 30 e 31 de janeiro de 2026, com o shakedown direto de Sepang, na Malásia. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade.
MotoGP hoje: saiba aqui as notícias mais importantes da MotoGP
A redação do GRANDE PRÊMIO selecionou as notícias mais importantes das últimas horas para você ficar por dentro de tudo que acontece na MotoGP.
▶️ Aleix Espargaró opta por focar na Honda e desiste de carreira como ciclista profissional
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!