Audiência por doping de Iannone no Tribunal Arbitral do Esporte é adiada para outubro

De acordo com Massimo Rivola, diretor-executivo da Aprilia, a data da audiência é fruto de uma ação da Agência Mundial Antidoping. Escuderia de Noale segue contando com a volta de piloto

O futuro de Andrea Iannone já tem data para ser definido após a suspensão por doping. A audiência do italiano no Tribunal Arbitral do Esporte foi marcada para 15 de outubro, pouco mais de dez meses após o início da suspensão por doping. De acordo com Massimo Rivola, diretor-executivo da Aprilia, a data tardia da audiência é resultado de uma manobra da Agência Mundial Antidoping. Inicialmente, um veredito era esperado para agosto.

Andrea Iannone segue sendo esperado pela Aprilia (Foto: Aprilia)

“A Agência Mundial Antidoping conseguiu adiar a audiência para 15 de outubro, colocando a nós e ao piloto em grandes dificuldades”, disse Rivola à emissora Sky Italia. “Acreditamos na inocência de Andrea e queremos esperar por ele, ainda que corramos um grande risco”, seguiu.

Em novembro do ano passado, Iannone testou positivo para uma “substância não especificada nos termos da seção 1.1.a) esteroides androgênicos anabólicos exógenos (AAS)” em um exame feito no fim de semana do GP da Malásia de MotoGP. A defesa pediu a contraprova, que confirmou o doping do italiano.

No exame de urina, foi detectado o esteroide anabolizante injetável drostanolona, que é muito comum no fisiculturismo por ser eficaz no crescimento muscular.

Desde o início, a defesa alega que a droga entrou no sistema de Iannone por meio do consumo de carne animal durante os dias em que passou na Ásia, entre os GPs da Tailândia e da Malásia. Além dele, outros oito pilotos foram testados em Sepang ― Romano Fenati, Ai Ogura, Marcos Ramírez, Remy Gardner, Joe Roberts, Xavi Vierge, Jorge Lorenzo e Marc Márquez ―, todos com resultado negativo.

A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) aplicou uma suspensão de 18 meses, o que levou Iannone ao Tribunal Arbitral do Esporte para tentar reverter a condenação. A WADA, entretanto, também recorreu e quer um gancho de até quatro anos.

Apesar do futuro em suspenso, a Aprilia segue na espera do #29. Por enquanto, a casa da Noale tem escalado Bradley Smith, piloto de testes da marca, para substituir Andrea nos GPs da temporada 2020. Rivola, porém, segue inconformado com a atuação da WADA.

“A sensação é que a WADA, que tem um importante poder político, está fazendo de tudo para nos fazer perder tempo e para fazer Iannone pagar algum tipo de pena. Pessoalmente, estou confiante de que ele vai vencer a apelação”, comentou durante o fim de semana em Brno.

No mês passado, o GRANDE PREMIUM abordou a situação de Iannone. Especialistas ouvidos pela reportagem afirmaram que, embora possível, é improvável que Andrea tenha sido contaminado por conta de uma carne que comeu.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Áustria, quinta etapa do Mundial de Motovelocidade 2020.

Paddockast #73 | A maratona da Fórmula E em Berlim
Ouça também: PODCASTS APPLE | ANDROID | PLAYERFM

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO? Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.