Aprilia mantém fé na inocência de Iannone e diz que Wada “faz de tudo para atrapalhar”

Diretor-executivo da Aprilia, Massimo Rivola se disse confiante do sucesso de Andrea Iannone na apelação apresentada ao Tribunal Arbitral do Esporte. Italiano está suspenso por 18 meses por doping

LEIA TAMBÉM
Máscaras, marmitas, distância e confinamento: a nova rotina da pandemia na MotoGP

Le jour de gloire est arrivé!: Quartararo reescreve história da França na MotoGP

A Aprilia ainda não desistiu de esperar por Andrea Iannone. Diretor-executivo do time de Noale, Massimo Rivola apostou na vitória do italiano na apelação ao Tribunal Arbitral do Esporte e acusou a Agência Mundial Antidoping de “atrapalhar” o piloto.

Em novembro do ano passado, Iannone testou positivo para uma “substância não especificada nos termos da seção 1.1.a) esteroides androgênicos anabólicos exógenos (AAS)” em um exame feito no fim de semana do GP da Malásia de MotoGP. A defesa pediu a contraprova, que confirmou o doping do italiano.

Mundial de MotoGP MotoGP Andrea Iannone Aprilia
Andrea Iannone ainda espera julgamento do TAS (Foto: Aprilia)

No exame de urina, foi detectado o esteroide anabolizante injetável drostanolona, que é muito comum no fisiculturismo por ser eficaz no crescimento muscular.

Desde o início, a defesa alega que a droga entrou no sistema de Iannone por meio do consumo de carne animal durante os dias em que passou na Ásia, entre os GPs da Tailândia e da Malásia. Além dele, outros oito pilotos foram testados em Sepang ― Romano Fenati, Ai Ogura, Marcos Ramírez, Remy Gardner, Joe Roberts, Xavi Vierge, Jorge Lorenzo e Marc Márquez ―, todos com resultado negativo.

A FIM (Federação Internacional de Motociclismo), então, aplicou uma suspensão de 18 meses, o que levou Iannone ao Tribunal Arbitral do Esporte para tentar reverter a condenação. A Wada, entretanto, também recorreu e quer um gancho de até quatro anos.

Apesar da situação incerta, a Aprilia segue na espera. Por enquanto, a fábrica italiana tem escalado Bradley Smith, piloto de testes da equipe, para a vaga de Iannone, mas ainda não foi ao mercado de pilotos em busca de um substituto sequer para 2021.

“Nós estamos esperando por Andrea. A Agência Mundial Antidoping está fazendo de tudo para atrapalhar o garoto e nós também”, disse Rivola à emissora Sky Italia. “Vamos pensar em um plano B se ele não estiver conosco. Obviamente, o momento nos coloca em grande dificuldade. E, infelizmente, não temos um prazo. Quando entendermos o tempo da Wada também teremos um timing sobre as consequências”, explicou.

Ainda, Rivola se disse confiante no sucesso de Iannone na apelação, já que a equipe de defesa tem meios de rebater as acusações feitas contra o #29.

“O comitê científico que Andrea reuniu junto com seu advogado é mais do que eficiente. Eles estão prontos para desmantelar qualquer acusação feita contra ele”, assegurou Rivola. “Ele outras coisas, o piloto foi absolvido no primeiro julgamento, ainda que os 18 meses não sejam coerentes com o julgamento de emergência”, defendeu.

“A sensação é que a WADA, que tem um importante poder político, está fazendo de tudo para nos fazer perder tempo e para fazer Iannone pagar algum tipo de pena. Pessoalmente, estou confiante de que ele vai vencer a apelação”, concluiu.

No mês passado, o GRANDE PREMIUM abordou a situação de Iannone. Especialistas ouvidos pela reportagem afirmaram que, embora possível, é improvável que Andrea tenha sido contaminado por conta de uma carne que comeu.

Paddockast #73 | A maratona da Fórmula E em Berlim
Ouça também: PODCASTS APPLE | ANDROID | PLAYERFM

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO? Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.