Aprilia confirma Smith como substituto de Iannone na abertura da temporada 2020

Piloto de testes da Aprilia, Bradley Smith era, de fato, o mais cotado para assumir a vaga de Andrea Iannone, que cumpre suspensão de 18 meses por doping

A Aprilia bateu o martelo e escolheu Bradley Smith como substituto de Andrea Iannone nas duas primeiras etapas da temporada 2020 da MotoGP, em Jerez. O britânico é o piloto de testes da marca e participa já nesta semana de uma sessão de três dias de treinos privados em Misano.

No ano passado, Iannone testou positivo em um exame antidoping feito no GP da Malásia. O #29 alega que ingeriu acidentalmente a drostanolona, um esteroide anabolizante proibido, por conta do consumo de carne durante a passagem do campeonato pela Ásia.

Bradley Smith fez sua melhor temporada na MotoGP em 2015, quando foi sexto (Foto: Aprilia)
Paddockast #66 | Os pilotos mais superestimados da história da F1
Ouça também: PODCASTS APPLE | ANDROID | PLAYERFM

De acordo com Antonio de Rensis, advogado de Iannone, a FIM (Federação Internacional de Motociclismo) até acatou o argumento, apesar de ter imposto uma sanção de 18 meses. Andrea, então, recorreu ao Tribunal Arbitral do Esporte, mas a pena pode subir para até quatro anos, já que a Agência Mundial Antidoping também acionou a corte em Lausanne, na Suíça.

Enquanto Iannone tenta provar sua inocência na justiça, a Aprilia se mantém ao lado do piloto e não esconde o objetivo de renovar o contrato do italiano. Os prazos, porém, jogam contra a casa de Noale, que teve de escolher um substituto para as corridas em Jerez de la Frontera.

O britânico de Oxford estreou na MotoGP em 2013, correndo pela Tech3, então satélite da Yamaha. Depois de quatro anos com o time, Smith mudou para a KTM, onde passou dois anos até ser substituído por Johann Zarco.

Em 2019, Bradley acumulou a função de piloto de testes da Aprilia com a temporada inaugural da Copa do Mundo de MotoE, de onde saiu vice-campeão. Além disso, disputou quatro provas da MotoGP ― Catar, Espanha, Catalunha e Aragão ― e registrou seu melhor desempenho em Jerez, quando foi apenas 17º.

Com a opção da Aprilia, Smith estará ao lado de Aleix Espargaró, que recentemente teve o contrato renovado por mais dois anos.

Depois de muitos cancelamentos e adiamentos, a MotoGP vai abrir a temporada 2020 com o GP da Espanha, marcado para 19 de julho. Na semana seguinte, o Mundial volta a Jerez para o GP de Andaluzia, segunda prova do ano.

https://www.dailymotion.com/video/x7uix07

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO? Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.