Augusto Fernández perde três posições no grid do GP da Austrália por atrapalhar Quartararo

Um incidente no final do treino em Phillip Island fez com que Augusto Fernández acabasse punido pelos comissários. O espanhol vai perder três posições no grid do GP da Austrália, que será definido ainda nesta sexta-feira

Fabio Quartararo foi atrapalhado por Augusto Fernández (Vídeo: MotoGP)

Augusto Fernández não escapou dos olhares atentos dos comissários em Phillip Island. O espanhol das GasGas atrapalhou Fabio Quartararo no final do treino desta sexta-feira (20) e, com isso, perderá três posições no grid de largada do GP da Austrália — que acontece neste sábado (21) após uma alteração da programação feita pela MotoGP.

Fernández estava desacelerando nos instantes finais da sessão que garantia vaga direta no Q2 da classificação e não viu a chegada de Quartararo em alta velocidade. Com isso, o piloto da GasGas fechou o francês, que escapou da pista, mas conseguiu evitar a queda. O campeão de 2021 imediatamente reclamou da atitude do colega de grid.

Em comunicado divulgado pelos comissários da Federação Internacional de Motociclismo [FIM], foi anunciada a punição de três posições no grid. A decisão foi declara como uma infração de tipo 2, o ato de obstruir outro piloto nos 10 últimos minutos do treino que garante passagem ao Q2. Por ser a primeira atitude deste tipo em 2023, Fernández só acabou penalizado na classificação.

Nenhum dos dois pilotos envolvidos acabou no top-10 do dia em Phillip Island. Augusto Fernández ficou na 13ª posição, com 1min28s656, enquanto Quartararo não passou do 17º lugar, com 1min28s937.

Augusto Fernández em ação no TL1 da Austrália (Foto: Gold & Goose/ Red Bull Content Pool)

O segundo treino livre da MotoGP para o GP da Austrália, em Phillip Island, acontece ainda na noite desta sexta-feira, às 20h10 (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade.

LEIA TAMBÉM
🏍️ ‘Vitória muito importante’: Granado se emociona com Moreira na Indonésia na Moto3
🏍️ ‘Visibilidade muito maior’: pilotos acreditam em impacto positivo da vitória de Moreira
🏍️ ‘Foi difícil chegar até aqui’: pais narram emoção da primeira vitória de Moreira na Moto3

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.