Avintia encerra suspense e confirma Marini e Bastianini para temporada 2021 da MotoGP

A equipe satélite da Ducati colocou um ponto final no mistério e anunciou a chegada de Luca Marini à MotoGP em 2021. Como esperado, o irmão de Valentino Rossi será companheiro de Enea Bastianini

Acabou o mistério. Depois de muita especulação, a Avintia confirmou neste sábado (7) que Luca Marini e Enea Bastianini serão os pilotos do time na temporada 2021 da MotoGP. Atual terceiro colocado na classificação da Moto2, o irmão de Valentino Rossi ficou com a vaga que era de Tito Rabat.

A promoção de Marini à classe rainha já era especulada nos últimos meses, mas a Avintia tinha contrato com Rabat, que levava patrocínio para a equipe. Fornecedora das motos, a Ducati já tinha manifestado em contar com o jovem italiano.

A promoção de Marini para a classe rainha é fruto de um acordo entre a VR46 e a Ducati. Assim, Luca vai para a Avintia, mas usando as mesmas cores do time que leva as iniciais do irmão mais velho, diferente de Bastianini. O piloto conhecido pelo número #10 será acompanhado por alguns dos integrantes da equipe atual.

Marini dá o salto em 2021 (Foto: VR46)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

“Competir na MotoGP é o sonho de todo piloto. Ter essa grande oportunidade de poder compartilhar isso com a Sky Racing Team VR46, com a Esponsorama Racing e a Ducati é ainda melhor”, disse Marini. “Ganhei experiência nesses anos com a equipe, cresci e atingi o primeiro resultado importante. Estamos em uma fase crucial da temporada, vamos seguir trabalhando duro para atingir a meta máxima antes de darmos esse passo juntos”, completou.

A outra vaga na escuderia de Raúl Romero foi menos difícil de ocupar. Com a saída de Johann Zarco para a Pramac, a Ducati contratou Enea Bastianini e encaixou o italiano na equipe de Andorra.

“Estou muito feliz em ir para a MotoGP com a Ducati e a Esponsorama Racing. Agora tenho de me concentrar em terminar a temporada, já que gostaria de subir como campeão mundial, apesar de saber que isso não será fácil”, comentou Bastianini. “Na próxima temporada, vários pilotos vão subir para a MotoGP, vamos começar uma aventura juntos ao lado dos pilotos mais rápidos do mundo e acho que, junto com o time, poderei atingir bons resultados”, completou.

Com a chegada na MotoGP, a VR46 interrompe o trabalho na Moto3 e vai focar apenas nas duas classes maiores, com Celestino Vietti subindo para a Moto2 para formar dupla com Marco Bezzecchi.

“Anunciar que outro piloto dos nossos e a Sky Racing Team VR46 vai saltar para a MotoGP nos deixa muito orgulhosos”, disse Alessio Salucci, que comanda a Academia de Pilotos VR46 e a equipe VR46. “Junto com a Sky, com quem começamos esta extraordinária aventura em 2014, demos nos últimos anos um empurrão decisivo em favor do motociclismo italiano. Hoje, graças a um acordo com a Esponsorama Racing e a Ducati, Luca Marini e a Sky Racing Team VR46 poderão correr na categoria top, que no próximo ano vai contar com mais uma promessa italiana. É uma grande oportunidade para toda a equipe, mas também um momento decisivo para o futuro do piloto e todo nosso movimento no motociclismo. Tenho certeza de que teremos um 2021 espetacular pela frente”, completou Uccio.

Além de Marini e Bastianini, a Ducati terá um terceiro novato em seus quadros em 2021, já que Jorge Martín será o companheiro de Johann Zarco na Pramac.

Chefe da Ducati Corsi, Gigi Dall’Igna celebrou o acordo com os dois pilotos e ressaltou o desejo da Ducati de apoiar jovens talentos na classe rainha.

“Estamos muito felizes por ter chegado a este acordo graças ao qual dois jovens talentos italianos poderão estrear na MotoGP no ano que vem com as nossas Desmosedici GP confiadas à Esponsorama Racing Team”, comentou Dall’Igna. “Este ano, a equipe de Raul Romero mostrou que atingiu um nível excelente de profissionalismo. Graças ao renovado apoio técnico que vamos fornecer à equipe de Andorra em 2021, temos certeza de que vão apoiar Enea e Luca da melhor maneira possível na temporada de estreia deles”, assegurou.

“Tanto Bastianini quanto Marini mostraram ser altamente competitivos na Moto2 neste ano, e temos certeza de que chegou a hora deles subirem para a MotoGP. Vamos dar a eles todo o apoio necessário para acompanhá-los no caminho até a categoria de ponta. Com esta decisão, a Ducati planeja continuar com a estratégia de desenvolver jovens talentos que já levou Pecco Bagnaia a debutar na MotoGP com a Pramac Racing em 2019 e alcançar uma meta importante para 2021: vestir as cores da equipe oficial da Ducati”, encerrou.

Com o anúncio da Avintia, chega ao fim a passagem de cinco anos de Rabat pela classe rainha do Mundial de Motovelocidade. A única vaga ainda livre no grid é a da Aprilia, que segue esperando a definição do julgamento da suspensão de Andrea Iannone por doping. Mesmo que o italiano não volte, Tito não é uma das opções consideradas pela escuderia comandada por Massimo Rivola.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Europa, antepenúltima etapa do Mundial de Motovelocidade 2020.

LEIA TAMBÉM
Yamaha registra novo caso de Covid-19 e isola cinco funcionários em Valência
Com Portugal, Indonésia e Rússia na reserva, MotoGP tem calendário provisório para 2021
Mir lidera MotoGP com menor pontuação após 11 corridas em 27 anos

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.