Binder faz história e garante primeira vitória da África do Sul na MotoGP

O triunfo do sul-africano além de também garantir o primeiro da KTM na MotoGP, encerra jejum de 38 anos do país sem pódio

LEIA TAMBÉM
Máscaras, marmitas, distância e confinamento: a nova rotina da pandemia na MotoGP

Le jour de gloire est arrivé!: Quartararo reescreve história da França na MotoGP

Brad Binder escreveu seu nome no livro da história da MotoGP. Neste domingo (9), o piloto da KTM conseguiu a vitória do GP da Tchéquia e garantiu o primeiro triunfo da África do Sul na classe rainha do Mundial de Motovelocidade.

O #33 mostrou bom desempenho em Brno. Saindo da sétima colocação, fez boa saída e já estava no top-5 ainda no fim do primeiro giro. Matando aos poucos sua desvantagem para Franco Morbidelli, o primeiro, cresceu na reta final para tomar a primeira colocação e dali não sair mais.

A conquista de Brad encerrou um jejum de 38 anos sem pódios para o país africano. O último piloto que havia subido foi Kork Ballington ainda na era das 500cc, em 1981, quando defendia a Kawasaki. O piloto foi quatro vezes campeão do Mundial, duas vezes nas 250cc e duas nas 350cc, garantindo sua entrada no Rol das Lendas.

O top-3 na Tchéquia (Foto: Reprodução)

Antes de Kork, outros dois nomes sul-africanos haviam terminado dentro do top-3. O primeiro a chegar ao pódio foi Edwin-Martin Grant, no GP da Holanda de 1956, correndo com uma moto Norton. Naquela corrida, foi terceiro.

Depois, foi a vez de Paddy Driver. Entre 1961 e 1965, conseguiu nada menos que oito top-3 para chamar de seu. Um foi pela Norton, um terceiro posto, e todos os outros pela Matchless – cinco terceiros lugares e dois segundos.

E o feito de Binder também carrega outros grandes significados. Além de ser o primeiro triunfo da KTM na era da MotoGP, também é a primeira vez que um estreante consegue vencer em seu ano de subida à classe rainha desde Marc Márquez, em 2013.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO? Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube