Crutchlow põe Yamaha na ponta no primeiro dia do shakedown da MotoGP na Malásia
A marca de Iwata fechou o domingo (5) em Sepang com o melhor tempo de 2min01s146 e assegurou o topo da tabela com 0s185 de margem para Augusto Fernández, o único titular presente na atividade, uma vez que apenas novatos são permitidos no teste desta semana
A Yamaha fechou o primeiro dia do shakedown da MotoGP no topo da folha de tempos na Malásia neste domingo (5). Com Cal Crutchlow, Katsuyuki Nakasuga e Kohta Nozane revezando as três YZR-M1 de testes, a marca dos três diapasões garantiu a liderança com 0s185 de margem para Augusto Fernández, o único titular de 2023 presente na atividade, já que apenas estreantes podem participar.
Depois de competir em parte da temporada passada, substituindo Andrea Dovizioso na RNF a partir do GP de San Marino e da Riviera de Rimini, coube ao britânico cravar o melhor tempo do dia: 2min01s146.
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Para este shakedown, a Yamaha levou duas motos na especificação de 2023 e uma na versão de 2022. Desde o ano passado, a montadora não esconde que o foco é ter um motor mais agressivo, e, neste domingo, Crutchlow conseguiu alcançar a marca de 330 km/h, um registro maior do que os 327 km/h de Fabio Quartararo no teste malaio da temporada anterior.
Como sempre acontece nos testes, a tabela é um pouco confusa, já que os nomes dos pilotos se repetem diversas vezes. Isso porque há um revezamento entre diversas motos. Fernández, por exemplo, deu 28 giros na moto principal da Tech3 GasGas e mais seis em um segundo protótipo em um dia marcado por um temporal.
Além de liderar a sessão, a Yamaha também fez o terceiro tempo, com 2min01s573, 0s427 mais lento que o melhor registro. Stefan Bradl colocou a Honda na quarta colocação, 0s459 atrás. O alemão testou o novo pacote aerodinâmico da RC213V, além do novo sistema de escapamento e do motor 2023. Com seis motos diferentes para testar, Lorenzo Savadori apareceu em quinto com a Aprilia, diante de mais uma M1. O piloto da casa de Noale também avaliou uma nova configuração aerodinâmica, mas enfrentou um problema técnico com uma das motos no fim do dia.
Campeã vigente, a Ducati fez 2min02s115 com Michele Pirro e ficou com o sétimo posto, 0s969 atrás dos ponteiros. O italiano tinha duas motos para trabalhar e estreou a carenagem na Malásia. Uma segunda Honda, também nas mãos de Bradl, aparece logo atrás, diante de Augusto.
Jonas Folger estreou com a KTM neste primeiro dia em Sepang e fez o melhor tempo em 2min03s686, aparecendo em 12º. Com a segunda moto, o alemão surge logo atrás. Dani Pedrosa também esteve presente, trabalhando com a equipe de Jack Miller.
Neste primeiro dia, a Yamaha mostrou um novo braço oscilante, além de outras peças aerodinâmicas que estiveram a mostra ao longo do paddock.
MotoGP 2023, Shakedown, Malásia, Sepang, Dia 1:
1 | Yamaha Test T2 | Yamaha | 2:01.146 | 12 | |
2 | A FERNÁNDEZ | Tech3 GasGas | 2:01.331 | +0.185 | 28 |
3 | Yamaha Test T1 | Yamaha | 2:01.573 | +0.427 | 13 |
4 | S BRADL | Honda | 2:01.605 | +0.459 | 20 |
5 | L SAVADORI | Aprilia | 2:01.646 | +0.500 | 7 |
6 | Yamaha Test T3 | Yamaha | 2:01.947 | +0.801 | 14 |
7 | M PIRRO | Ducati | 2:02.115 | +0.969 | 29 |
8 | S BRADL | Honda | 2:02.215 | +1.069 | 37 |
9 | A FERNÁNDEZ | Tech3 GasGas | 2:02.477 | +1.331 | 6 |
10 | L SAVADORI | Aprilia | 2:02.846 | +1.700 | 22 |
11 | L SAVADORI | Aprilia | 2:02.939 | +1.793 | 9 |
12 | J FOLGER | KTM | 2:03.686 | +2.540 | 6 |
13 | J FOLGER | KTM | 2:04.655 | +3.509 | 6 |
14 | M PIRRO | Ducati | 2:13.380 | +12.234 | 17 |
15 | L SAVADORI | Aprilia | 2:19.140 | +17.994 | 5 |
16 | L SAVADORI | Aprilia | 1 | ||
17 | L SAVADORI | Aprilia | 1 |