Chefe vê Honda “mais conservadora” e pede mudança: “Temos de ser mais rápidos”

Chefe da equipe de fábrica da MotoGP, Alberto Puig afirmou que a Honda tem uma postura mais conservadora antes de se arriscar com inovações, uma postura bastante diferente das fábricas europeias

Chefe da Honda na MotoGP, Alberto Puig avaliou que a fábrica da asa dourada ficou para trás por causa da “tradição japonesa mais conservadora”. Na visão do espanhol, os japoneses precisam seguir o método europeu e reagir mais rápido na classe rainha do Mundial de Motovelocidade.

Outrora dominada por marcas como Honda e Yamaha, a MotoGP vive hoje um momento totalmente diferente. Enquanto as marcas do Japão estão na lanterna do Mundial de Construtores, as europeias Ducati, KTM e Aprilia ocupam o topo da tabela.

Alberto Puig que reação mais rápida da Honda (Foto: Repsol)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Na visão de Puig, esse momento tem relação com as tradições das marcas, já que os construtores da Europa se arriscam muito mais.

“Nos últimos anos, as marcas europeias foram muito agressivas, correram muitos riscos”, disse Puig. “Riscos querem dizer que você pode cometer erros, mas elas aceitam esses erros. Normalmente, a tradição japonesa é mais conservadora”, ponderou.

“Com as novas regras e nos baseando nos resultados, porque não é muito difícil de enxergar, já que os resultados são o parâmetro ou o indicador do que está acontecendo, está claro que não souberam enfrentar essa situação”, comentou. “Têm coisas muito, muito boas, mas, com certeza, precisam mudar isso e serem mais reativos do que são”, defendeu.

“É verdade que é mais difícil ser rápido ou reagir mais rápido se você está no Japão ao invés da Europa. Mas é assim que é. Temos de ser mais rápidos e reagir mais rápido”, concluiu.

A Honda soma apenas 89 pontos no Mundial de Construtores, 196 a menos que a Ducati, que lidera o campeonato e é a campeã vigente.

A MotoGP agora entra em férias e volta à ativa apenas entre os dias 4 e 6 de agosto para o GP da Grã-Bretanha, em Silverstone. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2023.

Por que Marc Márquez cai tanto na MotoGP?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.