Diretor valoriza “seriedade” da KTM e projeta “grande temporada” na MotoGP 2025

Pit Beirer, diretor-esportivo da KTM, destacou a vitória que a montadora austríaca conseguiu no Dakar e ressaltou o compromisso com o projeto na MotoGP, mesmo em meio a uma grave crise financeira que atravessa

A KTM apresentou a nova versão da RC16 — e também as motos da parceira Tech3 — para a temporada 2025 em meio a uma grave crise financeira, dívidas bilionários e até mesmo o risco de sair do grid da MotoGP para conter os gastos. Pit Bierer, diretor-esportivo da montadora austríaca, tentou manter o otimismo para o campeonato que se aproxima.

Os problemas de caixa da KTM foram revelados no fim do ano passado, quando a montadora enfrentou mais de 3000 reclamações de credores, sendo a maior parte de funcionários com pendências financeiras. O grupo Pierer Mobility, que comanda a companhia, conseguiu até encontrar parceiros e garantir a presença na MotoGP, mas as dívidas passaram de € 2 bilhões — cerca de R$ 12 bilhões.

Além disso, a KTM demitiu centenas de funcionários e pausou temporariamente a fabricação das motos de rua enquanto se reorganiza com a empresa que controla o processo de autoadministração. A garantia do desenvolvimento da RC16 foi bem recebida, mas o futuro da montadora segue preocupando outras marcas do grid e também a Dorna, detentora dos direitos comerciais da MotoGPPara coroar o caos, ainda conviveu com a troca do CEO nos últimos dias.

“Foram feitos muitos questionamentos, mas nós fomos bem honestos desde o último dia da temporada 2024: estamos aqui para correr e mostrar seriedade na busca de sucesso neste fantástico campeonato que leva o motociclismo para vários cantos do mundo”, disse o dirigente.

A RC16, moto da KTM para a MotoGP 2025 (Foto: Sophie Fleischer/KTM)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ KTM e Tech3 reforçam laços e apresentam RC16 com mesmo layout para MotoGP 2025

“O ano de 2025 começou forte para nós, com uma importante vitória no Dakar, agora é um prazer apresentar nossas equipes na MotoGP e ver a moto pronta para correr pelo nono ano consecutivo”, seguiu.

“As competições fazem parte do DNA da KTM e estamos comprometidos. Para a próxima temporada teremos Brad [Binder], Pedro [Acosta], Enea [Bastianini] e Maverick [Viñales], além de toda a experiência e conhecimento nas garagens. Esta temporada pode ser grande para nós e espero que seja”, concluiu.

MotoGP volta a acelerar entre 5 e 7 de fevereiro de 2025 para os primeiros testes de pré-temporada, em Sepang, na Malásia. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.