Domínio da Ducati, acidentes e ameaça de chuva formam receita para caos na Áustria
A Ducati teve diversos pilotos ocupando a primeira posição nos treinos da MotoGP no Red Bull Ring, mas Pecco Bagnaia acabou na frente. O intenso equilíbrio dentro da montadora italiana, somado aos muitos acidentes e uma preocupante ameaça de chuva, deixam o GP da Áustria imprevisível e com promessa de muito drama
O primeiro dia de treinos da MotoGP para a etapa na Áustria, neste sexta-feira (16), viu diversos pilotos ocupando a primeira posição em algum momento. No fim, o atual bicampeão Francesco Bagnaia achou uma grande volta em 1min28s508 para ficar 0s2 à frente de Franco Morbidelli e Jorge Martín, da Pramac. O trio de pilotos com motos GP24, a versão de fábrica da Ducati, sai na frente na disputa interna, mas outros competidores da montadora italiana parecem prontos para o duelo.
Bagnaia sempre foi um piloto discreto nos primeiros treinos, como se guardasse mais força para os momentos decisivos dos finais de semana, mas em 2024 tem mostrado bom desempenho logo de cara. E a veloz pista austríaca é um trunfo ainda maior para o italiano, que venceu no Red Bull Ring nos últimos dois anos, sempre de maneira dominante. Por isso, começar a etapa na frente parece ter sido um incentivo.
Relacionadas
“Nesta temporada, comecei a ser rápido desde a sexta-feira e isso ajuda muito porque pode se concentrar em acelerar, nem tanto focar em problemas. Temos uma base muito boa para qualquer circuito”, afirmou após os primeiros treinos.
RANKING GP
▶️ As notas dos pilotos na primeira metade da MotoGP 2024
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
“Sempre há trabalho a ser feito, mas temos mudado muito pouco nossa moto nas últimas provas. Quando precisa testar muitas coisas, chega no limite no domingo. E nas corridas sprint, vou ao solo do mesmo jeito”, brincou com a má fase em corridas curtas.
Mas na casa da KTM, quem dominou foi a Ducati e o equilíbrio prevaleceu. Bagnaia se destacou, é bem verdade, mas os outros três pilotos que apareceram na sequência ficaram separados por apenas 0s069. Franco Morbidelli e Jorge Martín correm com a nova moto da Ducati, a GP24, mas o quarto colocado Marc Márquez está com a versão anterior. Pecco, porém, sabe que os três são as ameaças para o restante do fim de semana.
E nesta proximidade de grandes pilotos, qualquer erro pode resultar em uma situação maior. Nos primeiros treinos, as quedas acabaram sendo um destaque negativo. A maior parte do grid esteve, em algum momento, fora da pista ou mesmo no solo. Nem mesmo os ponteiros escaparam, com erros de Bagnaia e Martín na temida curva 4.
Outros, como Pedro Acosta, sofreram quedas maiores e o novato causou até mesmo bandeira vermelha no primeiro treino livre — e ainda sofreria mais dois acidentes no dia. Fabio Di Giannantonio, por exemplo, levou a pior e deslocou o ombro, tornando-se ausência para o restante da etapa austríaca. Enfim, se você piscasse durante as atividades, alguém estava no chão ou passeando pela caixa de brita, algo arriscado para uma pista de alta velocidade.
Adicione a este cardápio recheado de drama a possibilidade de chuva nos próximos dias. Na sexta-feira, o sol apareceu durante quase todo o dia, mas nuvens escuras rondaram a região de Spielberg. Para sábado e domingo, no entanto, existe a chance de pancadas nos momentos decisivos das corridas, o que pode aumentar o percentual de drama e caos.
A MotoGP volta a acelerar neste sábado (17), a partir de 5h10 (de Brasília), com a definição do grid de largada para o GP da Áustria, no Red Bull Ring, 11ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.