Dono de 13 vitórias nas 500cc, Mamola vai ser eternizado no rol das Lendas da MotoGP em evento no Texas

A organização do Mundial de Motovelocidade anunciou nesta sexta-feira (9) que Randy Mamola será eternizado no rol das Lendas da MotoGP. Norte-americano nunca foi campeão, mas tem 13 vitórias nas 500cc, segue ligado ao campeonato e é reconhecido por seu papel em obras de caridade

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O rol das Lendas da MotoGP vai ganhar um novo nome no GP das Américas de 2018. A organização do Mundial de Motovelocidade anunciou nesta sexta-feira (9) que Randy Mamola será eternizado ao lado dos principais nomes do esporte.
 
Dono de 13 vitórias e um total de 54 pódios nas 500cc, Mamola é um dos principais nomes do motociclismo norte-americano, mas jamais foi campeão. Randy, no entanto, foi vice na divisão principal em quatro oportunidades: 1980 e 1981 de Suzuki, 1984 de Honda e 1987 de Yamaha.
Randy Mamola vai ser incluído no rol das Lendas da MotoGP (Foto: Divulgação/MotoGP)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Mamola iniciou sua passagem no Mundial em 1979 e conquistou pódios nas 250cc e nas 500cc logo em seu primeiro ano. A primeira vitória na divisão principal veio no ano seguinte de Suzuki, junto com o primeiro vice-campeonato. Em 1981, Randy repetiu a receita, seguindo para uma temporada difícil no ano subsequente. 
 
Em 1983, Mamola terminou o ano em terceiro, atrás de Freddie Spencer e Kenny Roberts, antes de migrar para a Honda e voltar à briga pelo título. Em 1986, o norte-americano se juntou à Yamaha e teve uma campanha impressionante em 87, com três vitórias, outros nove pódios e o quarto vice-campeonato da carreira. 
 
Nas últimas quatro temporadas que disputou, Mamola conseguiu apenas outros pódios e se aposentou das corridas em 1992, com um total de 13 vitórias e 57 pódios. O norte-americano, porém, completa em 2018 39 anos no paddock no Mundial.
 
 
“Eu não esperava, mas foi uma agradável surpresa começar o meu dia com essa ligação”, disse Mamola. “Quando contei para minha esposa e filho, como você pode imaginar, foi uma comemoração enorme, mas aí: ‘Ah, não, agora teremos de viver com uma lenda!’”, contou.
 
“A MotoGP é a minha vida e estou no paddock há 39 anos. Vi muitas coisas desde que cheguei ao paddock aos 19 anos e é uma honra e um privilégio ser incluído em um grupo com pilotos de tão alto nível”, comemorou. “Também estou empolgado por ser incluído no Texas na presença da minha família e dos meus amigos”, ressaltou.
 
“Depois do ‘uau’, eventualmente você absorve isso e aí pensa na honra que é ser aceito por seus pares e também pelas pessoas que comandam a Dorna nos últimos 25 anos. Espero que em algum ponto ao longo do caminho eu possa recompensá-los ainda mais com o trabalho que continuo a fazer no paddock”, declarou. “Acredito e acho que sou a primeira Lenda que nunca foi campeã mundial. Acho que as conquistas que tive e o trabalho de caridade são outra parte disso. Espalhar o esporte apoiar o esporte… você é um embaixador tendo este título ou não. É um privilégio trabalhar no paddock e eu não ignoro isso”, concluiu.
 
Com o tributo, Mamora será o 27º piloto a entrar no rol das Lendas da MotoGP, se juntando a Giacomo Agostini, Mick Doohan, Geoff Duke, Wayne Gardner, Mike Hailwood, Daijiro Kato, Eddie Lawson, Anton Mang, Angel Nieto, Wayne Rainey, Phil Read, Jim Redman, Kenny Roberts, Jarno Saarinen, Kevin Schwantz, Barry Sheene, Marco Simoncelli, Freddie Spencer, Casey Stoner, John Surtees, Carlo Ubbiali, Alex Crivillé, Franco Uncini, Marco Lucchinelli, Kenny Roberts Jr. e Nicky Hayden.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.