Bastianini desbanca Martín e comanda treino da MotoGP na Indonésia. Bagnaia fica em 4º
Enea Bastianini voou nos minutos finais e bateu o recorde da pista de Mandalika, liderando o primeiro dia de treinos da MotoGP na Indonésia. Jorge Martín andou bem, mas ficou na segunda posição. Por outro lado, Pecco Bagnaia, sofreu com a Ducati e suou para garantir o quarto lugar
Enea Bastianini aproveitou a sexta-feira (27) para manter o bom ritmo do último fim de semana e começou a etapa da Indonésia com o pé direito. O piloto da Ducati voou nos minutos finais da sessão em Mandalika, cravou 1min29s630 e liderou a atividade da MotoGP, com direito a novo recorde da pista.
Para isso, no entanto, Bastianini precisou superar Jorge Martín por apenas 0s040. O líder do campeonato voltou a mostrar força na Indonésia, mas não foi capaz de contra-atacar, ficando na segunda colocação, à frente do companheiro Franco Morbidelli.
Em quarto, apareceu Francesco Bagnaia. Com ritmo discreto e fora do top-10 durante boa parte do dia, o atual bicampeão da MotoGP apareceu na hora decisiva da sessão e saltou para o quarto lugar. Marco Bezzecchi fechou o top-5.
LEIA TAMBÉM
🏁 MotoGP 2023 x MotoGP 2024
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Fabio Quartararo ficou na sexta colocação, acompanhado por Marc Márquez, Pedro Acosta, Fabio Di Giannantonio e Maverick Viñales, completando a lista dos dez melhores da MotoGP em Mandalika.
A etapa da MotoGP na Indonésia terá o desfalque de Miguel Oliveira. O português da equipe Trackhouse foi ejetado da moto na curva 4, após perder controle da parte traseira, e bateu com a cabeça no chão, precisando de ajuda dos fiscais para sair do local. Depois de passar pelo centro médico do circuito, foi levado para exames em um hospital da região, com fratura no punho direito.
A MotoGP volta a acelerar de novo nesta sexta-feira (26), a partir de 23h10 (de Brasília), com a definição do grid de largada do GP da Indonésia, em Mandalika, para a 15ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
Confira como foi o treino da MotoGP na Indonésia:
A tarde em Mandalika também foi de céu aberto e altas temperaturas, com termômetros em 30ºC no ar e 60ºC no asfalto, além de ventos de 7 km/h e umidade relativa de 74%. Assim que a luz verde, os pilotos começaram a sair de suas respectivas garagens.
Após as primeiras tentativas, Pedro Acosta surgiu na ponta, com 1min31s700, seguido por Marco Bezzecchi, Brad Binder, Jorge Martín e Augusto Fernández. Pecco Bagnaia começou mal e aparecia apenas em 15º.
Com apenas oito minutos, a primeira queda da sessão. Acosta escorregou na curva 1, perdeu o controle da moto e foi para o solo. O novato espanhol, porém, conseguiu levantar-se sozinho para seguir na sessão, mas voltou a pé para os boxes.
Franco Morbidelli voltou a andar bem e fez 1min30s673, assumindo a liderança do treino, seguido pelo companheiro Jorge Martín, a 0s253. Logo depois, Marc Márquez salvou uma queda, fez boa volta rápida e saltou para o quarto lugar.
Após 15 minutos insanos, boa parte do pelotão voltou para os boxes. Jack Miller seguiu na pista e saltou para o quinto lugar, mas a 0s480 do líder. Fabio Quartararo também continuou acelerando, mas não passou do 18º posto.
A pista voltou a encher e Marc Márquez fez grande volta, em 1min30s590, saltando para a primeira colocação. Acosta também se achou depois da queda e foi para o terceiro posto, a 0s188 do ponteiro. Instantes depois, porém, o novato foi superado por Fabio Di Giannantonio.
No meio da sessão, Acosta seguiu com bom ritmo e tomou a liderança do treino, cravando 1min30s411. Bagnaia, por outro lado, seguia discreto e apenas na 15ª colocação. Enea Bastianini acertou um bom giro e foi para o quinto lugar.
Outra vítima do dia foi Aleix Espargaró. O veterano piloto da Aprilia perdeu a dianteira da moto na curva 16 e caiu em câmera lenta. Mesmo assim, levantou-se e conseguiu voltar para os boxes com o equipamento.
Marco Bezzecchi foi o primeiro piloto a testar voltas de classificação, com pneus macios, e saltou para o segundo lugar, apenas 0s004 atrás de Acosta.
Com 20 minutos para o fim da atividade, todos os pilotos retornaram para os boxes em busca de ajustes finais e um breve descanso por conta do forte calor em Mandalika. Aleix Espargaró seguiu na pista, mas novamente caiu na curva 16.
Martín voltou para a pista com pneu macio na traseira e logo de cara acertou boa volta, em 1min30s317, e saltou para a liderança. No giro seguinte, o espanhol fez 1min29s670 e bateu o recorde da pista. Bastianini também melhorou e foi para o segundo posto de maneira breve, antes de ser superado por Acosta. Johann Zarco saltou para quarto.
Quem também melhorou foi Pecco Bagnaia. O atual bicampeão da MotoGP fez 1min30s558 e pulou para o décimo lugar. Instantes depois, viu outros pilotos melhorarem e ficou em 13º. Na tentativa seguinte, subiu para nono.
Brad Binder foi mais uma vítima do dia, caindo na curva 10. Viñales, por outro lado, foi para a quarta colocação, à frente de Marc Márquez. Com oito minutos para o fim, foi a vez de Bastianini voar, com 1min29s630 e tomar a liderança por apenas 0s040.
Depois de duas quedas, Espargaró correu atrás do tempo perdido e saltou para o décimo lugar. Mesmo assim, pouco ficou no top-10, pois Fabio Di Giannantonio voou para a quarta colocação, a 0s3 do líder.
Marco Bezzecchi inda foi para oitavo e Álex Rins em décimo, empurrando Bagnaia para fora do top-10. O italiano, no entanto, voltou a acertar uma volta decente e foi para nono, com 1min30s112. Álex Márquez tentava acompanhá-lo e ainda caiu no fim do giro.
Bagnaia demorou, mas encontrou o ritmo da moto com pneus macios. Apesar de ter perdido tempo no último setor, fez 1min29s712 e foi para terceiro. A alegria durou pouco porque Morbidelli tomou o posto do compatriota.
No fim, ainda houve tempo para Di Giannantonio cair na entrada da reta principal. Mas ninguém melhorou e Bastianini ficou na frente, seguido por Martín, Morbidelli, Bagnaia e Bezzecchi. Marc Márquez foi o sétimo mais veloz.
MotoGP 2024, GP da Indonésia, Mandalika, Treino:
1 | E BASTIANINI | Ducati | 1:29.630 | |
2 | J MARTÍN | Pramac Ducati | 1:29.670 | +0.040 |
3 | F MORBIDELLI | Pramac Ducati | 1:29.709 | +0.079 |
4 | F BAGNAIA | Ducati | 1:29.712 | +0.082 |
5 | M BEZZECCHI | VR46 Ducati | 1:29.770 | +0.140 |
6 | F QUARTARARO | Yamaha | 1:29.844 | +0.214 |
7 | M MÁRQUEZ | Gresini Ducati | 1:29.885 | +0.255 |
8 | P ACOSTA | GasGas Tech3 | 1:29.961 | +0.331 |
9 | F DI GIANNANTONIO | VR46 Ducati | 1:29.986 | +0.356 |
10 | M VIÑALES | Aprilia | 1:30.000 | +0.370 |
11 | J ZARCO | LCR Honda | 1:30.086 | +0.456 |
12 | L MARINI | Honda | 1:30.096 | +0.466 |
13 | A RINS | Yamaha | 1:30.189 | +0.559 |
14 | B BINDER | KTM | 1:30.203 | +0.573 |
15 | A ESPARGARÓ | Aprilia | 1:30.305 | +0.675 |
16 | J MILLER | KTM | 1:30.411 | +0.781 |
17 | T NAKAGAMI | LCR Honda | 1:30.443 | +0.813 |
18 | R FERNÁNDEZ | Trackhouse Aprilia | 1:30.607 | +0.977 |
19 | J MIR | Honda | 1:30.792 | +1.162 |
20 | A FERNÁNDEZ | GasGas Tech3 | 1:30.895 | +1.265 |
21 | Á MÁRQUEZ | Gresini Ducati | 1:30.998 | +1.368 |
22 | M OLIVEIRA | Trackhouse Aprilia | Sem tempo |