Bastianini volta a sentir dores e perde GP da França. Petrucci entra na vaga

Enea Bastianini segue seu calvário na temporada 2023 da MotoGP e, ainda sentindo dores e falta de força no ombro direito, o italiano fica de fora também do GP da França. A Ducati, então, acionou Danilo Petrucci para a vaga

Enea Bastianini segue sofrendo na temporada 2023 da MotoGP. Nesta sexta-feira (5), o italiano foi cortado do GP da França, ainda sofrendo com as consequências da fratura no ombro direito que teve em decorrência do acidente na sprint race do GP de Portugal, primeira etapa do campeonato. Michele Pirro, tradicional substituto da Ducati, não é opção para o fim de semana que vem, assim, é Danilo Petrucci o escolhido pelos italianos.

Bastianini foi tocado por Luca Marini na curva 5, a 11 voltas para o fim da prova de sábado na abertura do campeonato, em Portimão. Quando Marini caiu, sua moto atingiu em cheio o concorrente, que foi atirado para fora da pista. Ambos abandonaram.

Imediatamente, Bastianini foi atendido pelos fiscais da prova e levado ao centro médico para um check-up. No local, o italiano se queixou de dores intensas na região escapular direita, necessitando de novos exames médicos. Minutos depois, a Ducati confirmou a fratura.

Enea Bastianini vai sofrendo em 2023 (Foto: Divulgação/MotoGP)

Bastianini perdeu, então, a corrida principal em Portugal, mas também os GPs da Argentina, das Américas e da Espanha, quando entrou na pista em treino livre, mas saiu se queixando de dores e falta de força no braço. Na prática, sequer fez sua estreia na temporada 2023, ao menos não nas provas principais da MotoGP.

“Fico triste por não poder disputar o GP da França, em Le Mans, onde tive uma vitória fantástica ano passado. Infelizmente, não estou totalmente recuperado. Após Le Mans, o campeonato para por três semanas e eu farei de tudo para me recuperar para a corrida de casa, em Mugello, em junho”, disse Enea.

O substituto natural de Bastianini seria Pirro, como normalmente acontece sempre que um piloto da Ducati não está disponível. Acontece que o veterano tem compromisso pelo Campeonato Italiano de Superbike. Assim, Petrucci, outrora titular da Ducati na MotoGP e hoje correndo pela marca no Mundial de Superbike, assume a moto vermelha em Le Mans.

Danilo Petrucci está voltando para a MotoGP (Foto: Divulgação/MotoGP)

“Estou animado por voltar à MotoGP, ao mesmo tempo que sinto muito por Enea por ele perder outra corrida. Foi em Le mans que eu venci minha última corrida na MotoGP. Vai ser uma honra guiar a moto campeã do mundo, vestir o macacão com o qual venci no passado. É uma emoção indescritível, não vejo a hora de voltar”, falou Danilo.

Enea, então, tem mais cinco semanas para se recuperar antes da etapa disputada em terras italianas, no fim de semana de 11 de junho. O italiano foi um dos grandes nomes da MotoGP 2022, fechando o ano na terceira colocação e foi promovido para a equipe de fábrica da Ducati.

Petrucci, hoje com 32 anos, foi titular na MotoGP até 2021 e, em 2023, vive seu primeiro campeonato no Mundial de Superbike. O italiano ocupa a oitava colocação parcial, com 36 pontos, com um quinto lugar na Indonésia de melhor resultado.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.