Quartararo supera Sarron em Misano e é francês com mais pódios em MotoGP/500cc

Com o 19º pódio da carreira na MotoGP, o jovem de Nice superou Christian Sarron e já é o francês mais bem sucedido da história do Mundial de Motovelocidade

Marc Márquez foi ao encontro do fã na noite de sábado (Vídeo: HRC)

Fabio Quartararo já garantiu um espaço na história do motociclismo francês. Neste domingo (19), ao conquistar o segundo lugar no GP de San Marino e da Riviera de Rimini, o piloto da Yamaha passou Christian Sarron e se tornou o competidor nascido na França com maior número de pódios na classe rainha do Mundial de Motovelocidade.

O resultado em Misano representa o 19º top-3 da carreira de Quartararo. Até aqui, o piloto de Nice tem oito vitórias, seis segundos lugares e cinco terceiros. Além disso, Fabio soma 15 poles e lidera o Mundial com 48 pontos de vantagem para Francesco Bagnaia, o segundo colocado, com apenas quatro corridas para o fim da disputa.

VEJA TAMBÉM
Como fica o grid da MotoGP para a temporada 2022?
Marc Márquez atende chamado de mãe e surpreende fã mirim em Misano
Bagnaia corta 5 pontos da vantagem de Quartararo na MotoGP. Veja classificação

Fabio Quartararo é o francês mais bem sucedido em MotoGP/500cc (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Natural de Clemont-Ferrand, Sarron competiu nas 500cc entre os anos 70 e 90. A estreia aconteceu em 1979, quando disputou nove corridas com uma moto da Yamaha. Depois de um ano de ausência, Christian voltou em 81 para mais cinco GPs. A volta à classe principal aconteceu apenas em 85, mas se estendeu até 1989. O piloto que hoje tem 66 anos correu outras 12 corridas em 1990 e mais duas em 1992 antes de se despedir de vez do Mundial de Motovelocidade.

Em 99 corridas, Sarron conseguiu uma vitória, três segundos lugares e foi terceiro em 14 oportunidades. Além disso, Chrsitian foi pole em seis GPs.

Com 47 GPs na carreira, Fabio tem um aproveitamento de pódios de 40,42%. Sarron, por outro lado, esteve no top-3 em só 18,18% das corridas da carreira na elite.

Além de Quartararo e Sarron, outros 14 pilotos franceses conseguiram pódios na classe rainha: Johann Zarco (11), Raymond Roche (9), Pierre Monneret (5), Eric Offenstadt (3), Christian Bourgeois, Randy De Puniet, Regis Laconi (2), Jacques Collot, Frank Gross, Olivier Jacque, Antoine Paba, Christian Ravel, Michel Rougerie e Jean-Philippe Ruggia (1).

A MotoGP volta às pistas no próximo dia 3 de outubro para o GP das Américas, em Austin, no Texas. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2021.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.