Bagnaia caça, resiste à pressão de Binder e vence na Espanha. Bezzecchi abandona

Uma performance de campeão. Francesco Bagnaia golpeou Brad Binder no momento certo, suportou a pressão do sul-africano e venceu o GP da Espanha da MotoGP

Fazendo justiça à excelente performance na pista, Francesco Bagnaia foi cerebral para vencer o GP da Espanha da MotoGP. O piloto italiano conseguiu se esquivar de todo os caos na pista de Jerez de la Fronterainclusive, na relargada após bandeira vermelha acionada por causa do acidente entre Fabio Quartararo e Miguel Oliveira — para vencer com a Ducati e sair da etapa espanhola líder do Mundial de Motovelocidade.

Brad Binder era o líder até quatro voltas para o fim, mas a superioridade da GP23 de Pecco pesou. Ainda assim, o sul-africano ocupou o segundo lugar do pódio e saltou para o terceiro lugar no Mundial. Jack Miller até chegou a brigar pela vitória, mas se contentou com a terceira posição na prova.

Francesco Bagnaia fez excelente corrida (Foto: Ducati)

Jorge Martín colocou a Pramac na quarta posição, à frente da Aprilia de Aleix Espargaró. Pole da corrida, o espanhol de Granollers foi mal na largada e relargada e, por isso, fechou o top-5. Luca Marini, Dani Pedrosa, Álex Márquez e Takaaki Nakagami aparecem em seguida.

Fabio Quartararo fecha o top-10. O francês foi punido com uma volta longa por causa o acidente que tirou Miguel Oliveira da prova. Um errou na execução, porém, fez que ‘El Diablo’ tivesse de passar duas vezes pela zona de punição. O português, por sua vez, saiu consciente da pista, mas sofreu um deslocamento do ombro esquerdo.

Agora vice-líder, Marco Bezzecchi caiu no finalzinho da prova e abandonou, deixando Pecco assumir com tranquilidade a liderança do campeonato.

MotoGP volta à ativa no fim de semana de 14 de maio, com o GP da França, em Le Mans. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade.

Saiba como foi o GP da Espanha de MotoGP:

Mesmo com o céu ainda parcialmente nublado, a temperatura seguiu subindo, mas ainda distante do calarão que marcou a corrida sprint de sábado. Cerca de meia hora antes da largada, os termômetros mediam 28°C na Andaluzia, com o asfalto de Jerez de la Frontera chegando a 33°C. A umidade relativa do ar estava em 42%, com o vento soprando a 3 km/h no sentido leste-sudeste.

Neste fim de semana, a Michelin levou para a pista espanhola pneus slicks dianteiros simétricos macios, médios e duros, e traseiros assimétricos macios e médios — com a borracha mais resistente na direita, já que o traçado conta com oito curvas para a direita e cinco para a esquerda. Em caso de chuva, as opções são macios e médios, também com os traseiros em perfil assimétrico.

Na saída para a pista, todos os pilotos optaram por um par de pneus médios.

Quando as luzes se apagaram na reta de Jerez de la Frontera para as 25 voltas da corrida, o pole-position Aleix Espargaró, que puxou o grid da MotoGP pela quinta vez na carreira, foi engolido por Jack Mller e Brad Binder logo de cara, com Jorge Martín também passando o titular da Aprilia.

A largada original da MotoGP em Jerez (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Ainda na curva 1, Fabio Quartararo, que está muito irritado com a Yamaha, caiu na curva 2. Miguel Oliveira e Marco Bezzecchi também estavam envolvidos no acidente.

Enquanto isso, Binder tomou a ponta de Miller, com Bagnaia também passando Aleix para se colocar na quarta colocação.

A corrida, porém, foi interrompida em bandeira vermelha por causa do acidente na curva 2. Enquanto o atendimento a Miguel ocorria na lateral da pista, Fabio deixou o locar caminhando com apoio dos médicos.

O replay mostrou que Quartararo vinha entre Bezzecchi e Oliveira, caiu após um toque com o italiano e levou o titular da RNF junto. Apesar das cenas, a MotoGP afirmou que todos os pilotos estavam conscientes.

O lance entre Bezzecchi, Quartararo e Oliveira (Vídeo: Reprodução/BT Sport)

Oliveira foi removido do local de ambulância, mas ao chegar no centro médico, a MotoGP exibiu mensagens dele consciente e falando. A impressão, porém, é de o braço estava machucado.

A direção de prova anunciou que a corrida seria retomada para 24 voltas, uma a menos do que a quantidade original, com o grid original. Além disso, o acidente seria investigado pelo Painel de Comissários.

Antes de reiniciar a disputa, a FIM (Federação Internacional de Motociclismo) anunciou que Quartararo teria de cumprir uma volta longa, já que foi considerado culpado pelo acidente. A pena foi de uma volta longa.

Na hora da relargada, que contou com quase todos os pilotos, já que Oliveira seguia em atendimento, os 163.479 espectadores presentes no Circuito Ángel Nieto testemunharam a dupla da KTM jantar Aleix Espargaró mais uma vez, desta vez com Binder indo logo para a liderança, diante de Miller e Jorge Martín.

A segunda largada da MotoGP em Jerez (Vídeo: Reprodção/MotoGP)

Luca Marini também saiu muito melhor do que antes e pulou para sexto, à frente de Dani Pedrosa.

Bagnaia logo passou Aleix e tirou Martín do caminho para assumir a terceira posição. Ainda neste início de disputa, Álex Rins caiu, mas não abandonou a prova.

Bagnaia ensaiou uma ultrapassagem para cima de Miller, mas o australiano segurou. Os dois iam colados com Binder.

Na segunda volta, a direção de prova liberou Quartararo e Morbidelli para cumprirem a volta longa. O francês pelo acidente de hoje, enquanto o ítalo-brasileiro foi sancionado pela sprint.

Jack Miller tomou a ponta de Brad Binder (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Ainda na segunda volta, Joan Mir caiu e abandonou. Miller tentou passar, mas foi travado por Binder. O #43 insistiu e tomou a ponta do companheiro de equipe.

Franco foi o primeiro a cumprir a pena e desceu de 15º para 18º. Instantes depois, Rins se dirigiu aos boxes da LCR Honda e abandonou a corrida.

No fim da volta cinco, Binder conseguiu dar o troco em Miller e reassumir a liderança em Jerez. Bagmaia era o terceiro, diante de Martín, Aleix, Marini.

Quartararo entrou para pagar a punição e desceu de 12º para 14º. Mas não valeu, já que a direção considerou que ele não pagou a pena direito e teria de voltar lá para repetir o castigo.

Brad Binder conseguiu retomar a ponta rapidamente (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Assim como aconteceu na sprint, Bagnaia passou Miller, com direito a toque e pedido de desculpas do italiano, e tomou o segundo posto, 0s4 atrás de Binder, que ia firme na liderança.

Martín também conseguiu passar Miller, mas o australiano respondeu num lance agressivo, empurrando o espanhol, o que abriu caminho para a passagem de Aleix também.

O dia caótico não era só de Quartararo. Bagnaia foi punido e obrigado a entregar a punição para Miller. O italiano abriu passagem, mas logo voltou a pressionar Jack pelo segundo lugar.

Na volta 8, Quartararo cumpriu a volta longa e perdeu duas posições, indo de 14º para 16º.

Francesco Bagnaia teve e devolver a posição após tocar Jack Miller (Vídeo: MotoGP)

Enquanto isso, Binder ia abrindo 0s8 de frente na liderança, com Miller tentando se afastar de Pecco. Algo que não conseguia. Aleix aparecia em quarto, em um pelotão que tinha também Martín, Zarco e Marini.

Miller deu uma bobeada e abriu a porta para a passagem de Bagnaia, mas retaliou de imediato e manteve a segunda colocação.

Miller, então, forçou o ritmo e passou não só a se afastar de Bagnaia, mas também a cortar a vantagem de Binder. Atrás, Martín passou Aleix e subiu para a quarta colocação.

Quem também conseguiu avançar foi Maverick Viñales. O espanhol passou Álex Márquez e se instalou em nono, mais de 2s atrás de Dani Pedrosa, o oitavo.

Na volta 14, a vantagem de Binder beirava os 0s4, mas Bagnaia já tinha recuperado terreno e vinha mais perto de Miller. Martín agora ia ficando, cerca de 0s8 atrás do #1.

Alex Márquez, aliás, não conseguiu segurar Bezzecchi, que subiu para décimo. Mais à frente, Martín vinha forte para buscar Bagnaia. Mas foi Pecco quem avançou, tomando o segundo posto de Miller.

No comando da disputa, Binder já tinha ampliado para 0s728 a margem em relação ao segundo colocado, mas Francesco vinha em ritmo acelerado para cortar.

Faltando oito voltas para o fim, Zarco caiu na curva 5 e abandonou a corrida. Pouco depois, foi Bezzecchi quem abandonou, resultado de um tombo na 6. A queda, aliás, facilitava a reação de Bagnaia no Mundial.

Francesco Bagnaia buscou Brad Binder em Jerez de la Frontera (Vídeo: MotoGP)

Faltando sete para o fim, Pedrosa aparecia em sétimo, mas cortando a diferença de Marini, o sexto.

Pecco passou, então, a forçar o ritmo, cortando bem a margem de Binder. Com cinco para o fim, a diferença era de 0s268, mas baixou para a casa de 0s1 e pouco ainda na mesma volta.

Brad não deixou por menos e respondeu, ampliando a margem. Mas Pecco seguiu forte e grudou de novo. O italiano mostrava que tinha os pneus mais inteiros.

Na volta 21, Bagnaia deu uma olhadinha por dentro, mas levou o troco. Na curva final, o #1 tomou a ponta de vez, de cara se afastando do sul-africano. Miller, porém, vinha de pertinho para pressionar o #33.

Aguerrido, Binder voltou a se aproximar de Bagnaia, mas o italiano reagiu para manter a corrida sob controle. O piloto da KTM reagiu de novo, recortando a margem.

Na abertura da última volta, Bagnaia tinha 0s254 de vantagem para Binder, mas seguia forçando o passo para manter o adversário distante.

Maverick Viñales teve uma quebra e não completou (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Binder respondia principalmente no segundo setor, mas não o suficiente para achar um ponto de ultrapassagem. O sul-africano ainda tentou o bote, mas não conseguiu e viu Pecco cruzar 0s221 na frente.

Maverick VIñales não conseguiu receber a bandeirada após a corrente da RS-GP soltar. O espanhol recolheu para a área de escape e registrou mais um abandono com a Aprilia.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

MotoGP 2023, GP da Espanha, Jerez de la Frontera, Corrida:

1F BAGNAIADucati 24 voltas
2B BINDERKTM+0.221 
3J MILLERKTM+1.119 
4J MARTÍNPramac Ducati+1.942 
5A ESPARGARÓAprilia+4.760 
6L MARINIVR46+6.239 
7D PEDROSAKTM+6.371 
8Á MÁRQUEZGresini Ducati+14.952 
9T NAKAGAMILCR Honda+15.962 
10F QUARTARAROYamaha+15.846 
11F MORBIDELLIYamaha+17.209 
12F DI GIANNANTONIOGresini Ducati+17.911 
13A FERNÁNDEZGasGas+19.010 
14S BRADLHonda+27.294 
15R FERNÁNDEZRNF APRILIA+36.371 
16I LECUONAHonda+36.753 
17J FOLGERGasGas+47.146 
18M VIÑALESApriliaAbandonou 
19J ZARCOPramac DucatiAbandonou 
20M BEZZECCHIVR46Abandonou 
21Á RINSLCR HondaAbandonou 
22J MIRHondaAbandonou 
23M OLIVEIRARNF APRILIANão completou 
Ufa! “Vitória de Rins no GP das Américas é respiro necessário para Honda”
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.