As estatísticas do GP da Emília-Romanha da F1 2024
Classificação da F1 após o GP em Ímola
O grid de largada do GP da Emília-Romanha
A classificação da F1 no GP da Emília-Romanha
MotoGP

Bagnaia domina e vence na Holanda em 1-2 da Ducati com Bezzecchi. Quartararo cai

Mais uma vitória na conta de Francesco Bagnaia. O piloto da Ducati conseguiu segurar um dominante Marco Bezzecchi em Assen e vencer o GP da Holanda

Francesco Bagnaia lidera com folga o Mundial de Pilotos da MotoGP após vitória em Assen (Foto: Ducati)

Francesco Bagnaia lidera com folga o Mundial de Pilotos da MotoGP após vitória em Assen (Foto: Ducati)

 

Marco Bezzecchi tinha como objetivo terminar 100% o fim de semana com a vitória no GP da Holanda deste domingo (25). Mas teve um pedra no caminho: Francesco Bagnaia. Em uma prova extremamente acidentada e repleta de quedas, o campeão vigente da MotoGP conseguiu deixar o piloto da VR46 e Brad Binder para trás e cruzar mais uma vez a linha de chegada na primeira posição — quarta vez nas corridas principais, sétima no geral.

Bezzecchi finalizou em segundo, mais de 1s distante de Pecco. Brad Binder completaria o pódio mas, após a bandeirada, a direção de prova o puniu por exceder os limites de pista e ele caiu para o quarto lugar. Aleix Espargaró, então, foi promovido à terceira posição do pódio. O desfecho do sul-africano foi o mesmo da corrida sprint.

Francesco Bagnaia venceu o GP da Holanda (Foto: Ducati)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Atrás de Binder, vieram Jorge Martín, Álex Márquez, Luca Marini, Takaaki Nakagami, Franco Morbidelli e Augusto Fernández completam o top-10.

A corrida em Assen teve oito abandonos. Ou seja, todos pilotos que receberam a bandeirada pontuaram. Fabio Quartararo, que vinha num bom fim de semana, teve um encontro com Johann Zarco ainda nas primeiras voltas e foi ao chão. ‘El Diablo‘ estava visivelmente com dores e foi levado ao centro médico.

A GP da Holanda teve, além de Pol Espargaró, Joan Mir e Álex Rins, Marc Márquez como desfalque. O espanhol sofreu com dores durante a noite na esteira da fratura de costela que sofreu na Alemanha e, depois de procurar os médicos do campeonato, foi vetado para a disputa em Assen. De acordo com o Dr. Ángel Charte, diretor-médico da MotoGP, a fratura aumentou ao longo deste fim de semana.

Com o resultado do GP da Holanda, Bagnaia mantém a liderança da MotoGP, agora com 194 pontos, 35 a mais do que Martín. Bezzecchi é o terceiro, diante de Binder e Zarco.

A MotoGP agora entra em férias e volta à ativa apenas entre os dias 4 e 6 de agosto para o GP da Grã-Bretanha, em Silverstone. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2023.

Saiba como foi o GP da Holanda de MotoGP:

Depois de duas boas provas em Moto3 e Moto2, a MotoGP entrou na pista para enfrentar um forte calor. Em um domingo de céu limpo, os termômetros medial 31°C no ambiente, com o asfalto chegando a 47°C. A umidade relativa do ar estava em 33%, com o vento soprando a 8 km/h.

Para este fim de semana, a Michelin levou para Assen os pneus macios, médios e duros para a dianteira, e macios e médios traseiros. Apenas os compostos de trás são assimétricos, com a borracha mais dura do lado direito.

No grid, a escolha foi bem variada. Na dianteira, a maioria calçou dos duros, mas Takaaki Nakagami e Jonas Folger optaram pelos médios. Na traseira, Lorenzo Savadori, Johann Zarco, Fabio Di Giannantonio, Álex Márquez, Iker Lecuona, Nakagami, Stefan Bradl, Brad Binder, Jack Mille, Folger e Quartararo usaram macios, com os demais calçando médios.

No apagar das luzes para a largada do GP da Holanda, os 105.842 presentes em Assen viram o pole-position Marc Bezzecchi titubear e perder a liderança. Francesco Bagnaia piscou na primeira posição, mas acabou superado por Brad Binder. O #72 caiu para terceiro, diante de Aleix Espargaró e Luca Marini. Quartararo saiu mal e desceu para 12º.

https://www.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2023/06/motogp-2023-largada-holanda.mp4
A largada do GP da Holanda de MotoGP (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Na volta 2, pouco após passar Maverick Viñales, Jack Miller errou na Haarbocht, a curva 1, e abandonou a disputa mais cedo.

Na ponta, Bagnaia ia caçando brecha para atacar Binder, mas o sul-africano ia mantendo a margem em 0s12. Na entrada da chicane Geert Timmer Bocht, Pecco até encostou, mas Brad sustentou a frente.

Pecco não aliviou a pressão e tomou o comando pouco depois. Mais atrás Zarco e Quartararo caíram no trecho entre os setores 2 e 3, com o francês da Yamaha precisando de alguns instantes na brita antes de poder levantar.

https://www.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2023/06/motogp-2023-miller-cai-e-abandona.mp4
Jack Miller abandonou após cair (Vídeo: Divulgação/MotoGP)

Depois, Fabio deixou a pista amparado pelos fiscais. ‘El Diablo’ já não estava 100% fisicamente por causa de uma fratura no dedo do pé.

Alheio aos problemas dos colegas, Viñales seguiu empenhado em passar, mas apenas brevemente. O espanhol caiu na Stekkenwal, a curva 8, e abandonou.

Puxando a fila, Bagnaia não conseguiu se afastar de Binder, que também tinha Bezzecchi por perto. Aleix era quarto, diante de Marini e Jorge Martín.

Zarco e Quartararo caíram ainda cedo na corrida (Foto: Reprodução)

Na volta 7, Binder desgarrou um pouco mais de Bagnaia, que abriu 0s378. Bezzecchi, porém seguia na pressão.

Pouco depois, Enea Bastianini caiu na De Strubben, a curva 5, e abandonou a corrida.

A direção de prova confirmou pouco depois que Quartararo tinha sido levado ao centro médico para passar por exames. Pelo replay, foi possível ver que Fabio caiu e acabou coletando Johann.

Na volta 10, Bagnaia e Binder seguiam mais ou menos pegados, afastados por só 0s3, mas Bezzecchi ainda mantinha contato, tentando aproveitar uma brecha. Quarto, Aleix Espargaró tinha 1s de atraso.

https://www.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2023/06/motogp-2023-holanda-bastianini-abandona.mp4
Bastianini teve problemas e abandonou (Vídeo: Divulgação/MotoGP)

Único representante da Yamaha, Franco Morbidelli vinha tentando chegar em Miguel Oliveira para brigar pelo décimo posto, mas o português prevalecia.

Faltando 15 voltas para o fim, Bagnaia e Binder subiram o ritmo, se descolando um pouco mais de Bezzecchi, que ficou 0s5 distante.

Miguel, pouco depois, entrou nos boxes e abandonou a disputa. Restavam apenas 16 pilotos na corrida. Um deles era Takaaki Nakagami, que tinha volta longa para pagar por ter extrapolado os limites de pista.

Tentando atacar, Binder errou e acabou se afastando da briga pela ponta. Com 13 voltas para o fim, a diferença entre eles superou os 0s8.

Lecuona também se dirigiu aos boxes por causa de algum problema com a RC213V.

https://www.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2023/06/MotoGP-2023-Holanda-Assen-Domingo-Francesco-Bagnaia-Brad-Binder.mp4
Francesco Bagnaia ganhou terreno com erro de Brad Binder (Foto: Divulgação/MotoGP)

Depois de um indesejado afastamento, Binder conseguiu remar na direção de Bagnaia, baixando o atraso para 0s657.

Sem conseguir chegar em Bagnaia, Binder acabou superado por Bezzecchi, mas já com mais de 1s de atraso em relação a Bagnaia. Aleix, contudo, vinha mais próximo do piloto da KTM.

Com oito giros para o fim, Fabio Di Giannantonio perdeu a frente na curva 5 e caiu, reduzindo para 14 o número de pilotos ainda em disputa.

Enquanto Bagnaia ia disparado na ponta, a briga atrás era mais quente, com Bezzecchi, Binder e Aleix separados por 0s3 cada.

Marco, todavia, ainda não tinha jogado a toalha. O italiano subiu o ritmo e baixou para 0s9 a vantagem de Bagnaia. Binder tinha ficado para trás, mas pressionado por Aleix.

https://www.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2023/06/MotoGP-2023-Holanda-Assen-Domingo-Brad-Binder-Marco-Bezzecchi.mp4
Brad Binder não conseguiu segurar Marco Bezzecchi (Foto: Divulgação/MotoGP)

Bagnaia respondeu cortando as asinhas de Bezzecchi e voltando a ampliar a vantagem, se afastando 1s420.

Mesmo com a moto desequilibrada pela falta de uma aleta, quebrada num toque com Luca Marini, Aleix ia chegando em Binder e pressionando pelo pódio. Quinto, Jorge Martín também tentava alcançar o irmão de Pol.

Aleix cortou mais um pouco da diferença, mas, na penúltima volta, ainda faltou um pouco para chegar no sul-africano.

Dominante, Bagnaia recebeu a bandeirada das mãos da ciclista Annemiek van Vleuten com 1s223 de margem para Bezzecchii. Binder sustentou o terceiro posto.

Brad Binder foi punido e perdeu o pódio (Foto: Reprodução)

Mas, assim como aconteceu na sprint, Brad foi punido por extrapolar os limites da pista na curva 8 e teve de entregar a posição para Aleix Espargaró.

MotoGP 2023, GP da Holanda, Assen, Corrida:

1F BAGNAIADucati 26 voltas
2M BEZZECCHIVR46+1.233 
3A ESPARGARÓAprilia+1.925 
4B BINDERKTM+1.528 
5J MARTÍNPramac Ducati+1.934 
6Á MÁRQUEZGresini Ducati+12.437 
7L MARINIVR46+14.174 
8T NAKAGAMILCR Honda+14.616 
9F MORBIDELLIYamaha+29.335 
10A FERNÁNDEZGasGas+33.736 
11L SAVADORIRNF APRILIA+35.084 
12R FERNÁNDEZRNF APRILIA+39.622 
13S BRADLHonda+42.504 
14J FOLGERGasGas+45.609 
15F DI GIANNANTONIOGresini DucatiAbandonou 
16I LECUONAHondaAbandonou 
17M OLIVEIRARNF APRILIAAbandonou 
18E BASTIANINIDucatiAbandonou 
19M VIÑALESApriliaAbandonou 
20F QUARTARAROYamahaAbandonou 
21J ZARCOPramac DucatiAbandonou 
22J MILLERKTMAbandonou 
Por que Marc Márquez cai tanto na MotoGP?